quinta-feira, 8 de julho de 2010

Techyoo 03




VOOOOI! E Aí povo, tudo beleza ? Espero que sim, pois de algum jeito a minha semana foi pior do que a passada. Consegui reprovar o semestre, minha placa-mãe se ferrou e eu fiquei alguns dias sem internet (Que por acaso é a razão pela qual eu não postei domingo, mas tá beleza), Enfim, esses últimos dias foram uma verdadeira merda de Tiranossauro Rex. Mas e então, prontos para mais um Techyoo ? Ah, tá pronto não ? Foda-se, eu tenho que começar essa merda senão o Sawada me mata.

Tokusatsu . Não, isso NÃO é Power Rangers.

A palavra Tokusatsu é a abreviação das palavras “tokushu satsuei “, que literalmente significam filmes com efeitos especiais. Antigamente a palavra Tokusatsu era usada para representar qualquer filme que possuísse efeitos especiais, fosse televisivo ou cinematográfico.
Hoje, tokusatsu é usado para denominar os filmes e séries de Super-Heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Com o término da Segunda guerra mundial, houve uma expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos que aumentou muito a criação de super heróis que exaltavam tal ideal, como o SuperMan, a Mulher Maravilha e o Capitão América; Que sempre traziam uniformes com cores referentes à bandeira americana, ou até mesmo a própria bandeira nas fantasias. 
 Capitão América.( Como se ninguem soubesse -_-'' )
Com medo de que esses heróis ocidentais dominassem o mercado oriental, os Japoneses resolveram investir na produção de seus próprios heróis, trazendo à vida os primeiros filmes de Godzilla, produzido pela Toho na década de 50, que fizeram bastante sucesso.
 O Primeiro Godzilla
Em 1958 a Toei trouxe a vida o Primeiro Super-Herói Japonês, o Gekko Kamen (Máscara do Luar). A partir de então o genero começa a crescer e ganhar espaço, abrangendo as séries televisivas e produções cinematográficas de super-heróis. Em 1960 o genero passa por uma grande “onda”, com a chegada de novas tecnologias como a TV á cores, e a produção de heróis aumentou consideravelmente e diversas produtoras engajavam-se na criação de novas e variadas produções.
Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge Ultraman, herói que revolucionou o conceito do tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas e iniciou o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a TV japonesa até meados dos anos 70. Anos mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também "abrindo" uma nova franquia que, de certa forma, mostrava-se como uma antítese ao "modelo gigante" dos heróis gigantes. Em 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de "Sentai"), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente.
 Kamen Rider : Um dos Tokusatsus Que faz mais sucesso até hoje.
O Tokusatsu é dividido em vários grupos ou gêneros, cada um com suas peculiaridades; alguns desses generos são : Sentai ou Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kyodai Hero.
O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a série National Kid, exibida pela TV Tupi e pela Rede Record. Ao Contrário do que aconteceu no japão, em que foi um fracasso total, a série fez um grande sucesso por aqui, mas foi tirada do ar e posteriormente censurada pela ditadura militar na época. Nos anos 70, a família ultra fez um grande sucesso na extinta TV Tupi. Na década de 80 chegaram á TV dois Tokusatsus que são lembrados até hoje : Jaspion e Changeman,exibidos pela falecida TV Manchete, Que obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, os anos 80 foram marcados por essa "onda" da cultura japonesa na televisão. Algum tempo depois disso, várias empresas no Brasil começaram a exibir tokusatsu, que se tornou algo comun.

 E eis que surgiu o Carrasco do tokusatsu no Brasil : Mighty Morphin Power Rangers. A série, produzida pela Saban’s, tinha atores americanos, mas usava as cenas de ação japonesas, da série Super-Sentai ZyuRanger. A falta de inspiração por parte da Saban e a sede de dinheiro por parte da Toei deu origem aos Power Rangers. As séries de super-sentai produzidas em um ano pela Toei eram, no ano posterior, americanizadas pela saban. Isso acontece até hoje, e o próximo alvo é Samurai Sentai Shinkenger.
 Malditos sejam.
Ultimamente, o único tokusatsu exibido foi RyuKendo, pela RedeTV!
Atualmente tivemos o caso da “Americanização” de Kamen Rider Ryuuki, Que foi adaptado Para Kamen Rider Dragon Knight (ou Kamen Rider o Cavaleiro Dragão, no Brasil). As mudanças até agradaram alguns, mas sempre há aqueles que criticam tudo sem dar uma chance. Eu vi Ryuuki a um bom tempo, e realmente achei muito boa as adaptações que foram feitas. Sim, algumas foram realmente dráticas, principalmente quanto ao enredo, mas os produtores provavelmente acharam que o enredo original não agradaria muito aos ocidentais, e as adaptações feitas foram muito bem aceitas por aqui.

Nesses últimos anos várias empresas tem lançado os Tokusatsus que já fizeram sucesso por aqui. Jaspion Changeman e Jiraya são exemplos disso.
E Então povo, gostaram? É, ficou até um pouco grande e eu não coloquei nem a metade do que eu queria, mas tá valendo. Então, até a próxima; aperto de mão pros garotos e beijo pras garotas, Fui.