quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PERFIL [#2]



Cardcaptor Sakura, Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE, Angelic Layer, xxxHolic, são algumas de suas obras conhecidas, o Perfil de hoje não fala sobre um mangaká, mas sim sobre um grupo, O CLAMP.

clamp

Em pé, da esquerda para direita: Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi. Sentadas: Ageha Ohkawa e Mokona.

Inicialmente com 11 integrantes, o grupo se reduziu, e hoje seus integrantes totalizam quatro. São elas: Mokona, Satsuki Igarashi, Tsubaki Nekoi e Nanase Ohkawa. Inicialmente seu trabalho baseava-se em séries já existentes, incluindo um doujinshi yaoi de Saint Seiya. Começaram a produzir histórias próprias em 1987 e em 1989 o mangá RG Veda foi publicado pela Revista Wings. A partir daí muitos obras de sucesso foram criadas, algumas delas como: Magic Knight Rayearth, Card Captor Sakura, Angelic Layer são publicados aqui no Brasil pela Editora JBC.

Muitas de suas obras foram adaptadas para animes e, frequentemente são convidadas a colaborar com trabalhos de outros mangakás, Code Geass é um exemplo disso, pois o design dos personagens foi feito pelo CLAMP. Para comemoração do 15º aniversário do grupo, suas atuais integrantes mudaram de nome, conheça abaixo um pouco sobre cada uma delas.

1 Nanase Ohkawa

Nome antigo: Okawa Ageha.

Idade: 43 anos.

Aniversário: 2 de Maio.

Cidade Natal: Osaka.

E a líder do grupo, responsável pelos roteiros dos mangás e às vezes de alguns animes. Também é quem negocia com as editoras e planeja as vendas. Aparentemente, não mudou seu nome por nenhum motivo especial além do aniversário do grupo.

2

Mokona

Nome antigo: Mokona Apapa.

Idade: 42 anos.

Aniversário: 16 de Junho.

Cidade Natal: Kyoto

É responsável pela maioria das ilustrações dos mangás. Seu nome também é o de um personagem de Guerreiras Mágicas de Rayearth, ×××HOliC e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE. Retirou o sobrenome Apapa por achar que soava muito imaturo.

3

Satsuki Igarashi

Nome antigo: Satsuki Igarashi (houve alterações na escrita em japonês).

Idade: 41 anos.

Aniversário: 8 de Fevereiro.

Cidade Natal: Kyoto

Auxilia nas ilustrações dos mangás, fazendo o desenho dos personagens de Chobits e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE e também é responsável pela coordenação de produção. Possui uma coluna mensal na Newtype Magazine. Seu nome é também o nome de uma personagem do mangá X.

4

Tsubaki Nekoi

Nome antigo: Mick Nekoi

Idade: 41 anos.

Aniversário: 21 de Janeiro.

Cidade Natal: Kyoto

Corrige as ilustrações dos mangás, auxiliando Mokona.é a ilustradora principal de algumas obras como Wish e Legal Drug. Mudou seu nome porque não gostava quando ele era lembrado como o mesmo de Mick Jagger (Rolling Stones). Seu sobrenome é também o sobrenome de uma personagem do mangá X.

Fontes: Clamp Project, Clamp-net.


É raro conhecer alguém que nunca teve contato com uma obra do CLAMP, pois além de um trabalho extenso, algumas de suas obras foram exibidas no Brasil, exemplos são: Cardcaptor Sakura e Magic Knight Rayearth, exibidos por emissoras de TV aberta. Apesar de sua temática mais utilizada ser o Shōjo, obras de outros gêneros também fazem sucesso, como X/1999, sua história envolve Drama e Ação.

Para mais informações sobre trabalhos acesse o site oficial clicando aqui. Lá tem uma lista todos os trabalhos e informações sobre os mesmos.