domingo, 22 de agosto de 2010

Death Note, o triller que abalou a Jump! [PhilosoReview 2/2]


Oi, oi! Continuando sobre Death Note... (e por favor, se puderem, comentem, isso me estimula a continuar, registra que vocês leram e deixa o Sawada-kun feliz).




Sobre a história, é um roteiro policial, com toques de suspense e sobrenatural isso só por conta do shinigami ¬¬`, mas tudo bem... e relata a trajetória de Raito Yagami tentem por isso ao contrario, para ver o que sai, um jovem de mente privilegiada, que ao se deparar com um caderno cujos poderes são matar aquele cujo nome nele seja escrito, resolve limpar o mundo
dos maus e injustos, criando um novo e puro mundo, se tornando Kira um trocadilho idiota com o nome killer, assassino em inglês. Mas como o próprio Ryuuk observou, continuando com isso, ele será o único impuro no novo mundo por ele criado...


Cliquem em Continue para ver o Review!




A arte do animê é realista, em seus cenários, é perfeita, os
shinigamis são um pouco exagerados, e os homens, bonitos. As mulheres... Bem, deixam a desejar. Mas o próprio desenhista admitiu que desenhar mulheres (sem que elas ficassem idênticas entre si) sempre foi um grande desafio para ele.



A primeira abertura é enganosa pra KRLHO, dá a impressão de ser mais um típico shounen, com direito a protagonista heróico, vilão e mocinha. Mas se você presta atenção a letra da música (que é muito boa, por sinal), percebe o engano. A segunda é regada pela minha banda japonesa favorita (talvez a única que eu realmente goste), Maximum The Hormone. E é o tipo de abertura em que toda vez que se assiste, se descobre novos fatores.

Os encerramentos tem uma animação fraquinha, mas a música do último é uma das minhas favoritas do MTH.

A história é boa, e convence, de início, mas perde um pouco o ritmo, lá pelo episódio 33... Mas a gente perdoa, afinal, são só 37 capítulos mesmo... Sua principal vantagem é nos mostrar que nem sempre os protagonistas são heróis de boas intenções, e os antagonistas vilões terroristas. Em Death Note, ninguém é bom, ou mau. São humanos, e tem seus defeitos e qualidades.


Quanto aos personagens:



Raito Yagami: Jovem gênio do mal que quer melhorar o mundo. Estava indo bem, mas como toda e qualquer forma de poder corrompe, ele acaba por acreditar que se tornaria o Deus do mundo que criaria, e, para alcançar seu objetivo, passa a matar até mesmo inocente, usa sua filhadaputísse lábia para manipular a maioria do elenco.

Ryuuk: Shinigami que, por tédio, resolveu movimentar o mundo dos humanos, oferecendo a eles um caderno da morte e ver o que acontece. Ele que esclarece a Raito as complexas regras de uso do Death Note. É o foco de comédia nonsense do elenco. Tinha que ter, senão os espectadores morreriam de tensão. Maçããããã...

L: O detetive. O maior detetive do mundo, para ser mais clara. Confronta Raito diretamente para checar se ele é ou não Kira. Acaba formando uma equipe só pra caçar Kira, e resolve utilizar a inteligência de Raito para seus próprios interesses, o que parecia um erro. A verdade é que ele queria vigiar o protagonista de perto. Para contrariar todas as expectativas, se torna amigo de Raito. Na medida do possível, é claro, e isso destruiu o esquema mocinho-melhor amigo-aventura tão comum na Jump.

Soichiro Yagami: Pai de Raito, chefe de polícia. Um bom homem, com os melhores princípios morais. Dá tudo de si, trabalhando a exaustão, para parar Kira, pois o considera o pior tipo de homem, que se faz de justiça e se dá o direito de julgar os outros. Mal sabe ele que Kira está realmente próximo, e utilizando as informações que consegue com ele para driblar a polícia.

Misa Amane: A mocinha? Apesar de sempre ser retratada como retardada pelos fãs, é uma garota de inteligência comum se você ignorar que ela é lolita, apresentadora de televisão e LOIRA, talvez você quase acredite que ela poderia ser inteligente que consegue um Death Note. Como admira Kira, vai atrás dele e faz de tudo para o ajudar, com a condição de que ele namore com ela.

Remu: Shinigami fêmea que deu um Death Note para Misa. Ela é extremamente apegada a Misa, e guarda um importante segredo sobre os shinigamis.

Touta Matsuda: Policial novato, e totalmente inexperiente. Meio que concorda com o Kira, de início. Atrapalhado, prejudica as investigações, por vezes. Mas no meio da história, se torna mais importante, deixando o foco cômico do enredo, e se tornando importante para o desfecho da história.

Shuichi Aizawa: Policial sério, possui uma familia para zelar, e teme por ela ao se juntar na equipe anti-Kira. Mas é de grande ajuda, principalmente no arco M e N.

Teru Mikami: Seguidor de Kira, é utilizado por Raito para driblar as investigações, substituindo Misa como o segundo Kira. É promotor de justiça, mas teve sua visão de mundo deturpada ainda quando criança. Não teve um fim feliz.

Kiyomi Takada: Jornalista que se torna o Arauto de Kira, conheceu Raito ainda na faculdade, foi sua namorada, inclusive. Teve um final ainda pior do que o de Mikami, o que demonstra que a visão de justiça de Raito era imperfeita.

Near: Cria uma agência só para caçar Kira, em conjunto com agentes americanos, a SPK. Infantil, mas inteligente. Quer superar L, assim como seu rival, Mello.

Mello: Se associa aos baixos, como a máfia, na tentativa de capturar Kira e superar L e Near. Acaba ajudando o rival, ao falhar em seu próprio plano.


Uma curiosidade sobre Death Note, é que apesar de todas as metáforas subentendidas pelos fãs, o autor afirma ter feito tudo de forma aleatória, sem referências, como o caso da maçã, que ele pôs por ser engraçado, e nós cristãos nos lembramos do pecado original. O próprio autor da história é um mistério, pois ele nunca apareceu em público (nem o desenhista o conhece), e não se sabe nem se ele é homem ou mulher, por causa de seu nome dúbio.

Minha nota Pessoal: 9

Minha nota pessoal é 9, pois Death Note é empolgante, bem feito e convincente. Fácil de se acompanhar, não é o tipo de suspense pesado, que te cansa. Os personagens são carismáticos, e o final é bem estruturado e guarda um ótima lição. Confirmando as minhas suspeitas, nenhum ser humano pode tomar para si o direito de ser... A Justiça.


Até semana que vem, com mais um Review.