sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PhilosoNews [#13]



Estou feliz hoje. Fui aceita como membro num blog, não como staff (leu isso, Sawada?). Sem mais delongas, as notícias da semana são essas:

10. Banda Flow cria sua versão animada para lançamento de CD/DVD
O álbum (Flow Anime Best) será uma coletânea das músicas que a banda já lançou para animes como Naruto, Code Geass: Lelouch of the Rebellion, Eureka Seven, Heroman, e Persona -trinity soul-. Além do DVD bônus, a versão limitada do álbum também irá conter uma caixa especial com um livro contendo ilustrações dos 5 animês os quais a banda já teve músicas tema, e um livro separado com as letras e fotos dos membros da banda e mais ilustrações dos animes.As pessoas que comprarem o CD, o single do cover que a banda fará de “1/3 no Junjō na Kanjō” (tema de encerramento do anime Rurouni Kenshin) e um ingresso para a tour da banda de 2011 (dos dias 4 a 15 de Maio), poderão participar de um sorteio de entradas para os bastidores da tour. Fonte: Japan Pop Cuiabá
A versão animada é uma faixa extra do DVD (mas, podem imaginar como  um videoclipe animado). Os próprios membros da banda irão dublar.



9. Blu-Ray´s mais vendidos no Japão.
Adivinha quem ficou em primeiro lugar?
Segundo informa o site Oricon, no dia 20 de fevereiro K-On!volume 8
1º -  K-ON! (7 volumes) & K-ON!! (8 volumes, ongoing) – 520 mil cópias
2º – Bakemonogatari (6 volumes) – 331 mil cópias
3º – Macross Frontier (9 volumes) – 235 mil cópias
A versão em DVD do mesmo volume vendeu um pouco menos (3.178 cópias). O sucesso da edição Blu-ray se deve ao fato dos japoneses darem mais preferência a produtos em alta definição. O atual volume também encabeça a lista semanal de vendas do Oricon de 14 a 20 de fevereiro. É o segundo a aparecer na lista e o nono da franquia a alcançar o primeiro lugar. Fonte: ANMTV
tornou-se a primeira série de TV animada a vender mais de 500.000 cópias em Blu-ray no Japão. A edição do limitada do lançada em Blu-ray, vendeu 26 mil cópias durante os cinco primeiros dias de venda.
8. A Rumiko Takahashi não parou de publicar mangás
Eu nem sabia que ela ainda estava trabalhando. Li, há um séculos atrás, na revista Anime>Do, que ela era uma das mangakás mais bem sucedidas do Japão, e que o seu ritmo era tão frenético que trabalhava com 20 assistentes. Se essa última informação (a dos assistentes) era verdade ou não, eu nem posso confirmar. Sei que, foi estranho não ter mais notícias da mulher (depois do término de InuYasha). Pois bem,notícia velha, mas, como alguns só conhecem Ranma ½ e InuYasha. O nome do mangá é Kyokai no Rinne (publicado na antologia para garotos Shonen Sunday da Shogakukan).
Sinopse: A série conta a história de Sakura Mamiya, uma garota que ganhou o poder de ver fantasmas depois de um incidente quando criança, e seu colega de classe Rokudou Rinne, um garoto meio humano e meio shinigami que ajuda os espíritos a cortar seus laços com o mundo e finalmente passar pela roda de samsara, e renascerem. O mangá foi licenciado pela Viz Media, e está sendo lançado simultaneamente, os capítulos do mangá, para leitura online em inglês, assim como é lançado semanalmente no Japão. Fonte: Wikipédia
 
7. “Qual anime você gostaria de mostrar ao seu filho”?
Essa foi a pergunta feita pelo portal japonês Cobs Online. O resultado foi esse:
Eleitos pelo público masculino (272 leitores na faixa dos 20 anos):
1º – Slam Dunk – 23,9%
2º – Dragon Ball – 20,6%
3º – Doraemon – 19,9%
4º – One Piece – 17,3%
5º – Sazae-san – 14,7%
Eleitos pelo público feminino (538 leitoras na faixa dos 20 anos):
1º – Anpanman – 25,1%
2º – Doraemon – 24,0%
3º – Slam Dunk – 19,7%
4º – Manga Nippon Mukashi-banashi – 18,4%
5º – Sazae-san – 18,2%

Fiquei decepcionada…Slam Dunk em primeiro?

