segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Otaku Way Of Life #5 (parte 1)


Olá meu povo fedido e mal pago. Venho mais uma vez com um leve atraso pra lhes trazer a maior, melhor e mais sexy coluna de todos os tempos! Desta vez o tema foi dado por ninguém mais, ninguém menos que a PSS! E qual o tema, Bottini? Clichês em animes!Ah, antes de começar, vale lembrar que o Sawada pediu pra colocar a fonte das imagens. Todas elas foram achadas no desconhecido Google.com e se você quiser saber de onde elas vieram, só procurar lá.



Pode parecer fácil, mas achar clichês é algo que demanda um tempo. Não por ser difícil de achar, e sim por ser difícil de tirar algo além do óbvio deles. Então vou começar com a pergunta mais básica: O que todo anime (vou só considerar os sucessos, ok) tem?

Vamos olhar então para os clássicos, olhar para as coisas mais recentes e comparar... o que será que une todos eles? Primeiramente...

Protagonistas irritantes!

Todo anime que se presa possui um protagonista que de alguma forma te dará raiva. Seja por ser melodramático, sério demais, louco ou bobo-alegre. Não preciso nem de grandes argumentos pra provar isso, é só olhar as imagens abaixo:

Pô, ele não morre!
Esse morre demais...
Vou dominar o mundo... ou só meu bairro...
Vou virar Ho-Ka-mbole
Não é anime, mas... protagonista FDP!
 
Mas, sejamos sinceros, não é de protagonista que vive um anime. No mundo capitalista de hoje, quem faz o anime mesmo são seus telespectadores. E eles querem se identificar! E quem vê anime mesmo? Pense bem! Se você respondeu "as crianças solitárias entre 10 e 20 anos" você acertou! Então o verdadeiro clichê começa a se formar... quando aparecem as...

Super-Crianças!
Já repararam que o mundo sempre é salvo por gente de 14, 15 anos? Pra que os militares, as leis, a realidade, a gravidade ou força física quando se tem essa idade, não é mesmo? Fatos? Ichigo, o garoto de oitava-série que com sua turminha salva o mundo espiritual. Shinji, que com 15 anos pilota a própria mãe pra sauvar o mundo de deus. Do Naruto e sua turma então, digo nada... E quando o anime não é sobre salvar o mundo? Ah! Crianças novamente... seja na escola com Suzumiya, seja virando o senhor-fodão de boné com um rato amarelo que solta raios, os adultos nada mais são do que árvores que, no máximo, planejam destruir o mundo. Se isso não é Sessão da Tarde, é Turma do Bairro, só pode...


Bom, até aí qualquer outra coisa feita ao público infantil, em teoria, segue esse padrão. Mas aí os japoneses começam a surpreender de uma forma mágica. O protagonista infantil e chato não é capaz de ganhar muitos corações. Ele precisa de companheiros... e estes companheiros que são as verdadeiras pérolas!

Coadjuvantes perturbadores!
Mulheres submissas, garotos tarados, safadas peitudas, velhos loucos, pedofilia implícita, uso de entorpecentes... Todo anime tem, quase que como por lei, algum personagem completamente fora dos quesitos morais de uma sociedade. Principalmente uma tão regrada quanto a japonesa. E normalmente são personagens carregados até o fundo da alma com carisma! Vou usar menos palavras e mais fotos e quero que vocês me digam se esses caras aí de baixo não possuem coisas... estranhas... pra programas voltados principalmente ao público mais jovem.

Meu chefe tem 10 anos... oi, sou gata!
Peitos!!!
Ai meu... cajado...
Dança da bundinha peladinha!
Me arrasto em seus pés, gatão!
Os gêmeos de Black Lagoon tinham algo... estranho... no meio das pernas...
Pa-pa...

Claro que muitos dos animes usados como exemplo possuem censura de idade e tal, mas deu pra entender o ponto que eu quis chegar. Mesmo que todo desenho saia dos padrões reais e morais, os animes tendem a colocar isso num patamar mais elevado.

Acabo por aqui porque achei que o post ficou longo. E porque eu tô morrendo de sono. Então vou fazer diferente desta vez... o Otaku Way Of Life #5 terá parte 1 (clichês de personagem) e parte 2 (clichês de enredo e clichês emocionais).

Deixem nos comentários idéias, críticas e outras coisas que desejarem... até o próximo com o fim desse treco estranho...

obs: são muitos clichês, mas alguns são bem óbvios (roupa de escolar, choro de cachoeira, chibis por todo lado)... como eu fiz esse post entre 5 e 7 da manhã, não fiz tudo que podia fazer.
Façam seu próprio post personalizado nos comentários soltando o verbo!