domingo, 30 de janeiro de 2011

PhilosoReview [#26]


Oi pessoal! Eu só tenho dado furo, né? Desculpem-me.

Como vocês estão? Eu estou um pouco estressada, por conta da auto-estrada e grupos de motoqueiros fazendo barbeiragens.


Pessoal que anda de moto, por favor, respeitem as regras de trânsito e utilizem os equipamentos de segurança, para sua proteção e a dos outros motoristas. Motos não são muito seguras, sabe? E ficar ziguezagueando na pista aumenta o risco de acidentes.

Mas enfim, por falar em acidentes, o animê de hoje fala um pouco sobre isso... Fazem alguma idéia de qual é? Cliquem em Continue! *E cuidado com os Spoilers!*




A história de Angel Beats é sobre um "purgatório" para adolescentes, no qual Yuzuru Otonashi cai por acaso. Sem fazer a mínima idéia de o que está fazendo ali ou mesmo quem é, acaba se juntando a um grupo de resistência (cujo nome muda constantemente) que luta contra um anjo, na esperança de confrontar Deus e conseguir avançar uma etapa.

O cenário é um colégio, com almas perdidas e "figurantes", e a trama se desenrola bem, passando de um animê Shounen de quinta categoria (lutinhas, menininhas bonitas, possível triângulo amoroso) para uma bela história, digna até de ser comparada com EF (eu sei, eu sei, ainda tenho que fazer esse Review...).

O humor é fraquinho, mas nada é perfeito. Nos episódios finais, com a revelação da memória de Yuzuru, uma linda mensagem que me emocionou muito, quanto a um assunto (desnecessariamente) polêmico e importante, a Doação de Orgãos doação, viu, Sam? Rima? Não roubo seguido de venda ou ingestão.

A arte é bonita, mas nem um pouco inovadora. Cabe aqui o mesmo que eu falei para Darker Than Black.

A abertura, My Soul, Your Beats, tem o delicado e belo som do piano, uma letra que não tem muito a ver com o animê, e uma animação interessante e inusitada. O mais próximo que já vi dela são as aberturas de Durarara e Baccano.



Os encerramentos, Brave Song e Ichiban no Takaranomo, não me despertaram a atenção por suas músicas, mas a animação em si eu achei tocante.

Sobre os personagens:


- Yuzuru Otonashi: Nos primeiros capítulos, não pude deixar de compará-lo ao Kyon. Não só pela situação, mas também por sua postura cética-meio-que-deslocada (e a semelhança da Yuri com a Haruhi também não ajuda muito a desfazer essa imagem). Mas depois, se mostrou o típico personagem que compreende e ajuda todo mundo. Somente sua atitude antes de morrer me fez o considerar um cara digno de ser protagonista. Ah, e flashbacks mostram que quando você acredita não haver ninguém mais emo... E lembrem-se crianças, nunca tirem alguém do hospital escondido. A pessoa tem um bom motivo para estar lá e não poder sair *gota*.



- Yuri Nakamura: Haruhi melhorada? Com um passado mil vezes mais trágico que quase ME fez querer cortar os pulsos (exagero *gota*), e uma personalidade bem mais agradável, Yuri quase me convenceu que era a protagonista. FAIL. Seu pior defeito e engano foi ser tão teimosa.


- Tachibana Kanade: O Anjo em questão. A anjo. Péra. Anjos não tem sexo! Como eles não perceber... Enfim. Deixando esta questão de lado, uma alma odiada pela organização, que acredita que ela os prenda lá. É atacada muitas vezes até Yuzuru provar que ela não era uma inimiga. Personalidade a la Yuki, principalmente depois de Suzumiya Haruhi no Shoushitsu.


- Hideki Hinata: Foco das piadas, um personagem agradabilíssimo, simpático e extrovertido. É deixado um pouco de lado na metade da história, mas depois volta com tudo, em uma cena romântica (que geralmente não é nem um pouco do meu agrado) que fez brotarem lágrimas em meus olhos. O que eu entendi de sua morte... Bem, foi terrível.





- Noda: Paga pau da Yuri e retalhador oficial. Personagem idiota que paga de bonzão mas só serve para descontrair mesmo.



- Yusa: Controladora geral, silenciosa e parte do cenário, o pouco que apareceu, me cativou, não com palavras, mas com atitudes. Ela que monitora as missões do grupo.



- Iwasawa: Foco músical do animê (mais uma coisa para me lembrar Suzumiya, por mais que as séries em si não tenham nada a ver uma com a outra), passado tenso, mas nada comparado ao dos outros. É a primeira a alcançar a paz e isso ajuda no processo de "Kanade não é um inimigo"do Yuzuru.




- Yui: Garota pentelha que só enchia o saco, mas foi a responsável pelo segundo melhor episódio do animê (o da Guilda não tem comparação! É o melhor!). Hiperativa, topa ser ajudada por Yuzuru, Kanade e Hinata, alcançando assim a paz.




- Ayato Naoi: Foco yaoi da bagaça *gota*. Ultimamente não há um animê, seja Shoujo ou Shounen, que não os tenha. As fangirls vão ao delírio. Até é bonitinho, mas uma personalidadezinha... Sem contar a típica história dos gêmeos. Nunca, NUNCA tenha um irmão gêmeo no Japão, você só se dará mal.



Minha nota pessoal é 8, pois Angel Beats me surpreendeu, sendo o oposto do que prometia. Uma Segunda Temporada parece estar prestes a ser lançada, afinal, 13 capítulos foram poucos para tantos bons personagens secundários. Agora, tem uma coisa. Não assistam os últimos 5 minutos do último episódio, a não ser que seja uma pessoa carente, mal amada ou ultra romântica. Você passará raiva se não o for. Além da sensação de "já vi esse filme antes...".


Até semana que vem!