domingo, 23 de janeiro de 2011

Philoso Review #25,5



Olá seres humanos!

Vocês não devem estar entendendo o porquê do Rodrigo estar postando um review, certo? Pois bem, a Pss está viajando e não tem Wi-fi nas nossas gloriosas rodovias, então fica meio difícil acessar a internet.

Então, por iniciativa própria, resolvi postar um review de um dos meus animes favoritos. Darei algumas dicas para que descubram qual é:

1ª- Se passa no Japão pós Era Tokugawa.

2ª-Faz parte do grupo de animes que deveria ser crime assistir legendado.

3ª-A foto do meu perfil aqui do blog é do protagonista desse anime (essa seria uma boa dica, se alguém olhasse a página de filósofos).

Já descobriram?



O anime em questão é Samurai X ou Rurouni Kenshin, se você cometeu a insanidade de assisti-lo legendado (ainda acho que quem dublou o Kenshin na versão original foi uma mulher que tomava muito hormônio masculino, pois aquilo não é voz nem de homem e nem de mulher, é algo...estranho). Foi baseado no mangá, mas tem coisas a mais e coisas a menos, mas isso fica a cargo do “AnimeXMangá”.

Samurai X conta a história de Kenshin Himura, um samurai que foi matador de aluguel durante a era Tokugawa mas que se arrepende de todos os assassinatos que cometeu e decide usar suas habilidades apenas para manter a ordem, a justiça e o governo Meiji(que não andava muito bem das pernas).

Ele vaga pelo Japão ajudando quem precisa e acaba encontrando Kaoru Kamia, uma jovem que mantém o dojo de seu pai e que estava tendo problemas com um cara que apelidei carinhosamente de montanha.

Kenshin salva Kaoru usando sua espada de lâmina invertida (assim ele não mata seus adversários, apenas nocauteia). Depois disso vão acontecendo pequenas coisas que prendem Kenshin ao Dojo Kamia e ele não sai mais de lá.

Os outros personagens vão aparecendo aos poucos e suas histórias de vida são bem explicadas, o que considerei um fator positivo já que raramente sabemos muito a respeito dos personagens secundários.

Dou nota 9 para o enredo em geral, pois tudo vai se passando como uma aventura de RPG. Uma coisa acaba, há um tempo de paz e tranqüilidade e então voltamos à aventura.

Quanto à arte, acho que não posso comentar muito a respeito. Não assisto muitos animes e nem ligo para o traço, pra mim não é importante. Mas já que é para comentar, eu comento. Gosto bastante do desenho e os personagens são bem distintos. Até os estrangeiros que aparecem tem cara de estrangeiros, por isso novamente nota 9.

Agora as aberturas e encerramentos. São muitas, muitas mesmo, não dá pra comentar sobre tudo. Comentarei apenas a segunda abertura, que é a mais famosa.(1/2 de Makoto Kawamoto)
A música em si é boa, mas até hoje me pergunto como alguém pode ter a voz tão aguda, chega a doer nos ouvidos. O vídeo é uma apresentação de todos os personagens relevantes da temporada, achei bom e por isso novamente dou nota 9.

Agora uma listinha bonita com todos os personagens importantes e todos os outros que me deu vontade de colocar no post:

Kenshin Himura: conhecido, na era Tokugawa, como Battousai, o Retalhador, promete nunca mais matar, promessa que ele consegue manter até o final do anime, mesmo que tantas pessoas tenham tentado matá-lo. Ele é gentil, bem humorado e tem o maior senso de justiça que já vi em algum personagem de anime. Durante as batalhas se torna um homem sério, que tenta abrir os olhos de seus inimigos. Funciona uma ou duas vezes durante a série.




Kaoru Kamiya: mantenedora e mestra do Dojo Kamiya, o Dojo mais falido e com menos alunos de todo o Japão. É explosiva, cozinha mal, mas ao lado do Kenshin muda completamente. Luta muito bem e até ajuda em algumas batalhas, pena que usa uma espada de bambu. Me lembra a Pss...

Viram, eu disse que lembrava a Pss.

Sanosuke Sagara: é um dos personagens secundários que brota na história. Inicialmente ele tem uma espada gigante, mas depois de ser derrotado pelo Kenshin ele abdica da arma e resolve que vai usar o estilo Batman de lutar, vai na raça. É tão ou mais explosivo que a Kaoru, viciado em jogo, pobretão, mas também tem um senso se justiça bem apurado.



Yahiko Myoujin (miojinho?): era usado como trombadinha por um grupo de ladrões até ser resgatado por Kenshin. É extretamente cabeça dura, mas se dedica 100% em tudo o que faz. Assim como a Kaoru, a quem ele chama de feiosa o tempo inteiro, ele participa de algumas batalhas e é até mesmo o foco principal de alguns episódios.



Misao Makimachi: aparece um pouco mais tarde na série e inicialmente como inimiga, mas logo se rende à bondade de Kenshin e ajuda o grupo diversas vezes. Muitos comentários são feitos sobre a falta de desenvolvimento corporal dela, principalmente pelo Yahiko. Ela me lembra a Sakura (CCS).

Wolverine?

Hajime Saitou: talvez ele tenha sido quem mais se aproximou de matar o Kenshin, pois oportunidades não lhe faltaram. Esse cara fez de tudo no anime, difícil dar uma lista de para quem trabalhou ou com que motivação, apenas ajuda o grupo do Kenshin diversas vezes. Diz que quer matar o Kenshin, mas é só firula.


Montanha(vulgo Gohei): é o cara mal que fica reaparecendo toda hora. Perdi as contas de quantas vezes esse cara apareceu e, o que é pior, ele NÃO morre.

Ele está surpreso pois o coloquei no review

Seijuuro Hiko (ouviram garotas, ele é rico): mestre de Kenshin e também o personagem mais forte da série inteira. Pena que ele não dá a mínima para nada, o que torna difícil tê-lo como aliado. Mesmo assim, foi essencial em duas sagas, sempre aparecendo para salvar o dia. É galã e tem uma capa bonita.
Basicamente, ele seduz todo mundo.

Minha nota pessoal é 10, pois é o meu anime favorito e eu não poderia dar menos de 10 para ele, mesmo tendo dado 9 nos outros quesitos. É uma história envolvente e que mostra bem o desenvolvimento dos personagens.

O final deixa a desejar para alguns, mas não para mim, pois não encerra de forma alguma a vida dos personagens e nem nada, apenas foi o final da última aventura que o senhor Nobuhiro Watsuki resolveu contar.


Então é isso, espero que tenham gostado do review e semana que vem a Pss volta aqui para fazer algo melhor do que isso.