segunda-feira, 12 de julho de 2010

J-Style *ω* 29


Androginia

Yoo pessoas!
Tuudo bem?
O post de hoje foi bem caprichado então, espero que gostem =3
.

Fãns de J-Rock, J-Pop, Visual Kei e derivados conhecem muito bem a Androginia Japonesa, mas para a surpresa de quem conhece e de quem também não conhece é que a Androginia não é mais uma marca dos orientais, androginia agora é moda, no oriente...e no ocidente.



Androginia!

Para os leigos nesse assunto vai aqui uma definição da Wiki:
Androginia refere-se a dois conceitos: a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino nem feminino.
Pessoa que se sente com uma combinação de características culturais quer masculinas (andro) quer femininas (gyne). Isto quer dizer que uma pessoa andrógina identifica-se e define-se como tendo níveis variáveis de sentimentos e traços comportamentais que são quer masculinos quer femininos.”

Parece algo que você nunca ouviu falar??
Se enganou mocinho(a).
A androginia está presente até na bíblia. Se você já leu a bíblia ou não, sabe da “existência” de anjos e também que os anjos não têm sexo, em alguma passagem cita algo do tipo, em que os anjos eram andróginos.

Para ficar claro como é na atualidade, pense em uma banda japonesa que tenha estilo Kei.
Não coseguiu???
Então para ficar mais claro:

Esta banda é a PaRADEiS.
E esta banda é composta apenas por MENINOS. Entenderam agora?!?!

Mulheres que, se vestindo adequadamente, parecem homens e vice-versa.
Isso é a Androginia.
E por que vemos tanto disso no Japão?!?

O que acontece é que no Japão esse fenômeno encontrou um terreno fértil para se tornar algo culturalmente aceitável devido a vários fatores, dos quais se destaca o próprio biótipo dos japoneses. Pelo menos é o que afirma a pesquisadora Christiane Akune Sato, autora de "Japão -O Poder da Cultura Pop Japonesa" e com a qual eu concordo. >.<

Ela compara os biótipos ocidentes com os orientais. ‘No Japão, você olha e é um mar de gente parecida. Quase todos tem a mesma altura, cor de cabelo, tom de pele. Homens e mulheres, lá, têm diferenças sutis. E as pessoas costumam elogiar dizendo que aquele homem 'é tão bonito quanto uma mulher'. Como exemplo dessa valorização, Sato cita as próprias lendas do Japão. Ela conta que há uma história de um imperador que perde uma batalha contra um povo vizinho e pede que o filho caçula se fantasie de dançarina, seduza o rei inimigo e o mate. ‘Os japoneses contam, sem o menor problema, a história de um herói travestido, e ele ainda é da família imperial.’”

Realmente não dá para negar que os japoneses têm tudo a mesma cara T__T
E eu afirmo isso por experiência própria.
Na escola eu já fui confundida várias vezes com outras meninas e depois que eu dizia que não era a “fulana” a professora mandava: “aah, vocês são tudo igual, sempre confundo.”
Eu nem ficava put* da vida neah?? ¬¬
Pelo menos não fui confundida com nenhum menino u__u

Mas isso me faz aceitar a realidade cruel de que: japoneses são todo iguais!
Então isso explica porque vemos tantas meninas em bandas só de meninos (?)
A androginia está presente no Japão como uma característica, uma marca das bandas japonesas, tanto no J-Pop quanto no J-Rock.
E isso está mais que claro nessas bandas aqui:





Um exemplo clássico de androginia é o lindo e perfeito Bou, que é muito muito menina mesmo *-*



Mas eu mencionei no começo do post que a androginia não é mais coisa de japonês, certo?
Certíssimo.
De 2008 pra cá a androginia tem ganhado presença nas passarelas e também entre as celebridades. Essa coisa de ser uma mulher-homem ou um homem-mulher está ganhando mais espaço.
Em uma matéria eu li que:
“Androginia é a principal tendência da Semana de Moda de NY
Estilo masculino na moda feminina já é apontado como o forte da Primavera-verão 2008”
Tudo bem que foi em 2008, mas ainda pode ser visto a androginia claramente em bandas não asiáticas.


Bill Kaulitz vocalista da banda Tokio Hotel. É um menino lindo. Não sei, mas acho que tenho paixão platônica por ele ter um rosto feminino.


O modelo internacional Martin Cohn é um exemplo de androginia pura. Sua beleza feminina é muito aproveitada por vários estilista, que fazem roupas femininas pensando em Martin.

Esse menino é a coisa mais PER-FE-I-TA que eu já vi no mundo *-*
Ele se chama Presley e é o filho mais velho da modelo-atriz Cindy Crawford.
Eu  com certeza quero que meu filho seja ao menos cabeludo desse jeito *w*




Em uma reportagem bem lecal li que a androginia é:

Denominada como o terceiro sexo, a androginia ganha terreno no mundo dos ideais humanos. Seduz os dois lados e conquista pela incerteza. Olhares femininos envoltos em traços masculinos, da mesma forma que vozes masculinas delineadas pela sensibilidade feminina. O mundo da moda já os adoptou para a difusão de importantes campanhas. Um olhar diferente sobre uma tendência diferente.

No meu ponto de vista a androginia se aceita tão bem na sociedade é mais um passo para que preconceitos primitivos sejam cada vez mais enterrados. O mundo, ou melhor, as pessoas estão conseguindo aceitar mais fácil o diferente.

E é como nosso amigo Wiki diz:

Andróginos que prezam por sua androginia normalmente utilizam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para ressaltar a dualidade. Dado isso, tende-se a pressupor que os andróginos sejam invariavelmente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual (ou identificação sexual), ou seja a atração erótica por determinado parceiro. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais.




Créditos: Textos { Gritos de Expressão… , EGO , Folha Online , Fórum Anime Pró }
                 Fotos  { Google }




Haayy ~ ~
Ficamos por aqui pequenos
Tenham uma ótima manhã/tarde/noite/madrugada


Xoxo*