quarta-feira, 21 de julho de 2010

Gringologia #9


Hooy otakus demoníacos devoradores de crianças ao pequeno almoço, :B Hoje trago-vos mais noticias/casos mórbidos interessantes. Peço desculpa mais uma vez por nao ter postado na semana passada. E se não faço este post aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado mata-me. (não, não é Voldmort)

E aproveito para falar nisto aqui , onde todos os leitores podem ver:

Grande parte dos filósofos, adora difamar o Sawada. Por nenhum motivo em especial, é apenas por ser o Sawada. (nunca vi ninguém a difamar o Itachi, por exemplo, apesar de me parecer uma boa ideia muahaha)
E quando nós dizemos que ele nos mata se não postarmos, não estamos realmente a dizer isso. É apenas uma forma de lembrar que vem ai X-Burner é ele o Bosszinho e também uma propria forma de nos "auto-convencer" a escrever o post a tempo. Por isso caros leitores, não se assustem com essas ameaças de morte, porque se assustarem, então, Aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado mata-nos mesmo. (Fomos "proibidos" de utilizar as palavras "Sawada" e "matar" na mesma frase. Apesar de eu ter conseguido mudar isso. Por exemplo: Eu vou matar o Sawada. - de facto não tenho nada melhor pá fazer.)



E bem, já que falamos em mortes, e esta é das colunas mais mórbidas do P.O,
vou falar sobre Suicídio & Japão.

 

É melhor começar este post, antes que o Itachi me mate. 
Outra coisa: o post não tem muitas imagens, mas o tema não dava para muita coisa.

Suicídio e Japão

Eu sei que isto vai parecer uma aula de historia/geografia, ou algo assim, mas pronto:

Toda a gente sabe o que é suicídio. É acabar com a própria vida. Normalmente, não passa pela cabeça de uma pessoa saudável, fazer isso. (Segundo a OMS saude/bem-estar, nao é simplesmente a ausência de doença, mas sim também o bem estar físico e psicológico) Por isso, alguém que se quer matar, não pode ser saudável. E há diversos motivos para isso, como uma depressão, drogas, alcoolismo e no Japão... desemprego.

O Japão tem uma cultura muito "mesquinha". E a perda de dignidade faz com que muita gente se suicide. Para quem já ouviu falar da grande depressão dos anos 30, de certeza que também ouviu a quantidade de suicido ai cometidos (provavelmente o maior numero na História).

Tanto Portugal como o Brasil, apesar de serem desenvolvidos, não são tão desenvolvidos como a América, Alemanha, Russia,França, Inglaterra etc.
Mas o Japão é (na minha opniao) um pais extremamente desenvolvido e evoluído tecnologicamente inventaram a Nitendo, YAY, Mas reparem no que diz a Mrs. Wikipédia:

"O Japão tem a mais alta taxa de suicídio do mundo desenvolvido (24,1 por 100.000 habitantes). Os suicídios atingiram o número recorde de 34.427 em 2003 (+ 7,1% com relação a 2002) Geralmente empresários e funcionários, comentem suicídios motivados por escândalos de corrupção ou perda de dignidade na sociedade.
 

No ano de 2008 o suicídio entre jovens bateu novo recorde no Japão, tendo alcançado 4.850 mortes , 1,7% a mais que no ano anterior, informou a polícia japonesa.
Mesmo com este aumento, em 2008, 32 249 pessoas se mataram no Japão, uma baixa de 2,6% em com relação aos números de 2007.A taxa de suicídios foi, no ano de 2008, de 25,3 para cada 100 mil habitantes, o que coloca o Japão entre os dez países do mundo com mais casos. O suicídio é a sexta maior causa de morte no Japão, onde não está associado a um tabu social.
"





34.427 SUICÍDIOS!
34.427 vidas acabadas. Com uma media de 1 suicídio em cada 15 minutos... E Porque? Se é tão desenvolvido e com boas condições de vida...

Elementar caro Watson, segundo as minhas pesquisas:

"O Japão, viveu um período em sua história em que o suicídio era até glorificado, como em casos de haraquiri (cortar o ventre a faca ou a sabre) ou os KamiKases (do japonês "vento divino", se refere aos pilotos treinados para desferir ataques suicidas contra alvos inimigos [durante a II Guerra Mundial, creio eu]). A dedicação e a fidelidade ao Imperador podem não ter o mesmo sentido hoje, mas devido a esse passado, o suicídio não desperta um sentimento de culpa tão forte como entre os ocidentais."


Perfil dos suicidas japoneses :

  • Têm entre 25 e 29 anos de idade
  • Preferem as segundas-feiras
  • Os homens, das 5h às 6h e as mulheres, das 12h às 13h
  • Os meses preferidos em 2003 foram abril e maio
  • Os homens são geralmente divorciados, e as mulheres, casadas
  • Os enforcamentos lideram o ranking, mas os jovens dão preferência para inalação de gás ou lançar-se de lugares altos
  • A província com maior número de suicídios é Akita

E pronto, acaba aqui. A minha conclusão é que os japoneses foram educados de forma "oriental", e não mostram o que sentem para outras pessoas o que faz com o que os problemas se compliquem... E fica aqui o aviso, para caso algum de vocês estiver a pensar em cometer suicídio... PENSEM que se calhar há coisas que se resolvem com uma simples conversa.

Fonte: www.wikipedia.pt
http://www.ipcdigital.com
http://aeiou.expresso.pt