domingo, 20 de junho de 2010

Techyoo 01 & Apresentações


Voooi! Eeh, eu sou novato aqui, então vamos às apresetações... Eu sou OtaKing, o mais novo colunista do blog, e vou trazer semanalmente um artigo sobre um determinado assunto. Aceito sugestões, ok galera? Então, sem mais, vamos ao artigo. 

Posers, Narutards & Afins.

  Foi-se o tempo em que ser um Otaku significava ser diferente, ser legal, ter um conhecimento a mais sobre os animes, mangás, tokusatsus e afins. Na verdade, nem a própria sociedade nos vê com a repugnância de algum tempo atrás. Hoje é normal ser Otaku, ser Nerd ou Geek.

NÃO, isso tá errado!

Vamos começar no primórdio, onde éramos taxados de “esquisitos”, “infantis” , “loucos” e afins. Se você realmente gostava de verdade daquilo, você não via problema em ser “rotulado” com todos aqueles nomes, ou até mesmo se acostumava à eles, pois você tinha paixão por aquilo. Você sabia tudo daquilo, sabia o nome de cada personagem, sabia quando algo ia acontecer, sabia as músicas de cor, sabia tudo. Você ficava puto quando aquele anime que você gostava tanto era anunciado na TV aberta, pois sabia que em breve ia ficar popular e ia perder aquele toque especial que você tanto gostava, pois só você gostava. E somos levados ao caso que todos aqui já devem saber: Naruto.


Na época, fim de 2006, se não me engano, o Orkut ainda era uma boa fonte de informações. E eu me lembro de quando surgiu no tópico da comunidade “Naruto Brasil, Datte Bayo!” que o animê seria exibido nas terras tupiniquins via SBT. Lembro que fui um dos primeiros a Comentar , ou Profetizar, melhor dizendo; “ Daqui a alguns dias veremos alguns badecos na rua gritando jutsus e fazendo selamentos com as mãos.” Alguns meses depois, aquela cena acontecia em frente aos meus olhos.

Eu e mais dois amigos, que acompanhávamos a série já a muito tempo, ficávamos boquiabertos com os cortes das cenas, com a falta de zelo na dublagem, com a abertura que não dizia nada, com tudo. E não fomos só nós, todos que acompanhavam a série ficaram nesse estado. E o que se via eram muitos abandonarem a série, pois aquela magia que a série tinha se foi assim que a popularidade veio.

Eu estou citando Naruto, pois foi a série que deu um “empurrão” e desencadeou a explosão de Pseudo-Otakus que se acham os fodalhões por aí. E é exatamente aí que eu queria chegar. Se você é um desses Otaku-Posers de MERDA, aconselho a começar a me xingar logo ou ir tentar tomar um pouco de conhecimento sobre esse universo para poder realmente se dizer um otaku. Se você é um desses Otakus nascidos na geração Naruto, mas não faz / fazia as coisas descritas aqui, você que realmente se tornou um Otaku depois de Naruto, apenas leia e comprove que você realmente conhece alguém assim.

Naruto chegou numa época em que muitos tiveram acesso à inclusão digital e também a popularização da internet residencial no Brasil. A internet trazia informação sobre a série, e os noobs procuraram assistir os episódios, em sua maioria para se vangloriar e falar para seus amiguinhos o que aconteceria nos episódios seguintes. Digo isso por quê já vi vários exemplos desses. Assim tiveram origem os Narutards. Aí eles entravam num site da vida aí, baixavam o episódio, se questionando “ aah, mais por quê que não tem dublaado? por quê que eles falam tão esquisito? por quê na tv é sasque e aqui tá sasuke?”- coisas do gênero – e acabavam vendo uma imagem de algum outro anime, assistiam esse, e com as informações coletadas por aqui e ali tomavam conhecimento da vida otaku , de modo geral, e saiam por aí se achando e se auto-proclamando otakus. Basta você dar um giro pelas várias redes sociais e fóruns espalhados pela rede que vocês verão váaarios exemplos de Pseudo-Otakus.

         Comunidade de Narutard's.

E não foi só no mundo dos Otakus que isso aconteceu não, muito pelo contrário : Atualmente, todas as “tribos” estão infestadas por esses Posers. Nerds, Geeks, Punks, Rockeiros, Emos e afins, em sua maioria, não sabem nem ao certo o que os termos pelos quais eles se auto-denominam, ou até mesmo os nomes pelos quais eles rotulam os outros grupos significam. São um bando de fanfarrões que não conseguem achar um estilo próprio e tentam se encaixar em um grupo só para não ficar isolado em um canto qualquer. Na minha opinião, quando você quer se encaixar em determinada “tribo”, você tem que pesquisar sobre aquilo; saber do que eles gostam e desgostam, o que eles fazem, como é realmente ser daquela tribo, e não simplesmente : “Aah, eles gostam de 'desenho', eu também gosto, hahaha.”; e no outro dia tá lá falando pra todo mundo : “Haaha, eu sou Otaku.” Se você quer ser diferente, ficam aqui as minhas sugestões:


  • Saia na Rua pelado;

  • Invente uma língua e comece a falá-la com as pessoas como se elas entendessem e aquilo fosse extremamente normal;

  • Quando for conversar com as pessoas, fique passando as mãos nos seus órgãos genitais -ou até mesmo nos da pessoa com quem está conversando;

  • Coloque um pedaço de papel higiênico dentro da cueca/calcinha e desfile pela rua como se aquilo fosse seu rabo;

  • Se não gostar de ficar sozinho, tatue nas costas “Chute minha bunda” e saia de casa sem camisa, sempre. Garanto que sempre vai ter alguém perto de você, entretanto sua bunda passará a ter uma cor púrpura;

  • Saia na rua pelado(já falei isso né? Então...) com uma banana enfiada em ALGUM buraco;

O Que eu quero dizer é que só por você ter visto meia dúzia de séries por aí e não saber ao menos algumas informações sobre elas, Você não se torna um Otaku. Depois de ler esse texto, vá procurar informações sobre os animes que você já assistiu, sobre os mangás, sobre o universo otaku em geral. E isso vale também para os Posers de qualquer tribo, citada ou não; procure saber mais sobre as coisas antes de se dizer um.

E então, Minna-san ? Gostaram ? Enfim, tenham gostado ou não, Comentem e enviem sugestões para o próximo Techyoo ! E até semana que vem. Ou não.