terça-feira, 5 de julho de 2011

PhilosoReview [#44]



Oi pessoal. Hoje vou fazer o Review de um animê que o Tachyoon pediu quando começou a comentar minha coluna... Eu tardo, mas não falho XD

Preparem-se para um texto cheio de inserções entre parênteses e Cliquem em Continue!




A história de FLCL (vulgo FuriCuri ou Fooly Cooly - seja lá o que isso significa) é uma paródia descarada de Evangelion. Uma proposta ótima. Uma execução difícil de digerir.

No começou da história somos apresentados ao protagonista apático e insistente em fugir da realidade ("Nada extraordinário acontece aqui, nesta cidade. Tudo é usual") e a ex-namorada de seu irmão, que insiste em usá-lo como substituto. Seguidamente, a chegada de uma louca (extremamente parecida com a Akira Kogami em sua aparência, por sinal) em uma moto (?) amarela, ela datropela o protagonista, seguindo uma inserção de um making-off, com os "atores"(os próprios personagens) comentando como aquela cena foi difícil, em seguida, a recém-chegada dá uma guitarrada na cara do menino, de cujo galo na testa futuramente nascerá um robô...

É um ritmo super acelerado e uma quantidade absurda de informações. Isso é FLCL. 

A arte é bonitinha, até. Eu gosto dos detalhes dos olhos. Mas em nada surpreendente, uma animação fraquinha...

encerramento (não há abertura), Ride On Shooting Star, é uma série de fotos de uma moto amarela, acho que foi a que "inspirou" a da Haruko...  Mas a trilha sonora de FLCL é um caso a parte, extremamente boa, pelo menos para quem gosta de rock... (pena que meu fansub não pôs legenda nelas T.T). As próprias cenas de luta foram "coreografadas" a partir das músicas. Um destaque especial para o tema do Atomsk, Little Busters. 

Sobre os personagens:

- Naota Nandaba: Garoto que leva uma vida "normal" na medida do possível e de sua realidade cujo surrealismo ele nega com todas as forças. Tenta ser indiferente a tudo, e ser mais maduro do que realmente é. Tem como exemplo o irmão, Tasuku, que joga Baseball nos EUA, uma vez que seus exemplos de adultos (seu pai, seu avô e sua professora) são totalmente deploráveis. Tirando a óbvia diferença de traços, parece bastante com o Shinji.



- Haruko Haruhara: Vulgo Mulher-Vespa (por conta da lambreta amarela), é supostamente uma investigadora de uma organização intergaláctica, que está atrás do pirata espacial Atomsk.  Tem uma pulseira que detecta as anomalias (tem lá outro nome para isso???) que ocorrem na cidade, e assim segue, com sua guitarra Rickenbacker 4001 sempre em mãos para lutar contra os robôs de, mais tarde, contra a própria Medical Mechanica, uma fábrica de robôs diretamente relacionada com Atomsk (até agora não entendi).



- Mamimi Samejima: Ex do irmão do Naota, agora chega quase a molestá-lo. Problemática, não vai as aulas, fica fumando em baixo de uma ponte, sempre procurando algo para cuidar, algo mais fraco que ela, a quem possa se dedicar. Piromaníaca, foi salva de um incêndio por Tasuku quando estava no primário, e ficou com ele até ele ir para os EUA e arranjar uma namorada. O projeta em Naota (sempre o chamando de Ta-kun), mas assim que este começa a ser mais livre, passa a projetá-lo em um gatinho que mora em baixo da ponte, supondo que ele nunca a abandonará...



- Atomsk: O Rei dos Piratas, e fugitivo da polícia espacial. É o ser mais misterioso da série, e é em torno dele que a mesma gira, fazendo tudo ficar tão confuso. Possui uma ligação com o passado de Haruko, sem mais. E é capaz de surgir quando o primeiro robô que saiu de Naota (Kanti) e o mesmo se fundem, frustrando os planos da Medical Mechanica, que pretendia usá-lo para capturar Atomsk.



Minha nota pessoal é 6, porque esse animê tem uma proposta de desconstrução do Mecha e do "Estilo Evangelion de Ser" além de diversas críticas socias e referências (muitas das quais realmente não pude entender) mas tudo isso misturado com o humor escatológico e a velocidade acima do normal (além dos mínimos 6 episódios - que ainda assim são difíceis de digerir....). Acho que se distribuíssem o turbilhão de informações ao longo de mais episódios (acho que não era essa a idéia afinal) ficaria muito melhor/mais compreensível (e olha que eu entendi Evangelion!).

Qualquer semelhança NÃO É mera coincidência.


P.s: Caçando imagens achei um povo bem fã da série, tinha gente até com tatuagem do Atomsk!

P.p.s: Mesmo consultando o Lancaster-sensei não pude acumular mais informações que isso. Desculpe, pessoal.

Té semana que vem, com mais um Review!