quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Buenos Aires?


Oi gente. Estive pensando, e cheguei a algumas conclusões assustadoras aqui, então resolvi escrever, na esperança de abrir os olhas de alguém no processo.

O negócio é o seguinte. Em um passado remoto eu estava em uma comunidade de Vampire Knight no Orkut, respondendo a uma enquete, quando encontrei a seguinte pérola:

(Fulaninha ao ver que Zero estava ganhando em nível de popularidade, segundo a enquete)

- É, mas no Japão quem ganhou foi o Kaname, o que prova que brasileiro é ignorante mesmo etc...

Não foram exatamente essas as palavras, mas eu fiquei entre chocada e indignada (tá, eu fiquei bem mais indignada) e acabei falando um monte. Não sei como os moderadores não me expulsaram *gota*.

É claro que eu fui educada com a fulaninha, mas pelo amor...! Um dos fatos que mais me enoja nos otakus é sua mania de quererem ser japoneses! Se não tem problemas em ouvir uma verdades ou está disposto a ler mesmo assim, Clique em Continue.


Prestem atenção a letra desta música.


Eu não sou nacionalista no nível de um Quaresma (quem não conhece, precisa prestar mais atenção nas aulas de literatura), aliás, nem me considero nacionalista, mas vamos lá. Deus é brasileiro, poxa.

Pensem bem: Temos um país com proporções continentais que contém quase todo tipo de clima, nos permitindo cultivar uma incrível variedade de alimentos. Fica exatamente no meio de uma placa tectônica, o que nos faz "à prova" de terremotos e tsunamis (coisa que o Japão, no meio do Cinto de Fogo, está longe de ser). Se não fosse essa confusão no clima, também não teríamos tufões e tornados.

Apesar de tudo que podemos reclamar da política, da violência e do preconceito (eu inclusive *faz que não é com ela enquanto assovia tranquilamente*), nós estamos bem se pensarmos no Egito (ditadura de 30 anos!), na Palestina (vamos ver quem vence, nossas pedras ou suas bombas, israelenses!), ou nos Estados Unidos (Ku Klux Klan vive).

Aqui não é um antro de luxúria, como muitos estrangeiros pensam, por conta de do Carnaval (odeio) ou do Brazilian Day que só leva para fora coisas como Calypso (odeio igualmente). Nem um grande país de preguiçosos, como os próprios brasileiros se julgam (uns aos outros), e contra o que Vargas lutou sua vida toda (história, minhas crianças).


O Brasil não vai pra frente. Fato. Mas não vai pra frente porque seus filhos já nascem pensando em ir para outro lugar. Estados Unidos, Europa, Japão... Passam suas vidas se concentrando em como lá é/seria bom e não movimentam a própria pátria.

Pessoal, além dos conceitos geográficos, pensem no conceito humano. A variedade étnica que plurifica nossa cultura (a mais rica do mundo, na minha opinião), a qualidade musical incrível [não estou falando de Restart ou Parangolé, estou falando de música. Dentro do conceito música, não estou falando de Ivete Sangalo ou Nx0 (é assim q se escreve?), músicas mais comerciais. Estou falando de Elis Regina, Ira, Zeca Baleiro, João Bosco, Chico Buarque e toda a incrível variedade de estilos dentro desse gênero: MPB], uma economia estável (vide nossa participação no BRIC -geografia, pessoal- e estabilidade pós crise)...


A garota da comunidade me revoltou, não só por seu preconceito, mas também porque não suporto ver mulheres falando que queriam ter nascido no Japão. Aquilo lá é um terror para qualquer ser do sexo feminino. A "igualdade dos sexos" é algo muito remoto para uma sociedade tradicional com anos de submissão como a japonesa.


Eles tem coisas incríveis, não estou dizendo o contrário. Nanotecnologia é tudo de bom, a culinária então (é algo em que eles nos vencem com facilidade, mesmo para mim que adoro arroz, feijão e ovo frito)!
Mas para isso eles lutam. Os japoneses trabalham que nem uns condenados a vida toda, para chegar onde chegaram. Pensam em si, e em sua sociedade (mesmo que isso gere um pouco de xenofobia -repúdio a estrangeiros), e trabalham para isso. Eles crescem porque se importam em crescer, não em ir morar nos Estados Unidos (vamos combinar que japoneses são pra lá de paga paus dos estadosunidenses, não
?).

É isso pessoal, fica essa dica. Pensem com carinho em seu país, pois o Brasil, com todos os seus defeitos, é um país maravilhoso minha nota pessoal é 8, porque.... E lutem por ele. Reconhecimento é tudo, às vezes.



P.s: Pro pessoal do Sul/Sudeste: Com as ofertas de emprego, os nordestinos estão voltando para suas origens. Quero ver se virarem sem eles, bando de preconceituosos idiotas!