quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PERFIL [#1]


Olá seres reluzentes de todas as partes do universo, começarei hoje uma nova coluna, que como todos podem ver pelo Banner se chama PERFIL, e que consiste em biografias de mangakás, que serão postadas nas Quintas-Feiras. Eeee, para começar estarei trazendo para vocês a vida e a obra e a verdade escondida por trás dos fatos do Mangá no Kamisama, o incrível, insuperável e gostosão, o grande mestre: Osamu Tezuka.


Nome completo: Osamu Tezuka
Idade: 60 anos
Cidade Natal: Toyonaka, Osaka
Aniversário: 3 de Novembro
Trabalhos: Astro Boy, Jungle Taitei, Black Jack são alguns de seus mangás de sucesso, porém sua obra é muito extensa.

Quando pequeno Osamu Tezuka já criava quadrinhos, esses que eram baseados em seu cotidiano, desenhava seus professores, seus amigos. Em 1947, ele entrou na Faculdade de Medicina de Osaka e ao mesmo tempo iniciou sua carreira de desenhista. Neste mesmo ano, lançou, juntamente com Sakai Shichima sua primeira obra, nomeada 'Shin Takarajima' ( A nova Ilha do Tesouro), que alcançou o número de 500 mil cópias vendidas. Em 1959, já consagrado como mangaká e famoso por séries de sucesso 'Astro Boy' e ' A Princesa e o Cavaleiro', Tezuka foi contratado pela Toei para ser o roteirista de um longa-metragem. Em 1961, Tezuka cria seu próprio estúdio de animação, o Mushi Production e, em 1963 lançou na TV uma versão em anime de um de seus mangás mais famosos, Astro boy. Astro boy foi exibido durante 3 anos, alcançando bons níveis de audiência. Em 1964, ao firmar um contrato com a rede de TV norte-americana NBC, Tezuka tornou-se também o primeiro produtor de séries a exportar animes.


Tezuka inovou também produzindo animes para cinema, direcionados ao público adulto, com temas complexos e conteúdo erótico, como “Senya Ichiya Monogatari” (“As Mil e Uma Noites”) em 1969. Um de seus temas prediletos, o ciclo de nascimento, vida, morte e reencarnação, além de uma grande preocupação com a ecologia e a relação humanidade-tecnologia. Sua história, entretanto, não é formada apenas de sucessos. Em 1973, sua produtora, Mushi Production, faliu. Endividado, Tezuka reergueu-se dedicando-se integralmente ao mangá, só voltando a fazer animação em 1977 e posteriormente abrindo outra empresa, a Tezuka Production, que existe até hoje. Sua morte prematura em 1989 aos 62 anos levou o Japão ao luto. É difícil dimensionar ainda hoje o grau do impacto que Tezuka e sua obra causaram na cultura japonesa do pós-guerra. A animação no Japão evoluiu em técnica e forma desde então, mas na essência nada de novo criou-se que não tivesse sido antes feito por ele.

Fontes: Cultura Japonesa, Meia Palavra.


Não conheço muito da obra de Osamu Tezuka, porém, baseando-me na parte que conheço e no que tenho lido recentemente, posso afirmar que merece o título de 'Mangá no Kamisama' pois o que hoje conhecemos como anime e mangá existe graças à ele. Para conhecer mais sobre sua vida e obra, acesse o site oficial, clicando aqui. E também através de sua biografia, publicada pela Editora Conrad sob o título de 'UMA BIOGRAFIA MANGÁ: OSAMU TEZUKA - O NASCIMENTO DO OSAMUCHI'.