quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Perfil [#12]


Olá pessoas purpurinadas que habitam esta dimensão. Depois de séculos sem postar - e ao contrário da maioria que deixou de postar por algum tempo, eu não tenho nenhuma explicação plausível pra isso- estou de volta para aterrorizar criancinhas e arrancar rins. No perfil de hoje, temos um tiozinho muiito simpático, fã de Black Sabbath, que em minha opinião é um dos melhores ilustradores conhecidos.

Nome completo: Hiroaki Samura.
Idade: 40 anos.
Cidade Natal: Província de Chiba.
Aniversário: 17 de fevereiro.
Trabalhos: Blade, Emerald, Ohikkoshi.




Inspirado no código de ética dos samurais, e em desenhos de um antigo artista chamado Tatsumi Nishimura, e usando como cenário o Japão Feudal, Hiroaki Samura criou Blade- A lâmina do imortal, a história de um samurai imortal, que para se livrar da imortalidade tem que matar mil criminosos. Blade conta também com uma versão animada de 13 episódios, produzida pelo estúdio Bee Train.


Em suas entrevistas diz que sempre quis ser mangaká e que para realizar tal desejo freqüentou aulas de arte, afirma também que não gosta de pintura a óleo – por achar o cheiro da tinta muito forte- e que certa vez, na academia de arte, chegou a trapacear em um trabalho, pedindo a ajuda de um amigo, para não ser reprovado em certa disciplina. Samura não chegou a se formar em arte, pois ganhou um concurso de uma revista da Editora Kodansha, onde começou a publicar Blade- A lâmina do imortal.
Em 1998, Samura recebeu, do Ministério da Educação do Governo Japonês, um prêmio chamado Media Arts Award, que premia trabalhos que difundam a cultura japonesa.

Durante sua carreira fez ilustrações para várias revistas e também trabalhor EroGuro (Contração de erotic and grotesque – Erótico e Grotesco – um gênero de música e arte japonesa).
Além de Blade, Samura desenhou outros mangás, de vários gêneros, alguns deles:
  • Night Of Succubus: História de uma garota chamada Angelica, que encontra a possibilidade de trazer sua falecida mãe de volta a vida, mas para isso terá de trabalhar em um castelo, onde coisas um tanto quanto perturbadores – que eu não posso citar, pois não quero acabar com a infância de ninguém- acontecem É muito Yuri, minha senhora.
  • Emerald: Outro one shot, é uma história do velho oeste.
  • Ohikkoshi: História de estudantes de artes bêbados, drogados, cheios de crack feelings, que tocam em bandas de rock.
Como já disse no começo do post, a arte de Hiroaki Samura me agrada muito, comecei a ler Blade por conta das ilustrações, porém a história, baseada no Japão feudal e em samurais, apesar de não ser algo único, é interessante de se ler. Agora, é hora de dar tchau.. Vejo vocês na próxima semana, se não acontecer nenhuma fatalidade que tire a minha vida, ou me mande pra alguma dimensão onde brócolis comem humanos com ketchup. See you.