domingo, 6 de março de 2011

O Carnaval em Portugal

Hooy Otakus Demoniacos. Sentiram a minha falta?


É, eu sei que não.




Ontem estava a ver televisão e passou no Jornal da Noite uma referencia ao Carnaval do Brasil, e quase que por magia, lembrei me vos falar do Carnaval em Portugal.




Como sabem, ou deviam, aqui em Portugal ainda é Inverno, e tem estado frio. Ora, nós aqui não podemos andar com aquelas penas coloridas a dançar samba nas ruas (ainda que algumas pessoas o fazem) com este gelo!
E então, arranjamos outra forma de celebrar o carnaval… fazendo… Cosplay.
É meus Squaloes, Carnaval em Portugal é sinónimo de cosplay. (E de paródias também, já que os carros alegóricos tem quase sempre uma critica a alguma coisa)








Cristiano Ronaldo: O unico motivo pela qual Portugal é conhecido internacionalmente.







Eu vou passar á frente a parte da tradição e o carnaval da Ilha da Madeira (que é semelhante ao do Brasil)



Fantasias :


Aqui, quando chega á altura do Carnaval, as lojas enchem-se literalmente de perucas, roupas de fantasia, tintas para a cara, brinquedos para pregar partidas, bombas de cheiro, enfim, um paraíso para aquelas pessoas que aproveitam para usar depois perucas nos poucos eventos de Anime aqui da região. São coisas baratas, eu por exemplo, tenho uma peruca loira enorme, que me custou 2€ (cerca de 4 R$)
Aqui, o Canaval é sobretudo festejado por crianças que se mascaram como os seus heróis preferidos. (Ok, a definição de cosplayer não é muito diferente dessa – parei e fugi da pedrada).


Ok...O Homem de amarelo deve tar vestido do Homer Simpson (?)

Eu este ano, não devo ir ao cortejo da zona ver as pessoas, sobretudo crianças, a desfilarem, mas eu no ano passado já vi alguns mini-narutos, o que significa que tem aqui crianças (inclusive eu, quando era mais nova, que me vesti de japonesa – fuckyeah ) que fazem cosplay sem saberem sequer o que é. No entanto, 90% das crianças vestem-se de algum tipo de personagem desconhecido, como por exemplo bailarinas, princesas, piratas, e…




Sempre existe uma criança vestida de Teletubbie.



Carros Alegoricos:


Não. Não são com aqueles carros enormes, bonitos e coloridos com mulheres semi-nuas encima. Grande parte deles, têm caricaturas ou alguma critica indirecta a algum acontecimento actual. Obama por exemplo. Houve muitos carros com o Obama. (ou aquele com o Cristiano Ronaldo, que mostrei no inicio do post) E este ano, quase que aposto que vão haver muitos com o Carlos Castro e o Renato Seabra (por outras palavras, o crime do saca-rolhas)




Não me perguntem, porque eu nao sei.


And that’s what happen when:

Portugal tenta copiar o carnaval do Brasil. Existe aqui também samba e mulheres semi-nuas a desfilar, o certo é que está longe de ser igual e mais longe ainda de ter tantos adeptos. A temperatura não permite… E é certo que as celebridades ADORAM este tipo de eventos e participam sempre nos desfiles das cidades mais famosas.



Porque qualqure coisa relacionada com Brasil sempre tem tucano pelo meio.


Bem, acho que é tudo sobre o Carnaval de cá, que sinceramente nem é muito celebrado. Eu, pelo menos, gosto só do Carnaval pelos três dias de férias que ele me dá. Quanto ao carnaval do Brasil, o que sei, sei apenas pelo que vi na televisão. E a televisão mostra imensos brasileiros gostosos . Por isso, nos próximos dias, eu vou voar naquele tucano gigante do carro. Be Aware.