domingo, 6 de junho de 2010

PhilosoReview [#2] 2/2


Como prometido na segunda-feira (com um dia de atraso, sim, eu sei), aqui vai o review. Mais uma vez, gostaria de agradecer o Sawada-kun pela paciência e prometer que tentarei dar menos trabalho para ele. ó.ò

Vamos ao post?

Neon Genesis Evangelion
Sobre a história, são 26 episódios, sendo que os treze primeiros são totalmente dispensáveis. A não ser que você tenha uma predileção por luta de mechas/fanservice.
A história gira em torno de Shinji Ikari, que tem sua vida mudada quando volta a viver perto do pai, que nunca deu muita atenção a ele, e descobre ser um piloto do mecha EVA. Sua missão é proteger a humanidade (––‘) dos anjos, enviados por Deus (?) para destruir o que sobrou da humanidade num futuro pós apocalíptico. Os primeiros episódios não acrescentam muito, mas a partir do episodio 14 o cenário e a proposta do anime se aprofundam em termos filosóficos e psicológicos, tornando o anime muito interessante e prendendo a atenção do espectador.

A arte do animê é bem trabalhada no sentido destruição. Como se passa no futuro, após o choque do primeiro anjo contra a Terra, as coisas não vão bem para a humanidade e o desenhista passa bem essa idéia, num plano de fundo a lá Akira. Os personagens também têm um designer convincente. O grande problema é que na época do animê o estúdio Gainax estava em crise, a beira da falência mesmo, então a animação é muito lenta, e às vezes eles “economizam” animação, congelando a imagem e deixando apenas os diálogos ou a trilha sonora.

A abertura tem uma música linda e uma animação na qual, toda vez que assisto, descubro novos fatores. O encerramento tem um clima tranqüilo, e uma música no estilo antigo dos filmes em preto e branco.



A história ganhou muitos pontos por ser um clássico e um marco na história dos animês. Eu gostei, mas se você não tiver paciência, ou as referências certas, provavelmente não entenderá muitas das lições ensinadas por ele. Será apenas um anime levinho, cujo final não faz sentido algum. Mas faz. E é esse sentido do final do animê, que na realidade se passa no filme The End of Evangelion, que o faz tão genial.


A trilha sonora é como o anime, um clássico, ou seja, feita em grande parte de musica clássica de muito boa qualidade.

Quanto aos personagens, sem spoiler desmedidos:

Shinji Ikari: Emo. Sério, se você não tem paciência com personagens chorões, sem atitude e auto-estima, ignorem-o. Não é difícil, nem prejudicará sua compreensão do enredo.

Asuka Langley: Garota alemã metida, mandona e, pra ajudar, com um EVA fodástico. Vai morar com o Shinji e com a misato, infernizando ainda mais a vida do garoto.

Rei Ayanami: Garota calada e introvertida, com um EVA meio revoltado, que vive a rejeitando, fazendo a moça estar sempre coberta de bandagens e curativos.

Misato Katsuragi: Major responsável por Shinji, Asuka e a maior parte do fanservice do animê. Mas se revela alguém preocupado com o desenrolar dos fatos (menos alienada que os outros membros da NERV) e uma "espiã" bem útil lá pro fim da história.

Ritsuko Akagi: Cientista responsável pelo sistema computadorizado da NERV, e se revela bem competente, resistindo as constantes invasões de sistema e hackeamentos da SEELE por conta dos abusos de Gendou.

Gendou Ikari: Pai de Shinji, e um verdadeiro exemplo de como NÃO SER um pai. Abandonou o garoto, e agora que tem chances de se redimir, o trata como um aparelho do qual ele pode dispor a qualquer momento. Muito ligado a Rei, que lhe lembra sua falecida esposa Yui, é um homem frio, calculista, que só se interessa pelo que lhe trará proveitos.

Kouzou Fuyutsuki: Professor de Yui, passou a trabalhar com Gendou a pedidos da própria, mas tem muito mais escrúpulos e moral do que ele, então tenta controlar a situação. Em vão.

Kaji Ryouji: Ex da Misato. Parece entrar na história só pra fazer uma ponta, mas é importantíssimo para os acontecimentos finais.

Kaworu Nagisa: Rapaz que entra na história quando Shinji mais precisa de alguém, de um amigo, de alguém que lhe compreenda. Bem-humorado, filosófico e aberto com os outros, parece ser o amigo perfeito para Shinji, mas... Será? 

Nota pessoal: 6

Minha nota pessoal é 6 (o Willian vai me matar quando ver isso T.T). Vale a pena ver, se você quiser realmente filosofar, prestando atenção as referências. O animê é, ainda assim, um clássico, então vale a pena conhecer e curtir, nem que seja para não pagar de inculto. E se for para criticá-lo, pelo menos terão base para isso.


Semana que vem tem mais pessoa! Até! ^.^