domingo, 27 de junho de 2010

PhilosoReview [#3] 2/2


Oi gente! Primeiro eu gostaria de me desculpar infinitamente por não ter postado isso semana passada. Sabe como é, final de semestre + três simulados de noventa questões = morri.

Enfim, voltando ao assunto, vim terminar o que comecei. O post de Vampire Knight.



Sobre a história, são 13 capitulos a primeira temporada, mais 13 da segunda temporada (VK Guilty) que contam a história de Yuuki Cross e suas desventuras amorosas. Esclarecendo: Ela tem um vampiro lindo e todo cheio de pose que a salvou quando criança e um amigo-de-infância-quase-que-irmão ali, bem ao lado dela. Além do típico dilema qual eu escolho? Yuuki tem que enfrentar vários outros problemas, como controlar a turma noturna da escola onde estuda (toda composta por vampiros), para que eles não ataquem nem se revelem para a turma diurna. Para isso conta com a ajuda de Zero, monitor do comitê disciplinar como ela, de Kaname, que controla os vampiros segundo uma hierarquia toda especial criada pela Matsuri Hino, e com as pastilhas de sangue, que alimentam os alunos mais sedentos.

Já que eu mencionei a hierarquia, expliquemo-na:

Em primeiro lugar, vem os puro-sangue, vampiros que jamais se misturaram com os humanos, procriando-se entre si, e que são os fodásticos da história. O ponto principal é que eles são os únicos que podem transformar humanos em vampiros.

Depois os nobres, que possuem alguma influência humana, por isso perderam um pouco de seu poder de super-vampiros, mas mantém força o suficiente para ter uns poderzinhos bacanas que rendem lutas bem interessantes em VK.

A classe C (os anteriores são A e B ¬¬'), que são vampiros comuns.

A classe D, que são humanos transformados em vampiros.

Por fim, os nível E. Sim, tem isso. E são os vampiros que já foram humanos, mas que não compartilharam o sangue daquele que os transformou, se bestializando e tornando-se animais sem consciência própria, criaturas medonhas e perigosas, que os próprios vampiros, como os nobres, caçam, em pró de manter sua existência em segredo.

A arte do animê é boa, apesar de eu preferir a do mangá. O desenvolvimento do traço da autora é claro, e é interessante acompanhar isso. Na segunda temporada, a mudança de estilo é visível, e os personagens se tornam mais adultos. O cenário é bem escuro, mesmo na escola, mas o cenário um tanto europeu da cidade (quando esta aparece) é bonito e fácil de se apreciar.

A primeira abertura é uma das minhas favoritas, de muitos animês que eu já assisti. A letra da música é bonita, o ritmo te envolve e a animação é ágil.

O encerramento tem uma bela música, também, mas a animação é muito parada, deixa a desejar.


A história é clichê, mas surpreende. Tem muita ação e sangue para um shoujo, e o enredo que parece simples, se abre em um leque de incoerências seguidas de revelações incríveis.

Quantos aos personagens:

Yuuki Cross: Garota que perdeu seus pais muito jovem, e, junto com eles, sua memória. Enquanto busca a verdade sobre seu passado, tem que enfrentar problemas com os vampiros, que tem uma predileção aparentemente inexplicável por seu sangue.

Zero Kiryuu: Rapaz mal-humorado que cresceu com Yuuki, trabalha com ela e a ajuda a maior parte do tempo, pois seus pais eram caça-vampiros. Por estes últimos terem sido mortos por vampiros, nutre um ódio profundo por toda a "espécie". Tem um passado nebuloso e um complexo de vingador irritante.

Kaname Kuran: Vampiro que salvou Yuuki quando ela era pequena, é muito presente na vida da garota. Mas é uma pessoa manipuladora, que tem muito a esconder por trás da aparência gentil e disposta a ajudar.

Kaien Cross: "Pai adotivo" de Zero e Yuuki, capaz de descontrair a tensão do animê. Mas nem tudo são flores, e o diretor e criador do colégio Cross também tem muito o que esconder.

Touga Yagari: Caça vampiros amigo de Kaien, adepto da politica "vampiro bom é vampiro morto". Disposto a mudar isso, Kaien o convida para ser professor da turma noturna. Mas para quem isso é mais perigoso, para os vampiros ou para ele?

Takuma Ichijou: Melhor amigo de Kaname, vice-persidente do dormitório da Lua. Super simpático, prestativo e fofo, realmente não parece um vampiro. Mas as aparências enganam tanto...

Aidou Hanabusa: Vampiro popular no colégio, um dos principais problemas da Yuuki no começo do animê. Abusado, vive quebrando as regras.

Kain Akatsuki: Vampiro "cool" com um sério problema: É incapaz de fechar os botões da própria camisa. Sempre acaba sofrendo as conseqüências dos atos desmedidos do primo Aidou, além de viver um amor não correspondido.

Ruka Souen: Vampira linda, e ciumenta. Vive uma paixão platônica e doentia por Kaname, apesar de ser solenemente ignorada por ele.

Senri Shiki: Modelo e caçador de nivel E nas horas vagas, esse vampiro está sempre entediado, e parece realmente um personagem sem importância, até a segunda temporada...

Rima Tooya: Modelo no mundo dos humanos, assim como Shiki, serve para demonstrar que os vampiros influem no mundo humano, pois todas as grandes estrelas seriam na verdade, vampiros. Leal, é quem alimente Shiki com quilos e quilos de palitos de chocolate.

Curiosidade: Vampire Knight é uma homenagem e possui várias referências a Shoujo Kakumei Utena. O sobrenome de Zero é o mesmo de Touga, e o primeiro nome de Yagari é Touga. A cena do Kaname salvando a Yuuki criança é muito semelhante a do Dios salvando a Utena, e a melhor amiga da Yuuki, assim como a da Utena, se chama Wakaba. Matsuri-san homenageando Saito-san!

Minha Nota Pessoal: 8

Minha nota pessoal é 8, pois esse é uma animê que vale a pena, tem um ritmo interessante, e uma trama além do melodrama romântico de sempre. Tem ritmo, e planejamento. Agora só falta uma terceira temporada, pra acompanhar o mangá, por que o fim da segunda foi digno de escrever o nome da Matsuri Hino no Death Note.
Até a próxima pessoal!