segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PhilosoReview [#11]


Oi, oi! Gostaria de avisar que, por mais que eu tenha tentado, não consegui escrever esse artigo sem criar Spoilers. Desculpem-me. Essa semana, falaremos de um animê cujo gênero eu não consegui definir até agora… E essa já foi a primeira dica sobre ele, vamos as outras?

Só existe um personagem com nome japonês nesse animê.
As aberturas e encerramentos dele eram grandes spoilers sobre seu final.
O sobrenome do protagonista começa com P.
A frase: Yes, my Lord; é a mais ouvida no animê.


Descobriram? Não? Cliquem em Continue!

Ciel Phantomhive é um garoto de treze anos cuja família foi brutalmente assasinada. Para sobreviver e poder se vingar daqueles que trouxeram ódio e desespero para seu coração puro de criança, ele vende sua alma a um demônio. Esse demônio é Sebastian Michaelis, que se apresenta a tods como um simples, ou melhor, como um mordomo e tanto...

Ciel trabalha para a família real da Inglaterra, dirigindo os negócios da família e tratando com os mais obscuros casos do submundo, o que lhe faz ter amizades estranhas, com traficantes e agentes funerários, ao mesmo tempo que procura a verdade sobre o passado.


É um ótimo referêncial para trabalhar história, pois retrata bem a Inglaterra e suas relações com suas colonias do periodo neocolonial, a China e a Índia.




Quando eu ouvi falar de Kuroshitsuji, e joguei no Google Imagens, eu não quis assistir. Pensei “PQP, um Shota! Por que todos estão fazendo alvoroço? Por que estão fazendo de um Shota ridículo uma modinha?”. Mas uma amiga minha insistiu tanto que eu acabei assistindo. Me pegou de surpresa, logo no primeiro capítulo, porque a história tem muita ação (violência e sangue...) misturada a um suspense e a uma trama tão bem fechada que, ao término do animê, ficamos com aquela sensação de “como eu não pensei nisso antes?”. Eis a resposta: Não pensamos porque é a simplicidade desse desfecho que o torna genial.

A arte é linda. Os traços da autora Yana Tobosu são firmes e concretos, e o jogo de cores entre o submundo-pessoas comuns-nobreza e realeza é muito bem feito. Apenas as distorções do último capítulo eu achei um pouco forçadas.

As cenas de luta são perfeitas, a comida é tão real que te deixa com água na boca, a ambientalização é bem feita, a coloração é bem equilibrada de modo a não saltar aos olhos ou obscurecê-los em demasia, e os personagens são lindos.

A música da abertura, Monochrome no Kiss, e sua animação, são especialmente empolgantes. É só não ler a letra melosa e tosca da música, é claro. O primeiro encerramento, I’m Alive, é muito divertido, sua animação kawaii e sua letra fácil de se identificar. O segundo encerramento é um grande spoiler com uma música lenta e linda, Lacrimosa.

A qualidade da animação e das músicas compensa o spoiler.

Personagens:

Ciel Phantomhive: Pivete metido a vingador mal-encarado, com direito a tapa-olho e tudo mais. A verdade é que se importa com as pessoas que o cercam, mas põe sua vingança acima de tudo. Sua severidade para com Sebastian por vezes o faz parecer uma criança mimada. Peguei uma raiva dele, por isso. E é um pouco culpa da autora também, que o veste com roupinhas “bonitinhas”, o que o faz parcer superficial. A verdade é que a minha implicancia não é muito justificavel, mas não gosto dele.



Sebastian Michaelis: Alguém aí assistiu algum animê no Animax? Já viram a classificação indicativa daquilo? Eu fui assistir HunterXHunter, e uma justificativa da censura era “distorção de valores”. Na época me perguntei o que seria isso e se justificava mesmo uma classificação indicativa. Pois bem, esse cara é a própria Distorção de Valores. É um demônio, e muitas das fãgirls acabam se esquecendo disso no processo porque... Ele ajuda as pessoas, se importa com elas até, em alguns momentos. É belo e extremamente eficiente. Enfim, a tentação em pessoa...



Madame Red: Tia amalucada do Ciel, médica que se preocupa muito com o sobrinho, mas se perdeu nas curvas cruéis do destino...



Lao: Traficante de ópio, nunca faz nada muito útil na história, e, apesar de ser informante e amigo de Ciel, pode não ser tão confiável assim...

Ranmao: Companheira de Lao, silênciosa e mortal.



Elizabeth: Noiva de Ciel, o conhece desde que ambos eram pequenos. É uma presença feliz, um pequeno fulgor do que já foi a vida de Ciel Phantomhive, mas acaba se tornando um peso...



Sohma: Princípe indiano que está na Inglaterra a procura de uma serva a quem é muito apegado. Mimado e sem limites, acaba tomando um sermão de Ciel, e se tornando seu amigo.

Agni: Mordomo catz de Sohma, é humano, mas tem poder o suficiente para empatar com Sebastian. É o amor que nutre por seu princípe a origem de sua força.


Tanaka: O verdadeiro mordomo da família. Conhece os segredos dos pais de Ciel e é muito útil. Quando não está em sua forma Chibi...



Finny: Jardineiro dotado de... Super-força? Mas é na verdade uma pessoa pura e inocente como uma criança.

Meiryn: Empregada desastrada, com um passado um tanto obscuro.

Bard: Cozinheiro Piromaníaco, é como ele se resume.


Grell Sutcliffe: Shinigami que já se passou por mordomo, e tem prazer pelo que faz. É adorado pelas fãs, apesar de ser só uma bicha louco/psicopata. Tem uma queda pelo Sebastian, e é o foco de comédia do animê, porque a maior parte do tempo não faz nada de realmente útil.

Undertaker: Agente funerário e informante de Ciel. Na realidade, é um Shinigami Lendário. Queria saber o que há por baixo daquela franja...



Ash/Angela: Anjo caído que, em seu desejo de purificar a Terra e seus habitantes, saiu do controle e matou inocentes, entre eles, os pais de Ciel. O verdadeiro antagonista da história. Tudo bem, anjos caem, foda é quando o Sebastian fica “bonzinho”. Esse animê não considerou muito a cultura cristã...



Conclusão: Eu indico, Nota 8. Os personagens são bons, apesar da pequena distorção de princípios (e olha que eu nem sou cristã!), a história prende... O que me deixou puta, com o perdão da expressão, foi essa segunda temporada. Tantos animês com final em aberto, como Vampire Knight, Pandora Hearths, Loveless (para citar só os shoujo) precisando de mais uma temporada, e eles me trazem uma continuação para um que tinha tido um final perfeito, um final maravilhoso e conclusivo... Mas tudo bem, vou acabar assistindo a nova temporada também aí faço um Review dela.

Eu atrasei a postagem porque saí ontem de manhã para ver o Rodrigo (sim, o mesmo das Fanfics Coletivas e dos Debates – ele é meu namorado), e só voltei de noite. Desculpem-me, por favor.