segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um pouco sobre Fairy kei.

Sim, eu, Haiame (ou Paulinha, como dizem as meninas no twitter), estou fazendo um post vago. Quando digo vago, quero dizer fora de alguma coluna do blog, um post aleatório.

Como todos vocês sabem, o blog carece de postagens que falem sobre moda de rua japonesa, estilos e j-frescuras em geral desde que a nossa linda ulzzang brasileira, Sweetheart, saiu né. Dando um rolé pela antiga coluna do blog, percebi que ela não fez um post que muita gente tava esperando e de um dos estilos que mais amo em harajuku: Fairy Kei

Você deve estar assim: Mas Haiame, você é uma pessoa barraqueira que só fala de kpop, como você vai falar de algo como j-style?

É aí que você se engana. Eu realmente amo moda de rua japonesa e sou uma praticante com orgulho, mas não saio por aí lolitando/gyarizando pela rua todos os dias porque aqui onde eu moro, aliás, me ESCONDO, não dá pra fazer isso. Só saio com meus outfits em dias de evento ou quando tem alguma tea party ou encontrinho de lolitas. Isso ae negads, Haiame é uma lolita, podem explodir. E além de lolita também sou gaijin gyaru, tenho até um blog que fala sobre j-frescuras como tutoriais de nail art.

Enfim, vim trazer um pouco de cultura pro blog. E também matar a vontade de quem queria ver um post sobre o assunto no blog. Só vou alertá-los de uma coisa: Eu não sou fofa e meiga como a Sweet.

Reze para o Mana-sama nesses momentos. Mão divina do senhor.

Vamos logo porque não estou no PM pra fazer uma introdução com 2634135165411632674865416349745416484564949 palavras.



Fairy kei

Fairy kei é um estilo de rua japonês que está ganhando cada vez mais adeptas porque ele é totalmente... Adorável! Junte My Little Poney, Ursinhos carinhosos, new wave, fadas, disney, harajuku e aquela pegada bem anos 80 que traz uma nostalgia boa e aconchegante, insira tudo isso em roupas com tons pasteis alegres e TADAM! Aí está o Fairy kei!


É um estilo que se inspira em fadas (como o próprio nome diz), fofuras e pop dos anos 80 (não apenas música, mas o estilo também), tudo isso com roupas meigas e cabelos coloridos, tudo com o ar divertido, infantil e bem vintage.

Tudo começou quando o fundador da loja 6%DOKIDOKI (que é uma das lojas que mais bomba em harajuku, não só entre as meninas que praticam fairy kai, mas com lolitas, decoras e outros), Sebastian Masudea, resolveu produzir roupas e acessórios com a temática "sensacional e amável; não só fofinho, mas também alegre; sentindo a não-realidade" (esse cara cheira gatinhos mano). Aí saiu o que é hoje uma das maiores lojas do estilo e de harajuku:




Ano passado a 6%DOKIDOKI fez 15 anos de existência e em comemoração a loja fez um tour mundial com suas modelos para espalhar o estilo kawaii de harajuku pelo mundo. Eles fazem uma espécie de passeio/parada no meio da rua com as modelos todas ventindo roupas e acessórios da brand! Começaram em Harajuku e foram pra Londres, São Francisco e outros lugares do mundo. Menos no Brasil né, se fosse eu já teria surtado a décadas atrás.

Voltando ao assunto: Algum tempo depois da invenção do Sebs com a sua 6%DOKIDOKI, surgiu outra loja, a Spank. Só que a Spank não chegou criando nada, eles só vendiam peças com a temática anos 80 e era disco em segundo mão, era como um brechó, só que mais arrumado e kawaii. Com a popularidade aumentando, a loja começou a fazer roupas e acessórios próprios, criando uma brand e junto com ela o Fairy kei!


Esse estilo é um dos mais confundíveis de harajuku, porque pelo o que eu vejo, muita gente às vezes não sabe diferenciar Fairy kei de Decora e muitas vezes até de Sweet Lolita. Mas eu vou ajudá-los a diferenciar aqui:

No Fairy kei a paleta de cores utilizada é: tom pastel. Poder ver pelas imagens que estão no post. Tudo bem colorido e alegre, mas em tons pastéis. Estampas de poás (bolinhas), ursinhos, fadas, estrelas, arco-íris, doces e bichinhos (muitas vezes pôneis). A diferença da decora pra fairy é que a decora usa tons mais fortes, não pasteis. E uma das características das decoras são as franjas cheias de brochinhos e tiaras coloridas, já no fairy kei nós não vemos isso. Vemos mais cabelos coloridos com penteados mais elaboras ou nem tanto:










Outra coisa é o conceito, que traz aquela coisa mágica e angelical. Muita gente diz que fairy kei é como uma evolução da decora, porque ele é adorável, mas tem uma pegada pop e retrô, coisa que decora não tem. São usados também muitos acessórios de brands de sweet lolita como Angelic Pretty, em especial laços e fones de ouvido.

Fairy kei tem crescido tanto, que ganhou até uma subcategoria na moda lolita, o Sweet Lolita OTT, que é a fusão de sweet lolita com a pegada vintage do fairy kei:







Pra encerrar o post, aqui uma imagem que pode ajudar vocês a entenderem melhor o estilo:


Feito pela Mako do Deviantart.

Bye Nyappy o/~
P.S.: Comentem aí e digam o que acharam, eu não sou acostumada a escrever posts vagos aqui, ainda mais com esse tema que nem era meu, então não sei a opinião do povo. Se vocês quiserem posso fazer um especial sobre unhas com um mini tutorial de nail art (sim! Eu faço nail art!) ou um post sobre brands ou como montar outifts... Enfim, no que eu puder ajudar sobre moda de rua japonesa.