quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PERFIL [#3]

Olá seres humanos manipulados por homenzinhos verdes. Para o Perfil de hoje temos a biografia de Junji Ito, a pedidos do Anjoninja.



4 Nome completo: Junji Ito
Idade: 47 anos
Cidade Natal: Provincia de Gifu
Aniversário: 31 de Julho
Trabalhos: Uzumaki, Tomie, Gyo entre outros.

Conhecido por ser mangaká de Uzumaki, Junji Ito começou a desenhar inspirado por trabalhos de sua irmã mais velha e em trabalhos do Mangaká Kazuo Umezu. Tomou gosto pela temática de horror e, em 1987 ganhou um prêmio com a publicação de uma história para a revista Gekkan Halloween. Em 1990 largou a profissão de Dentista para de dedicar a criação de mangás. Ito estabeleceu sua reputação com histórias de horror publicadas em revistas para meninas. Porém, com o sucesso de Tomie seu trabalho ganhou maior projeção e suas obras passaram a ser publicadas em outra revista, a Big Comic Spirits. Em 1998 começou a publicar Uzumaki e logo em seguida Gyo, ambos publicados na mesma revista.

bw_dimebag_darrell

Devido ao sucesso de suas histórias duas de suas obras, Tomie e Uzumaki, foram adaptadas para filmes. Tomie teve uma série de oito filmes, são eles: Tomie (1999), Tomie: Another Face (1999), Tomie: replay (2000), Tomie: Re-birth (2001), Tomie: The Final Chapter -Forbidden Fruit- (2002), Tomie: Beginning (2005), Tomie: Revenge (2005), Tomie vs Tomie (2007). Uzumaki teve apenas um filme, produzido no ano 2000 e dirigido por Higuchinsky.

ito_tomie Junji Ito explora ao extremo os temas de suas histórias, porém sem as tornar repetitivas. Em Uzumaki, por exemplo, os espirais estão por todos os lados, nas plantas, em pessoas, animais, em ruas, etc. Além disso, suas obras seguem a ‘regra’ de outros mangás de terror, com história sem muito nexo, e sem aquela série de explicações, que acostuma-se a ver em filmes americanos, por exemplo. Em Gyo, outro de seus mangás, a história não é contínua, ou seja, cada capítulo se foca em um tema fechado, existe uma história base mas seus capítulos não tem nenhuma ligação importante a ponto de se perder na história ao deixar de ler alguma parte.

Os temas abordado por Ito são surreais, e ficticios ao extremo. Nada do que se está acostumado a ver em filmes de terror. Criaturas estranhas, peixes com patas que não são patas invadindo cidades, com direto até à Baleia ambulante! Garotas que voltam a vida e multiplicam-se em proporções assustadoras, e outras bizarrices.

7b389f491dd274a256fd93b1dc62838a

Fontes aqui, aqui e aqui.

Para mais informações acesse: Site oficial do filme Tomie (clique aqui), site oficial do filme Uzumaki (clique aqui)