quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gringologia 2#


Hoooy Otakus Demoniacos o/

Hoje trago uma entrevista que encontrei num site sobre Animes Portugues, e é uma entrevista com Francisco Penim (director do canal Sic, e da Sic Radical).

É um pouco antiga, mas mesmo assim, pode trazer-nos algumas "luzes". Eu nao sei se existe mais algum ser deste lado do Atlântico a ler este blog, mas se existe, isto é bom sinal! o/
Anime Portugal - Sabemos que uma das suas paixões é o anime, como tal o que pensa do panorama da animação japonesa no nosso país numa altura em que apenas a Sic Radical aposta nas séries para os públicos adolescente e adulto?
Francisco Penim - Confirmo que gosto bastante de anime. O panorama não é famoso mas a Sic Radical tem tentado fazer bem o seu papel. Nem sempre consegue, mas a gente tenta.

AP - Poderemos ver no futuro na Sic Radical um programa dedicado à animação nipónica ou oriental e à divulgação de encontros, "cosplays", "sites", e publicações de animes e mangas em Portugal?
FP - Muito dificilmente.

AP - O que podemos esperar em termos de anime no futuro? Animes mais antigos que já passaram na RTP1 e na RTP2* ou animes recentes como o popular Full Metal Alchemist?
FP - A tentativa é ter animes mais recentes - os que temos no ar hoje têm todos menos de 5 anos.

AP - Muitas vezes os canais optam por repor algumas séries. Nunca pensou em voltar a passar os primeiros animes que passaram na Sic Radical? Tem sido dito que a Radical e a Dynamic estão de costas voltadas. É por isso que não são repetidas séries como Trigun e Escaflowne?
FP - Infelizmente é impossível voltarmos a passar os mesmos animes do início. Neste caso prefiro passar novidades. A Sic Radical e a Dynamic não estão de costas voltadas.

AP - Urusei Yatsura ou Lum, como ficou a ser conhecida em Portugal, começou por dar na Sic generalista de madrugada e veio mais tarde a passar na Sic Radical. Há a possibilidade de o anime One Piece vir a passar na Radical?
FP - Uma série que passe na Sic pode não estar mais tarde na Sic Radical. Por vezes isso acontece mas não uma regra de causa/efeito. O One Piece não está previsto para a Sic Radical.

AP - Qual é a série mais pedida pelos fãs?
FP - Neon Genesis Evangelion é de longe o mais pedido.

AP - Quais são as séries que mais gostou de ver? E das que passam actualmente no canal, qual pensa ser a melhor?
FP - Acho que o Cowboy Bebop foi a melhor série de anime que a Sic Radical já passou. Hoje o Last Exile é o melhor. E no futuro fixem este nome - Desert Punk.

* - RTP1/RTP2 , sao canais generalistas mais antigos da televisao portuguesa [50 anos... aproximadamente, acho que. ô.o