quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

[Dicas para Escrever Fanfic da Láu] - Aula 2



Hoy Tucanos ~

Bem-vindos á aula 2.
Eu ia-me esquecendo que tinha de postar às quartas tch. Estava a empanturrar-me de chocolate suíço quando me lembrei que tinha de fazer o post e evitar ser morta por forças sobrenaturais, ou no pior dos casos, obesidade.

Entãum:

Aula 2 - Escolher personagens e planear a fic.



Na aula anterior  eu falei dos diferentes tipos de fic, então agora, depois de escolhido o fandom estamos finalmente prontos.
(Como é isso? Eu ainda nem sei sobre o que escrever!)
Prontos, mas não no sentido literal. Falta ainda duas das coisas mais importantes: As personagens a usar e o plot (enredo).

Plot:

É, também, um relato de fatos vividos por personagens e ordenados em uma sequência lógica e temporal, por isso ele se caracteriza pelo emprego de verbos de acção que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.

No ano passado tive de estudar uma obra de Eça de Queirós (Os Maias) durante quase 3 meses durante as aulas de português. Muito resumidamente, a obra conta a história de dois irmãos (Maria Eduarda e Carlos) que são separados á nascença e que anos mais tarde reencontram-se e apaixonam-se. Ao perceber que cometera uma relação incestuosa, Maria Eduarda decide sair de Portugal para nunca mais voltar. (Pelo meio tem ainda criticas á sociedade Lisboeta do sec.IXX, se não estou em erro. Mas isso não importa para o caso.)
(E que tem?)

Esse mini-resumo (bastante mini, acreditem) dá uma luz geral a cerca de todo o livro. Tem um problema inicial, tem estabilidade, tem o clímax e por fim tem a tragédia e ainda a catarse (que é opcional).
Enquanto procurava no meu caderno de PT do ano passado as noções básicas da tragédia grega, encontrei um gráfico que na altura a minha Prof. fez e que ajuda a entender aquilo que estou a tentar dizer:

Láu, since 1994 a fazer diagramas bonitos.

(Eu não posso afirmar a 100% a exactidão deste gráfico, porque eu passava mais tempo a desenhar do que a copiar as coisas do quadro.)

Então, a linha de raciocínio para começar a escrever a fic, independentemente do tipo de fic ou fandom é esta:

Introdução:
Aqui comecem por apresentar as personagens, descrever um bocadinho o local onde elas se encontram (pessoalmente não gosto de ver quando a primeira coisa que alguém escreve é a forma física da personagem. Acho muito mais interessante quando descobrimos aos poucos essas características. Quer seja pela perspectiva de outros personagens ou pela típica "observação ao espelho".

Desenvolvimento da Narração:
Começar a dar uma ideia de qual será o problema. Afinal, o objectivo de qualquer história é colocar o personagem principal a resolver algum conflito. Claro que não tem de ser algo "físico", pode ser um conflito emocional. Se for uma aventura, o herói pode ter de salvar alguém; num romance, pode ter de se declarar e num mistério, descobrir quem cometeu o crime.
Claro que a nível de fanfic não tem necessidade de ser assim tão complexo. Regra geral, a maioria das pessoas escreve fics relacionadas com o seu casal (otp) preferido, então acabam por ser todas direccionadas a romance.
A ideia para o problema nem sempre surge quando começamos a fic, às vezes surge quando já adiantamos muito a história. Pessoalmente, acho que quando isso acontece, devemos deixar a história tomar o curso que ela quer.

Clímax:
O ponto alto da história. A parte mais dramática e aquela que no fundo nos faz ler a história toda e devorar cada capítulo na esperança que esse momento chegue.
Quando melhor for o clímax, melhor será a satisfação do leitor. Ou não, dependo de diversos factores como por exemplo, o tipo de fic.
Se for uma fic enorme cheia de fillers, os leitores podem-se começar a sentir frustrados. Então não devem enrolar muito para chegar ao clímax...
Supondo que a fic é sobre um casal,  um exemplo da parte do clímax pode ser quando eles se encontram passado muitos anos e resolvem declarar o seu amor. (Sério Láu? Sério?!)

Queda da acção:
Depois da parte mais dramática, as coisas têm tendência a piorar. É como a tempestade depois da bonança. Tudo parece bem para a personagem MAS surge alguma coisa que muda tudo isso. Continuando com o exemplo idiota de um casal, a queda da acção pode ser quando o garoto se quer casar com ela mas os país dela não deixam.

Final:
No fundo, é a confrontação do problema. Ou seja, a nossa personagem principal decide de uma vez por todas, falar seriamente com o pai da garota para poder finalmente se casar com ela.
E agora é tudo muito subjectivo. Eles podem acabar felizes para sempre ou não.

Por experiência, nas fics angst as pessoas que deixam review pedem sempre um epílogo ou um final feliz. Então se não querem deixar os leitores a chorar baba e ranho com o vosso ultra-mega final infeliz onde morre toda a gente de forma inesperada, tenham em consideração os sentimentos dos leitores.


Escolher as personagens:
Há duas formas de escrever as fics de acordo com as personagens:
Dentro da personagem ou fora de personagem.
Ou seja, manter a personalidade original da personagem (por exemplo, manter o Edward Elric bastante orgulhoso e convencido) ou inventar uma personalidade nova de acordo com as necessidades da história ( tornar o mesmo Edward uma pessoa pouco complexada e educada).
O uso destes dois tipos são escolha de quem escreve, mas se decidirem mudar para uma personalidade nova, avisem na sinopse ou nas notas de autor.
Nem toda a gente gosta de ler personagens OOC (out of character) porque muitas delas acabam por ficar mary sues quando os escritores são inexperientes.
(Mary Sues são personagens perfeitas, poderosas e sem defeitos. Demasiado hipotéticas para serem reais.)

Normalmente escrevo as minhas fics na 3ª pessoa mas por vezes faço-o na 1ª pessoa apesar de ser um risco muito grande. Aconselho só a fazer isso se conhecerem bem a personagem. Identificar com ela pode ser, ou não, um ponto a favor na medida em que pode ajudar a perceber certas atitudes. Mas por outro lado, demasiada identificação pode dar a entender que é uma fic de inserção do próprio escritor. Então cuidado...

Pronto, foi a aula de hoje. Espero por vocês para a semana~