quinta-feira, 29 de julho de 2010

Techyoo 05



VOOOI! Bem, o Post dessa semana é sobre várias formas dos fãs de expressarem seu gosto pela série que gosta, ou até mesmo sua paixão. Então, sem mais delongas...

FanArts, Fanzines, FanFics, Doujinshinji, e Afins.

Não existe uma pessoa que possa falar que nunca fez algo que remetesse à alguma série que gostasse. Seja um desenho, uma história, um quadrinho, um mísero rabisco... Até mesmo “batizar” seus avatares em jogos com nomes de seus personagens preferidos. Isso é normal, você querer mostrar que você gosta daquilo pras outra pessoas, ou até mesmo fazê-lo apenas pra você, e SÓ por que você gosta, nada mais. Tem alguns que levam a sério e participam de concursos de desenho, fanfic, vendem seus fanzines e doujin’s. 

 Só eu que achei ele com cara de tarado?

Nossa, me lembro dos meus tempos de infância, desenhando personagems de Dragon Ball, Saint Seiya... Ah, nostalgia. Lembro que fiz uma história em quadrinhos com 8 anos. Era tudo meio fantasioso e Clichê, mas eu era apenas um moleque que gostava daqueles animes, e me inspirava neles desenhando. Quando eu levantei esse tema pro post de hoje, resolvi procurar a minha primeira pasta de desenhos, que tava esquecida dentro de uma caixa num canto escuro do depósito daqui de casa. Até achei essa história que eu citei! Era sobre um planeta onde existia a raça dos robôs e a raça dos monstros, e era até menos tolo do que eu pensei que seria, levando em conta a idade que eu tinha quando escrevi e desenhei aquilo. Pode-se dizer que aquilo foi o meu primeiro Fanzine. 


Logo depois eu fui dar uma conferida nas minhas duas pastas de desenhos, sendo que uma delas eu não olhava já faz uns três ou quatro anos. Tudo que eu via era Fanart de Dragon Ball, CDZ, Fullmetal Alchemist e Digimon. Tinha até uma do Kakashi, de Naruto, Que pela data do desenho era de quando eu começei a ver Naruto, no fim de 2003. Ah, bons tempos... Nem imaginava que uma raça como os Narutard’s podiam vir a existir... Mas enfim, olhar aqueles desenhos me fez perceber que eu desenho muito bem. Sério.

 Bem, eu acho os meus melhores, muito melhores, mas tá valendo.

Daí eu fui procurar a minha outra pasta, e pra minha surpresa encontrei um “livro”, por assim dizer, que eu e mais dois amigos escrevemos quando estávamos na 7ª série. Nosso plano inicial era fazer um fanzine daquilo, mas um de meus colegas reprovou e eu me afastei um pouco do outro, daí a história ficou esquecida aqui em casa. Era tudo escrito á mão, e cada parte tinha a letra diferente. Puxa, como minha letra era horrível. Não que ela seja grande coisa hoje, mas enfim, é melhor do que aquela. Na época, eu era o que mais levava esse projeto a sério, tinha vários desenhos do meu personagem. Basicamente eram 3 Garotos, cada um representava um de nós, e 1 garota, que era a nossa visão conjunta sobre as garotas. Tem uma narrativa legal, tava até pensando de terminar uma hora e mostrar pra eles, é só arrumar tempo. Na pasta de desenhos tinha desenhos mais variados, de uma infinidade de animes, além de vários personagens que eu inventava, inclusive vários desenhos do meu personagem da história anteriormente citada.

Bem, eu já fiz uns 4 fanzines no total, incluindo aquele que fiz com 8 anos. Não existe bem uma diferença entre fanzine e doujinshinji. Fanzine é uma história em quadrinhos que usa formato Ocidental, Já o Doujin Usa o formato oriental. Isso não é bem uma regra, mas é o mais normal. Ambos podem ter uma história original com personagems criados por você, tanto quanto podem contar uma história baseada em um mangá que você goste. Isso acontece principalmente no caso dos hentais, no qual um fã pervertido de uma série de sucesso faz uma história e desenha os personagems daquela série em cenas “Calientes”. Isso é muito comum, Seja em Fanfics, Fanats ou Doujin.

 Eu fiz uma censura tão bonitinha, não acham ?

Fanfics e Fanarts São em sua maioria feitas apenas pra serem feitas, apenas pra você admirar e mostrar pros colegas depois, ou até mesmo participar de algum concurso que envolva um dos dois. Já o Doujin e o Fanzine são em sua grande maioria feitos pra serem vendidos. No japão os doujins são muito comuns, pois há várias pessoas que querem se tornar mangakás, e o doujin é uma forma de espalhar e mostrar seu trabalho.

Muitos aqui já devem ter feito alguma fanart ou fanfic, e talvez até mesmo um fanzine ou um doujin. Gostaria muito que vocês deixassem ali nos comentários seus casos, e até mesmo links para as imagens e fanfics, se possível. Eu poderia ter escaneado alguns desenhos meus, mas a scanner num tá querendo e eu tinha que postar. Bem, a seguir temos um vídeo que, apesar de não estar legendado, mostra bem a área de Doujinshinji de um dos maiores eventos relacionados a anime/mangá do Japão, o Comiket.