quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Perfil [#10]

Olá seres felizes do submundo! Como estão nesta noite macabra de quinta-feira? Pra variar já é tarde, perceberam que eu sempre enrolo eternamente pra postar? Isso porque sou uma garota muita comprometida (?) com meu sono e com todas as horas gastas fazendo nada, e assim só me sobra a noite pra xeretar a vida alheia fazer pesquisas sobre o alvo Magaká da vez. Enfim, o Perfil de hoje é sobre Akira Toriyama, o senhor todo sorridente da foto abaixotenham pesadelos com eleSimpático, não? No mais.. See You!

1 Nome completo: Akira Toriyama.

Idade: 55 anos.

Cidade Natal: Kiyosu, Aichi, Japão.

Aniversário: 5 de Abril

Trabalhos: Dragon Ball, Dr. Slump, Dragon Ball Z.

Em 1974, Akira Toriyama formou-se em Design. Após a formatura começou a trabalhar em uma empresa de publicidade, da qual, três anos depois pediu demissão. Foi nessa época que ele decidiu se dedicar ao desenho. Um ano depois de pedir demissão, em 1978, Akira junta-se com a editora Shueisha. Seu primeiro trabalho publicado recebeu o título de Wonder Island., um one-shot, o qual não alcançou grande sucesso.

No ano seguinte começou a ser publicada uma nova obra, com o título de Dr. Slump, responsável pela fama de Akira Toriyama, foi seu primeiro3 mangá de sucesso. Dr. Slump foi separado em dois animes, o primeiro, com 283 episódios teve 5 anos de duração, sendo exibido de 1981 a 1986. O segundo, foi exibido de 1997 a 1999, somando um total de 74 episódios. Além disso, foram produzidos 10 filmes com base nesta obra de Toriyama.

Apesar do grande sucesso alcançado com Dr. Slump, o trabalho mais aclamado de Akira Toriyama foi a série Dragon Ball. composta por Dragon Ball e Dragon Ball Z. A série de Dragon Ball conta atualmente com 42 volumes (16 Dragon Ball + 26 Dragon Ball Z). Da franquia de Dragon Ball foram produzidos Animes, de Dragon Ball, Dragon Ball Z e também um anime intitulado Dragon Ball GT, do qual não existe mangá. Além de animes, foram produzidos também filmes, jogos e uma série de produtos.

2

Por conta de seu traço simples e senso de design, Akira Toriyama, foi convidado a trabalhar projetando os personagens para a série de jogos Dragon Quest. Além disso, ele trabalhou como design de personagens do RPG Chrono Trigger, para Super Nintendo. O design dos personagens do jogo Tobal No.1 é também trabalho de Toriyama.

4 Seus trabalhos depois de Dragon Ball foram histórias curtas (100-200 páginas), incluindo Cowa!, Kajika, Sandland, e alguns one-shots, como a paródia Neko Majin Z. Seu mais recente trabalho foi como designer de personagem para o RPG Blue Dragon, do Xbox 360.

Atualmente, Akira Toriyama é considerado o grande mestre de outros mangakás do gênero Shonen, como Eiichiro Oda (Mangaká de One Piece), Masashi Kishimoto (Magaká de Naruto) e Tite Kubo (Mangaká de Bleach), estes que frequentemente expressam sua admiração por Toriyama, chegando até a fazer pequenas referências ao mesmo eu suas obras.

Sua obra é extensa, entre ‘séries monstro’, como a franquia de Dragon Ball e One shots, como Neko Majin Z. Toriyama consquistou com suas histórias milhares de fãs e além disso, respeito de outros mangakás. É por isso, um dos mangakás mais respeitados, perdendo apenas para Osamu Tezuka.

Fontes: Doragon Bôru Zetto, Tv.Com.