quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

[Dicas para Escrever Fanfic] - Aula 8


Hoy Tucanos,

Reparei que as minhas introduções têm ficado cada vez menos interessantes ao longo do tempo, (digo isto porque andei a reler todos os meus posts... ), mas é que sinceramente não há muito a dizer e vocês leitores, ainda para mais, têm medo de deixar comentários. Digo eu, claro.
Nem sei como ainda estou viva. No outro dia acendi a lareira e entretanto o Wes falou no msn comigo, fazendo com que eu me distraísse e quase queimasse a casa... 

Aula 8 - Songfics e como sair do famoso "Writer's block" 




Vou juntar o útil ao agradável e juntar estes dois lindos (ou não ) temas.

Writer's Block - do latim " 'Tou sem ideia nenhuma para escrever" ou do grego " Que faço da minha vida?" é aquela sensação frustrante bastante similar á procrastinação, onde sabemos que temos de escrever mais um capítulo mas não temos ideias para o fazer.
Eu disse ideias, não vontade. Porque não ter vontade de escrever é diferente de não conseguir escrever. E escrever sobre alguns temas é difícil quando nos sentimos pressionados. (Ouviu Sr.Sawada? Esta foi para si).



Cada pessoa tem o seu método diferente de fugir a isto e eu vou mostrar-vos os meus:

1) Musica
Eu sou fã de rock-alternativo, metal-alternativo, indie e até mesmo glam-rock mas as músicas que mais ouço para me inspirar são as clássicas. Sobretudo concertos para piano (Rachmaninov e Chopin) e por vezes algumas músicas de Hanz Zimmer ( tipo a soundtrack de "Anjosninja e Demónios ).
Uma vez que vou falar de songfics, vou referir este tópico mais á frente.

2) Imagens
Quando escrevo sobre algum ship ( casal) (vocês sabem tão bem quanto eu que 90% das fics são sobre casais...) , tento sempre ver fanart sobre o mesmo de forma a ganhar novas ideias.
Que bonito.

3) Ar livre
Eu pego no meu cão e vou dar um passeio. Como moro numa zona de campo e sem grande movimento, é fácil abstrair-me do meio e pensar em outras coisas e novas ideias. Infelizmente, sempre que faço isso, a minha mente começa a pensar nas coisas/pessoas erradas e nem sempre surge uma nova ideia para a fic ( ou então surge, e acaba sendo uma fic Angst). Depois das aulas, enquanto espero pelo autocarro, gosto de ficar na esplanada da minha escola a escrever. Não tem muita gente e é relativamente silencioso e mesmo quando tem gente (miúdos a jogar cartas ,regra geral) não é muito incomodativo.
Também gosto de escrever dentro de casa, perto da lareira. O som do fogo é relaxante...

4) Fazer os trabalhos de casa
Sobretudo matemática. Mal começo a resolver os +8k exercícios de matemática que tenho para fazer, surgem 53495340 ideias para fic.

5) Deitar e fechar os olhos
E sim, podem dormir e ter sonhos. Eu aponto sempre os meus sonhos. Tenho um "caderno de sonhos" e normalmente deixo-o perto da cama para que se acordar a meio da noite possa apontar algumas coisas que sonhei que podem servir de inspiração ou base para algumas ideias. E sinceramente, já me safei várias vezes graças a isto.

6)Pegar no bloco de notas e escrever coisas aleatórias
Começar por escrever algumas coisas sem sentido ou história, nem que seja descrever o lugar. Eventualmente alguma coisa irá surgir.

7) Deixar frases a meio
Normalmente eu escrevo as minhas fics num caderno e só depois passo para o pc. Eu sei que dá mais trabalho, mas ao transcrever, vai ajudar a encontrar erros gramaticais, encontrar incoerências e até a ausência de determinado pormenor. Quando vejo que não tenho mais tempo de escrever, deixo a frase que estou a escrever a meio para que quando volte a pegar no caderno consiga manter a linha de ideia que estava na vez anterior.


SONGFIC

Não sou fã de songfic apesar de as escrever. Ou seja, acho uma boa forma de fazer drabble ou até mesmo ajudar na visualização da personagem, mas não acho que tenha interesse para outra pessoa ler (daí nunca postar as minhas).

Quem me conhece bem, sabe perfeitamente que passo o dia inteiro a ouvir música e como tal, acabo por atribuir "musicas" a algumas personagens. 99% das vezes elas nem sequer são relacionadas com a história da personagem ou personalidade, mas sempre que as estou a escrever , ouço determinada música ou banda.

Para quem continua a boiar no assunto, songfic são fics que pelo meio têm a letra de determinada musica.
Essas fics não passam de drabbles (rascunhos) que quase nunca têm história muito descrita e outras nem sequer fazem referência às personagens.
Normalmente usam músicas tristes para criar angst e 50% são feitas com a "My Immortal" dos Evanescence.

Tal como disse, eu escrevo e não posto este tipo de fics porque acho inútil, uma vez que não tenho o mínimo interesse em ler essas fics.
É verdade que me inspiro em certas músicas para escrever alguns one-shots, mas nesses casos, aviso nas notas de autor para se quiserem ouvirem essa música enquanto lêem a fic, para dar outro ambiente. Acreditem ou não, ler a fic com esse ambiente ajuda MUITO mais.
Querem a prova disso?
Ouçam a "Sou Foda" enquanto lêem este post e vejam se ganha ou não outro ambiente.

Pronto, caros tucanos, até para a semana~ 
Ps: Haiame, se estás a ler isto, fica sabendo que eu não esqueci de acabar a fic do amigo secreto. Apenas procuro ainda uma forma de a acabar de forma decentemente.