6. Qual o vilão que você não gostaria de ter como veterano no trabalho/escola?
A pesquisa foi feita pelo site Cobs, no final do ano passado, e foi divulgado essa semana. As faixas etárias foram de 20-29 anos:
Segundo o público masculino,com 270 votos, o resultado foi esse:
1º lugar -Freeza, de Dragon Ball Z (31.1%)
2º lugar – Jaian, de Doraemon (16.3%)
3º lugar –Kimio Nagasawa, de Chibi Maruko-chan (14.1%)
4º lugar - Nezumi Otoko, de Gegege no Kitarō (13.3%)
5º lugar - Light Yagami, de Death Note (8.2%) empatado com o persistente Muska, de Laputa: Castle in the Sky (8.2%)
Segundo o público feminino, com 574 internautas participantes:
1º lugar - Kimio Nagasawa, de Chibi Maruko-chan (33.5%)
2º lugar - Freeza, de Dragon Ball Z (23%)
3º lugar - Nezumi Otoko, de Gegege no Kitarō (20.2%)
4º lugar - Jaian, de Doraemon (16.4%)
5º lugar - Muska, de Laputa: Castle in the Sky (11.7%)

5. Dragon Ball Kai na Cartoon
A partir do dia 4 abril, sempre de segunda a sexta, ao meio-dia.
Dragon Ball Kai é a versão remasterizada das sagas Sayajin, Freeza e Cell da fase Z. A série, agora em alta definição, não possui mais episódios fillers característicos, e tem nova trilha sonora e dublagem. Fonte: ANMTV.
Algum fã (remanescente) de Dragon Ball?

4. Pirataria no Japão
E eu, na minha ingenuidade, achando que no Japão não havia pirataria no que diz respeito aos mangás. Porque pensa bem…eles vem de lá,certo? Aqui, quando queremos ler um título que nenhuma editora publicou, temos que garimpar nos scanlations. É uma coisa lamentável. Mas, fazê o que,né? Só que, os scanlations deixam de publicar determinado mangá quando uma editora decide publicá-lo. Parece que no Japão, as coisas são feitas meio que “por baixo dos panos”. Bem,exceto aquele site, J-Comic, do Ken Akamatsu (onde o down é permitido porque os autores concordaram com isso). Alguém coletou os tweets de alguns mankagás sobre o assunto. Ken Akamatsu diz que as scans ilegais “caíram na categoria de propriedades da internet[…]A única coisa que podemos fazer neste momento, é lançar o nosso próprio site gratuito com o sistema de propaganda atrativo para os visitantes”. Minako Uhida, autora de Unbalance Tokyo, falou que os fãs aproveitam as facilidades dos downloads, “sem perceber que estão causando muitos problemas”. Masami Yuko(Patlabor, Birdy the Mighty) sugeriu que a racionalização faz com que apenas "os melhores criadores,naturalmente, sobrevivam”.  A informação é do site ANMTV.

3. Shintaro tenta convencer editoras a participarem de evento
No meio de todo aquele rebuliço quanto ao projeto de lei “desenvolvimento de uma juventude saudável”, algumas editoras (e mangakás) haviam anunciado boicotar as suas participações no Tokyo Anime Fair International. Assim,o governador de Tokyo, enviou uma carta aos produtores e editoras de mangás, tentando convencê-los a comparecer ao evento, dizendo que deveriam trabalhar de mãos dadas (etc,etc). Mas, pelo que consta, “os rebeldes”não voltaram com a decisão do boicote.


2. Arriety é a Melhor Animação do Ano
O filme do Studio Ghibli e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, Karigurashi no Arrietty, ganhou o prêmio de Animação do Ano na 34ª Japan Academy Prizes, em Tóquio. Arrietty venceu longas como Colorful (Asention), Doraemon: Nobita no Ningyo Daikaisen (Shinei Animation), Detective Conan: The Lost Ship in The Sky (TMS Entertainment) e One Piece Film Strong World (Toei Animation).Outro filme do Estúdio, Gake no Ue no Ponyo, foi um dos ganhadores anteriores na mesma categoria. Ainda antes disso, Mononoke Hime e Spirited Away já haviam sido premiados como filmes do ano. Fonte: Estúdio Ghibli Brasil.
A história gira em torno de pessoas que medem 10 centímetros de altura (chamados de "borrowers",ou “mutuários”, em português). Eles moram no assoalho de uma casa. E, como, costumeiramente, acontece nos filmes do Estúdio Ghibli,há uma relação de amizade entre os protagonistas. Entre Arrietty (um dos pequenos) e um menino chamado Sho. (O roteiro não é original. Foi baseado numa série de livros de título “The Borrowers”).E eu louca pra assistir,torcendo pra PlayArte comprar os direitos…porque até onde sei, o  filme ainda está passeando por alguns cinemas do mundo…

1. Editora L&PM lançará mangás
“Mas, esperaí, a L&PM não é uma editora que publica romances?”. É,sim. Mas,ao que parece, ela quer se meter no ramo dos mangás. (Já imaginou mangás de bolso?). Bem, eu espero que o preço continue em conta (alguns livros da editora eram baratos).
Dois títulos da Shogakukan já foram licenciados: são eles: Solanin, de Inio Asano, e Boken Shonen, de Mitsuru Adachi, previstos para serem lançados no segundo semestre. As informações são do site Anime Pró.
E por hoje é só!
(algumas notícias sobre Hamtaro e Beyblade foram deixadas de lado porque aqui não tem mais nenhuma criança…assim espero).