quarta-feira, 30 de novembro de 2011

[Dicas para Escrever Fanfic da Láu] - Aula 1

[Por problemas técnicos/idiotice minha, o banner fugiu.]


Hello Tucanos ~

A Láu voltou da maternidade e está pronta para começar uma nova coluna que é na verdade sobre tutorial/dicas.

Adivinhem: UM TUTORIAL DE FANFICS~ YAY
(isto era mais obvio que as tags do Rodrigo, mas enfim.)






O inicio de tudo: O que é uma fanfic?

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial do livro, filme, animes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores.

E vamos então começar:
Coisas básicas para saber sobre uma fanfic. - Aula 1



Aviso já que não sou nenhuma escritora best-seller ou conhecida o que significa que escrevo as coisas por gostar e portanto estou apenas a partilhar os meus conhecimentos (?) ainda para mais sou mais uma pessoa de ler do que escrever, mas no fundo, as bases são as mesmas.


1) PERDER O MEDO DE ESCREVER.

Eu sei que a primeira fanfic que escrevemos deixa sempre algum medo ou ansiedade em relação ao criticismo. Mas pensem comigo: quer seja a 1ª , 2ª ou 495734ª fanfic o português a ser usado é o mesmo, a gramática é a mesma. Não há desculpa para "escrever mal". E que tal começar a aproveitar as aulas de Português na escola? Elas são chatas e portanto o tempo passa mais rápido se tivermos a fazer alguma coisa de útil e gramática é útil!

"Mas Láu, eu escrevo muito mal mesmo não dando erros gramaticais! Eu não sei escrever!"
Temos pena. Eu também não sei escrever nada de interessante e estou aqui. Aprende. Treina. Lê muito. LÊ SEMPRE MAIS. Ler ajuda a escrever. E quando digo ler, pode ser uma revista cor-de-rosa ou uma trilogia épica. Não importa. Simplesmente lê! Aumenta vocabulário, arranja 5 minutos diários para escrever nem que seja um parágrafo sobre o teu dia ou sobre o quão bonita determinada flor parece ao luar (?). Há apenas duas coisas para fazer para conseguir melhorar a escrita: Ler e treinar.

"Mas eu não consigo Láu! Minhas notas de português são uma desgraça também!"
Sempre, MAS SEMPRE, que alguém me diz isto (na internet ou até mesmo na "vida real") eu penso sempre, MAS SEMPRE nesta pessoa.

Gente, essa criatura NEM USAR LETRA MAIUSCULA DEPOIS DO PONTO FINAL SABIA. E agora ele mudou. Demorou cerca de meio ano, o que significa que se a pessoa mais preguiçosa do planeta consegue melhorar E MUITO a sua escrita, uma pessoa normal também consegue. Pode demorar, mas os resultados vão recompensar.


2) ESCOLHER O FANDOM SOBRE QUE SE VAI ESCREVER:
Soul Eater? Kuroshisuji? Durarara? Angel Beats? O que não falta são animes (vou durante esta coluna dar exemplos com anime, porque é obvio) e o que falta é escolher.
Uma coisa importante: Nunca cometam o erro de escrever sobre um anime que não conheçam muito bem, sobretudo se forem sensíveis a críticas não construtivas. E digo isto porque já vi de tudo e sei que há fãs demasiado nervosos e que não conseguem aceitar algumas coisas. Enfim.

3) ESCOLHER O TIPO DE HISTÓRIA:
Vou partir do princípio que graças a este tutorial vocês vão começar a escrever uma fic.
Se for a vossa primeira, sugiro começarem com algo simples e nada de combinações manhosas. Por exemplo, tudo bem se for escrever um romance fluffy ou uma romance/comédia. Mas se a vossa fic for um romance com oito mil capítulos e com humor negro/angst/lemon/suspense e terror... Boa sorte com isso. Escrever suspense e terror exige muita prática e escrever comédia tanto pode ser um ponto a favor como um ponto muito contra.

Aqui vão os mais conhecidos/básicos tipos de fic (copiado da Wiki-san e editado por mim).




