quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Superflat: Made In [1/2]



Oi. Como o prometido, cá estou com o post de animês americanos. E o que eu tenho a dizer sobre isso? Bem, esclarecer que essa é a primeira parte dos dois últimos posts do Superflat. Pronto, falei. Acho que enrolar só piora, e eu não tenho mais temas, de qualquer forma.


Depois, deixar bem claro, nas palavras de Padre Quevedo (Santa Desciclopédia, Batman!): Isso non Ecsiste. Isso o que, menina???




Cuidado, autora com sérios destúrbios...

Cliquem em Continue pra saber, mwahauahuahauahuahauahautahparei.


Gente, o post dessa semana é sobre Animês supostamente Americanos. Queridos leitores, isso não existe! Animê é o conceito aplicado a animação japonesa. Somente a ela.

Avatar, o mais famoso e discutido caso.

A animação japonesa consiste em pegar um mangá (extritamente um quadrinho japonês) e torná-lo animado, assim como os americanos fazem com suas comics (vide X-Men ou Liga da Justiça).

Pode-se conceber também que os chamados "Animês Americanos" seriam animações com o estilo parecido ao estilo japonês. Eu, porém, coloco alguns obstáculos nessa hipótese, para a reflexão geral.

Sinto informar meninas, nós não somos animê. - Jerry sobre Três Espiãs Demais.


Eu, como otaku, acho que um mangá, um animê, não se fazem por olhos grandes e brilhantes ou cabelos que esvoaçam. Certa vez, just a long, long time há alguns anos atrás, (em 2007, eu acho, que foi quando eu identifiquei a explosão do boom otaku - que se triplicou com a chegada de Naruto, com todas as falhas que se possa colocar nessa versão, a televisão aberta) eu li uma matéria no Folha Teen sobre os otakus. A matéria vinha com todos os preconceitos do gênero, com direito a "Manual de Reconhecimento de um Mangá".





Esse manual consistia no seguinte fato: Se você vir um desses itens: Cabelos coloridos, olhos grandes e brilhantes, mechas (com direito a explicação sobre robôs gigantes), será um mangá, com certeza.



Esse ser ignorante que escreveu o artigo nunca teve em mãos sequer um Kozure Ookami (Lobo Solitário) ou viu Akira. Qualquer um que conhece esses materiais, inegavelmente mangá e animê respectivamente, sabe que mangá e animê está longe de ser um mundo coloridinho de criaturas de grandes olhos.



Aceitar, apenas pelo "estilo", pelo traço, que determinada animação seja um animê é jogar no lixo seu conhecimento sobre isso. Um animê é uma animação japonesa, com diversos temas, do mais filosófico ao mais Trash (difícil por isso na cabeça dos meus pais...), diferentes traços e linhas de pensamento (ou ausência delas, em alguns casos).




Resta a pergunta para vocês: O que faz um animê?

P.s: As imagens são, respectivamente: Avatar; Totally Spies; Afrosamurai e Witch.


P.p.s: Semana que vêm, o último Superflat e segunda parte do Made In: Brasil.