quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PERFIL [#5]



Olá pessoas, para o Perfil de hoje, temos Masami Kurumada, conhecido principalmente por ser mangaká de Saint Seiya, com palavras do próprio Kurumada ao concluir sua obra prima começamos o post.
" A pena com que desenhei pela a última vez o rosto do Seiya quebrou, mas sinto que o trabalho que ele realizou durará para sempre."



Thaivane Nome completo: Masami Kurumada.

Idade: 56 anos.

Cidade Natal: Tóquio, Japão.

Aniversário: 6 de Dezembro.

Trabalhos: Saint Seiya, B't X, Fuuma no Kojiro, Ring Ni Kakero são algumas de suas principais obras.


Nascido em 6 de Dezembro de 1953, quando jovem seu sonho era ser marinheiro. Descobriu sua vocação – a arte do desenhar- quando estava na escola. Quando jovem, Masami Kurumada começou a produzir mangás e envia-los para editores de todo o Japão e, inspirado na obra Ashita no Joe, mangá de Tetsuya Chiba, Kurumada criou Otoko Raku, que lhe rendeu um prêmio em um concurso para aspirantes a mangaká. Ele se tornou assistente de mangakás profissionais e algum tempo depois, em 1974, publicou o mangá Sukeban Arashi, seu primeiro trabalho como profissional. Sukeban Atashi conta a história de Rei Kojin-Yama, a líder de uma gangue. Com o fim da publicação de Sukeban Arashi, Kurumada escreveu ‘Mikereko Rock’, um mangá curto, que foi publicado na Shonen Jump.

2

Três anos mais tarde,em 1977, começa a escrever e desenhar Ring Ni Kakero, a história de um jovem e corajoso boxeador. Ring Ni Kakero foi publicado na Shonen Jump no período de 1977 a 1981. Durante a publicação dessa obra, Kurumada criou alguns mangás, com história pequena, como Mabudachi Jingi e Shiroubi Taishou.

No ano de 1982, após ter concluído Ring no Kakero, começou a publicação de outro mangá, também na Shonen Jump, intitulado Fuuma no Kojiro, com história baseada na mitologia chinesa, conta a história de Kojiro e seus amigos, que se unem para acabar com forças diabólicas para que essas não adquiram as 10 Espadas Elementais. Fuuma Kojiro ganhou uma versão animada pelo estúdio Toei Animation e também uma adaptação para dorama exibido na Tokyo Metropolitan Television.

Foi no final de 1985 que Saint Seiya, sua obra mais famosa, começou a ser publicada, baseada na mitologia grega, Cavaleiros do Zodíaco conta a história de 5 Cavaleiros que foram escolhidos para proteger a vida da Deusa Athena e defender a Terra. A série durou 5 anos, sendo publicada até 1991.O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco alcançou grandiosas proporções: a Toei Animation produziu uma série animada, que também alcançou grande sucesso, além disso, foram 1lançados Cds com a trilha sonora da série animada, e até bonecos com armaduras de metal.

Finalizado Saint Seiya, Kurumada publicou duas séries de mangá: Aoitori no Shinwa, a história de um jogador de baseball e Silent Knight Sho, uma ‘cópia’ de Saint Seiya. Após a publicação dessas obras, Kurumada deixou a Shueisha (Editora da Shonen Jump) e passou a trabalhar para outra editora, a Kadowaka Shoten. Nessa editora, na revista Gekkan Shonen Ace publicou o mangá B't X , série sobre máquinas que eram controladas através do pensamento. Paralelo a esse trabalho, Kurumada desenhava outros dois mangás: Akareino no Kaze, a história de dois espadachins que tiveram sua cidade natal massacrada por ladrões, e, Evil Crusher Maya, história de uma guerreira solitária que vem a terra para impedir que espíritos demoníacos a dominem.

Anos mas tarde, de volta a Shueisha publica a continuação de Ring Ni Kakero, nomeada Ring Ni Kakero 2. Em 2002, deu-se continuidade a animação de Saint Seiya, lançada em DVD's com bônus e novas cenas.Kurumada resolveu lançar um novo mangá, Saint Seiya- Episódio G, que conta os evendos ocorridos 13 anos antes da série regular de Cavaleiros do Zodíaco. Seu estilo desenho é clássico, remetendo a estética predominante nos anos 60 e 70. Os personagens, e suas vestimentas têm riqueza de detalhes. Kurumada tem grande interesse por artes marciais. Recentemente Masami Kurumada foi contatado pela Warner para criar posters de divulgação do filme Fúria de Titãs.


Fontes: Saint Seiya Fanfics, Wikipedia.