Cross Over:
Fanfics onde se misturam universos (fandoms) diferentes.


Darkfic:
Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".


Deathfic:
Onde pelo menos um personagem principal morre.


Lemon:
Fanfic com cenas de sexo explicito entre, exclusivamente, dois homens.


Orange:
Fanfic com cenas de sexo explícito entre mulheres.


Shonen-ai:
Fanfic sobre relacionamentos entre homens, geralmente platônico.


Shoujo-ai:
Fanfic sobre relacionamentos entre mulheres, geralmente platónico.


Fluffy:
Fanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagens são carinhosos.


MPREG:
Male Pregnant. Fanfic onde personagens do sexo masculino tem a capacidade de engravidar.


What If:
O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; Sasuke Uchiha descobrir que seu irmão é inocente antes de matá-lo; Edward deixa a Bella ser transformada por James etc.)


Canon:
Segue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippers (casais) e caracterização de personagens.


Oneshot:
Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida)), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.


Self Inserction:
Quando o ficwriter (escritor) participa da trama, interagindo com os personagens.


Songfic:
Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo(a) autor(a), como trilha sonora. Geralmente seu género é drama e são Oneshots ou Shortfics.


U.A. (Universo Alternativo):
Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.


R.A. (Realidade Alternativa):
Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais dos criados pelo(a)autor(a) original, porém, um dos fatos mudam. (Ex.: Draco e Harry lutam lado a lado contra Voldemort).


A minha experiencia em relação á escolha de tipos de fic:

Tal como disse, eu sou mais do tipo Leitora do que escritora mas quando leio uma fic eu tento deixar sempre review com a minha opinião. Não custa nada e também gosto que me façam o mesmo. Às vezes acontece de ler uma sinopse com uma boa premissa e que até tem personagens que gosto, mas quando começo a ler e o autor diz "esta é a minha primeira fic" eu ligo o meu cérebro no modo "Não vou julgar por isto e vou ler". Acontece que por vezes até tenho agradáveis surpresas, mas outras... Os meus olhos até saltam com a incoerência textual.

Portanto, as minhas considerações e notas globais:

Lemon escrito por alguém que sabe tanto de anatomia humana como eu de máquinas de lavar roupa, dá medo. MUITO MEDO. Se não souberem como funciona o corpo masculino, não escrevam. Ponto Final.
"Mas Láu, então como escrevo MPREG então?"
Eu não gosto de MPREG e portanto não leio MPREG. Da primeira e última vez que li MPREG... Nem queiram saber por onde o bebé nasceu... Não queiram mesmo.

<- Crossovers até podem ser uma boa ideia. Mas já existem 84937849 fics em que as personagens desse anime ficaram junto com o Harry Potter nos Griffindor.

What If é talvez o tipo mais comum entre as pessoas que estão a começar. Nada contra. Desde que na sinopse não tornem isso demasiado obvio. (explico num proximo post).

UA/ AU (eu normalmente chamo-lhe AU, Alternative Universe, porque leio sempre mais em inglês e enfim) é o meu tipo preferido de fic, dependendo do anime. Divirto-me sempre bastante tanto a ler como a escrever.
Vejo imensas fic de Gakuen AU , que é , tornar as personagens do anime em estudantes normais numa escola normal. Muita gente pode discordar deste ponto, mas algumas são realmente boas.

Self Inserction... Não. Não. Não E NÃO. (A menos que sejam MUITO bons escritores).



Pronto, esta foi a aula nº1. Aceito sugestões para as próximas aulas~
E já agora, se escreverem alguma coisa (usando estas aulas ou não) por favor mostrem-me! Eu gosto de poder ajudar e não mordo.
Sei lá, deixem nos comentários links para os vossos blogs de fanfic ou perfis do FF.net ou do Nyan. Eu gosto de stalkear.

Alguma dúvida, faça favor de deixar comentário ou mandar mail.

Até á próxima. (Aqui a Láu vai aproveitar o seu feriado nacional amanhã )