sexta-feira, 8 de julho de 2011

TOP5 [#2]

 

Eaí pessoal! Tudo bem? Estou aqui para continuar o TOP5, a mais nova coluna do Philosophy Otaku... E ao contrário do que pensou o Tachyoon, o meu post de hoje vai ser exatamente no mesmo estilo do meu segundo Review. Alguém lembra? Dúvido muito. 

Mas enfim, quem não se lembra, meu primeiro review foi de Host Club (um Shoujo badalado) seguido do de Evangelion (um Shounen clássico). Então hoje vou falar do top animês "cabeça", os mais complexos e filosóficos que eu já vi. Cliquem em continue.



5º Lugar – Ergo Proxy


Esse animê é bem num estilo Matrix, ou seja, ação, máquinas,  mas aquela pitada de filosofia pra atiçar os metidos a intelectuais, os "cult". Pseudo-intelectuais, como eu chamo. Tem um final bem hollywoodiano, mas é bem interessante, e com várias referências a filósofos e artistas (o próprio nome é um derivado da citação de Descartes - Cogito ergo Sum - Penso logo Existo). Mais informações, falem com o Lancaster-sensei, ele é especialista em achar informações subjetivas e citações filosóficas.

4º Lugar - Boogiepop Phantom



Boogiepop Phantom é talvez o meu favorito desses todos, mas é bem desconhecido e de difícil digestão. Cada episódio conta a história de um personagem diferente (todos afetados por um estranho Feixe de Luz que caiu na cidade há anos atrás). Seu desfecho une a história de todos, é aquele tipo de animê que pequenos detalhes fazem tudo ter sentido no final. Mas é pra quem se dedica, porque eu demorei três meses para terminar de ver e no final já não lembrava do começo T.T

3º Lugar – Ghost In The Shell



Clássico. Tem referências em vários animês, e conta a história de uma Cyborg com alma humana, num futuro em que quase ninguém é humano de corpo. Mas se você não tem um corpo fixo, você é você? Você tem essas memórias ou elas foram forjadas? Se você não tem memórias, como pode ter uma personalidade? E se não há personalidade, algo seu, sua alma... Você existe?
Pelo menos o primeiro filme (o único que eu assisti e recomendo).

2º Lugar – Serial Experiments Lain



Esse é o TOP dos cult... Fala de uma menina, sua vida forjada e computadores (interessante tecnologia de época XD)... Para falar a verdade o enredo não faz o menor sentido, mas tem entrelaçado em si todos os questionamentos existencialistas... E um ótimo final (eu pelo menos gostei).
Um detalhe que eu particularmente amo é a nota do começo de todos os episódios "Present Day. Present Time" Sugerindo que não precisa ser futurista para ser real e assustador. Muito pelo contrário. Pode acontecer com qual quer um, em qualquer lugar.



1º Lugar – Neon Genesis Evangelion



Aff, não preciso nem falar, não é? É um primeiro lugar mais pela repercussão do que pelo desenvolvimento do enredo (o mesmo vale para Lain). E ainda assim ninguém entendeu a proposta. Diferente dos outros, que são existencialistas/referenciais filosóficos, Evangelion tem muitas referências a religião... E um final (o verdadeiro final é o do filme, tá gente? Censuraram aquilo no animê) simples quando se entende a mensagem subjetiva - o que muitos tem dificuldade, e por levar tudo literalmente ficam achando que foi um final WTF?!



P.s: Todos são ficção científica, mas outros muito bons nesse mesmo estilo são as obras do recém-falecido diretor Satoshi Kon. Altamente recomendo Perfect Blue, Paprika, Paranoia Agent... 


Té daqui a quinze dias!