domingo, 5 de setembro de 2010

Yamato Nadeshiko Shichi Henge [PhilosoReview #9]


Hoje falarei sobre mais um shoujo. Gomen, garotos, prometo que semana que vem trago um shounen para vocês. Vou falar sobre o animê Yamato Nadeshiko Shichi Henge.

História: Quatro rapazes que vivem em uma mansão fazem uma aposta com sua senhoria.
Se eles conseguirem transformar a sobrinha dela em uma dama perfeita, nunca mais terão que pagar aluguel. Se não, o aluguel triplica. É claro que eles topam na hora, mas se quer imaginam que a sobrinha da senhoria, uma garota chamada Sunako Nakahara, é um verdadeiro pesadelo. Cabelos compridos de três anos sem cortes (isso inclui a franja, o que a deixa meio Samara), roupas largas e amarrotadas, um quarto com decoração de câmara de tortura, além de bonecos estranhos e montanhas de filmes de terror.



Cliquem em Continue para saber mais.


É uma comédia muito leve (para falar a verdade, só encontrei 2 capítulos um pouco mais sérios nesse animê),
se trata do Árduo Caminho Para se Tornar uma Dama. Esses screchs (não sei se é assim que se escreve, mas...) são muito engraçados e contém dicas sérias para garotas que diferente de mim se preocupam com etiqueta e com a própria aparência.

Nota 8: Porque apesar de ser clichê, bishounens que convivem com uma garota fora dos padrões, a história tem um desenvolvimento leve e algumas críticas a esse universo da “garota perfeita” (a tal Yamato Nadeshiko do titulo), e de alguns movimentos da moda japonesa, como as Gothic Lolitas e as Gals.

Arte: Os traços dos olhos dos personagens, assim como os de seus corpos, são perfeitos. Mas o cenário é mediano e a coloração não é das melhores, sem contar que o traço das bocas dos garotos é mais ressaltado do que o das garotas, e eu achei isso ridículo, por isso...

E o fato da Sunako passar a maior parte do tempo como chibi, além de ser cansativo, tira o potencial da
personagem, que tem um traço muito bonito.

Nota 6: Minha nota é seis porque o traço deixa a desejar em alguns quesitos, além da coloração ser de baixa qualidade.

Abertura e Encerramento : A música da abertura, Slow, é uma baladinha com uma letra babaca, somada, primeiramente, a cenas do animê. Esse tipo de abertura-spoiler me desagrada. Depois eles põem outras imagens, fica melhor.


O encerramento, em compensação, tem pouca animação, mas uma música, Carnation, muito legal, apesar de a letra ser um pouco depressiva. O segundo encerramento, Changing, é bizarro, tanto pela animação quanto pela música.Nota 6: Porque as aberturas e encerramentos não são excepcionais nem inovam em nada, apesar de não serem ruins.




Personagens:

- Sunako Nakahara: Garota anti-social que tem de ser transformada em uma perfeita dama. Ela é muito boa em coisas como esportes e serviços domésticos, mas só faz o que lhe convém. Passa metade do animê tendo sangramentos nasais por conta da beleza dos outros personagens. Odeia ser centro da atenções, ou que a comparem com os outros, por isso nunca sai de seu quarto. O motivo de ela ser assim foi que no término do ginásio, ao se declarar para um garoto, levou um fora horrível, e isso a traumatizou.










- Kyouhei Takano: Garoto loiro estourado, o único do grupo que não vem de uma família rica
ou coisa assim. Sofre muitos abusos por conta de sua beleza, por isso não consegue um emprego fixo. Foi expulso de casa por sua mãe, que sofria de um complexo de inferioridade pelo fato do filho ser tão belo. Adora comer, e isso o faz se aproximar de Sunako. Competitivo, desde então vive se metendo em encrencas com ela.









- Takenaga Oda: Garoto calmo e intelectual, é o que segura a onda dos outros. Foi o primeiro a desconfiar que Sunako poderia ter tido alguma experiência traumática com um homem. Acusado de ser frio, já foi tão isolado quanto Sunako, mas tem melhorado graças a convivência com os amigos e com sua namorada, Noi.









- Ranmaru Murii: Playboy metido a besta, acha que entende tudo sobre mulheres porque já ficou com muitas. Egoísta, só pensa em si mesmo, mas assim como os outros, acaba se afeiçoando a Sunako.









- Yukinojo Toyama: Mais conhecido como Yuki, é o mais novo do grupo. Inocente, foi quem conseguiu harmonizar as personalidades dispares dos companheiros de aluguel, fazendo que todos se tornassem amigos. Se parece muito com uma garota, mas isso lhe desagrada profundamente.









- “Oba-chan”: A tia de Sunako, responsável pela aposta. Louca, parece uma versão mais velha da Renge, de Host Club. Viaja pelo mundo a procura de um grande e rico amor. Quer que Sunako seja uma dama para poder se reaproximar dela.





- Noi Kasahara: Inicialmente, amiga do Takenaga. Mas é bem claro que eles gostam um do outro e esse relacionamento vai se desenvolvendo ao longo do animê. Se aproxima de Sunako e não mede esforços para ajudá-la






- Tamao: Noiva por convenção de Ranmaru, é uma garota perfeita, e está pronta para aceitar Ranmaru do jeito que ele for. O problema é que ele não quer deixar la vida loka de ser solteiro tão cedo e a rejeita... Mas aos poucos eles começam a gostar um do outro.









Conclusão: Nota 8, e eu indico. O animê é muito bom, divertido, e com pequenas alfinetadas aqui e ali sobre ser você mesmo, independentemente do que a sociedade cobre de você.



Eu dedico esse animê a Nike-chan, minha irmã. Acredite, você não é o Loveless, porque eu ainda estou aqui. Até semana que vem com mais um Review!