terça-feira, 28 de junho de 2011

PhilosoReview [#43]


Oi pessoal! Hoje vou fazer um Review que tinha dito que não ia fazer, mas em homenagem a Lau que me ama tanto...



Cliquem em Continue!




A história de Soul Eater é sobre uma escola em que artesãos e armas (pessoas que manipulam armas e pessoas que se tornam armas, respectivamente) convivem e aprendem a lutar. Sua missão é evitar o surgimento de Kishins, seres que causam o sofrimento e a loucura, e se alimentam de almas humanas.

Tudo começa quando a protagonista Maka e sua arma, Soul, devoram sem querer uma alma de gata imaginando ser uma bruxa - o que faz eles começarem da estaca zero novamente o processo de transformar Soul em um Deathscyth (armas foderosas usadas pelo próprio Shinigami).

Daí por diante ela volta para a escola, e conhece seus novos amigos e futuros companheiros de luta: Black Star e Death the Kid, que a acompanharão na luta contra... O mal *clichê*.

A arte é muito diferente daquela coisa monótona que já me encheu o saco... Tem alguns ângulos pouco favorecedores, é verdade, mas no geral é bonita e principalmente: INOVADORA!

Das aberturas, Ressonance e Paper Moon, a primeira é a minha favorita. A música envolve mais, a animação é menos cheia de spoilers...

Os encerramentos, I Wanna Be, Style, Bakusou Yumeuta e Strength, vão perdendo força. Eu adorei IWB e BY, mas os outros dois *torce o nariz*

Sobre os personagens:

- Maka Albarn: A protagonista, que mal aparece *gota*. Maka é uma menina com atitude, embora muito explosiva -mal de protagonista. Seu melhor momento é quando se deixa levar e quase sai do controle (no começo e no fim do animê) e o pior é quando tem seu "momento Seiya" enquanto enfrenta Asura (ou seria quando ela se dignou a discutir com o Black Star?).




- Soul Eater Evans: Cool. Palavra por ele mesmo usada, e que se encaixa muito bem aqui. Meu personagem favorito, Soul sai daquele perfil de homem que temos nos shounens em geral, se não fosse o próprio fator de comédia seria de uma seriedade e compromisso admiráveis. Não se entrega. Cumpre o que promete. É a arma da Maka, uma foice, mora com ela e tudo mais. Brigam constantemente mas formam um casal super fofo.



- Black Star: Idiota. Digo mais, idiota completo. Todo clichê de shounen em um só personagem. Praticamente o Naruto. Talvez um pouco menos sentimental. Só teve graça na primeira vez, depois passou a irritar, sempre com os mesmos motes, atrapalhando tudo. Sério, odiei.



- Tsubaki Nakatsukasa: Arma diversificada do Black Star, pode se transformar em várias armas ninja. Muito passiva, mesmo com toda a imbecilidade de seu parceiro, nunca age de forma impositiva e depois fica chorando o leite derramado. Quando resolve se impor - raras ocasiões - aí fica ridículo. Tem uma pendência familiar que cria aquele clima de mistério típico.



- Death the Kid: Filho do Shinigami, é o típico personagem super foda que se torna absurdamente inútil quando aparece o primeiro vilão. Se não fosse utilizado para fins cômicos por conta de sua mania de simetria seria ainda mais cool que o Soul. Quando decide investigar os acontecimentos pelas sombras é seu melhor momento (juntamente com o enfrentamento final).



- Elizabeth e Patricia Thompson: Vulgo Lizzy e Patty, irmãs gêmeas dizigóticas (diferentes - aprendendo biologia com a tia Pandora) que são o pesadelo do Death the Kid. São duas pistolas, mas uma é séria e medrosa e a outra é simplesmente boba. Ficam melhores lutando sozinhas do que com o Kid.



- Shinigami: Deus da morte (dã) super feliz (mesmo que misterioso) e diretor da Shibusen (a escola). Me lembra o Kaien Cross, em personalidade e histórico - feliz, mas poderoso e sempre com prioridades. Sua ligação com Kid parece superficial. Parece.



- Spirit Albarn: Pai da Maka, recém separado da mãe dela. Foco de comédia do animê, é raro ficar sério. Simplesmente adorável, faz de tudo para recuperar a confiança da filha. Nutre uma desavença com Soul o que piora ainda mais sua situação com Maka.



- Franken Stein: Antigo parceiro de Spirit (no qual causa arrepios), e atual professor da Shibusen. Tem alguns problemas em controlar seus distúrbios e flutuações mentais, mas sempre cumpre suas funções. Tem problemas com cálculos e coordenação motora. Parece mais com a Maka que o próprio Spirit, inclusive no fato de também enxergar as almas.



- Medusa: Bruxa cujos propósitos não ficaram muito claros para mim. Apronta a mais não poder, se infiltrando na Shibusen, tentando criar um Kishin e, ao não conseguir, libertando Asura. É óbvio que seu propósito era destruir o shinigami, mas o processo ficou confuso. Não era tão poderosa quanto parecia, apesar de difícil de matar.



- Chrona: Filho da Medusa, é usado por ela de todas as formas, tendo implantado em si a arma Ragnarock, se tornando um artesão diferente do comum. Mas é fraco e inseguro, mesmo porque seu histórico não é promissor... Acaba ficando amigo da Maka *clichê* e passando por muitas outras desventuras, antes de poder viver bem.



- Asura: O Kishin primordial, lutou ao lado do Shinigami até decair, traindo sua arma e passando a devorar almas humanas. O típico chefão final, mas é mais inseguro que Chrona - busca a loucura para escapar do medo, sua maior fraqueza.



Minha nota pessoal é 8, porque esse animê é muito divertido, a arte foge do habitual (Apesar do enredo ser aquele shounen de sempre) e o final - SIM, O FINAL! - é bom, apesar de ter sido vago quanto ao destino de alguns personagens. Quem disse que o final era uma droga entendeu tanto quanto entendeu o final de Evangelion. Sério pessoal, tentem ver as coisas menos literalmente, vocês se tornarão pessoas menos limitadas ou seu dinheiro de volta.



Té semana que vem, com mais um Review.