quarta-feira, 7 de setembro de 2011

POKÉMON e NINTENDO 64


Eaew leitores, como eu Wes Shinigami estou correndo sérios riscos de demissão por causa de competitividade de colegas de trabalho, saquei que a Game Over de hoje tinha que ser algo grande, então nada melhor e tão grande quanto Pokémon, essas sete letras juntas sempre dão IBOPE!


Quem aí nunca ouviu falar de Pokémon? Até minha tiazinha do interior já ouviu sobre, e tem uma camiseta do Pikachu!
E você otaku perspicaz sabe que Pokémon não começou nos animes ou mangas, sim Pokémon começou como jogo eletrônico para o portátil Game Boy em 1996 e desde então você encontra até papel higiênico do Muk (???), tudo a ver!

Enfim eu deixei de ser Nintendista a um bom tempo e por isso não tenho muitas noticias dos games de Pokémon atualmente, mas como todo bom gamer eu já tive minha fase Nintendista, e por mais que os gráficos não ajudassem muito, coisa e tal, eu amava jogar Pokémon no Nintendo 64, e é sobre esses jogos que vamos falar hoje!

 "Nintendo 64 edição especial limitada Pokémon"

Pokémon direto do túnel do tempo.......e isso não é o Vídeo Show!

É só clicar no “pokeContinue”.........


Hoje em dia graças ao nossos amigos hackers que não tem namoradas ou vida social, temos a dádiva de ter um Nintendo 64 no nosso PC, e sim, qualquer PC com 256 MB de memória roda o emulador Project 64 por exemplo! Mas eu apesar de já ter desfrutado do emulador, tive o prazer de ter um Nintendo 64 em formato de console mesmo, com todos aqueles fios e controles enormes e pesados, nesses tempos eu amava jogar Zelda Ocarina, mas nem só disso eu vivia, jogar Pokémon Stadium era minha segunda paixão!

Então hoje a Game Over fala sobre os títulos da franquia Pokémon para o saudosista Nintendo 64 ( é tão old school, eu preciso, é uma maldição eterna).

Hey You, Pikachu!
1998 no Japão e 2000 nos EUA


Dessa nem eu sabia, mas o game “Hey You, Pikachu!” foi o primeiro game de Pokémon para Nintendo 64, eu só fui conhecer ele depois do “Stadium”, até porque o mercado de games aqui no Brasil na época do N64 não era lá grandes coisas como é hoje.

Hey You Pikachu! Foi lançado em 1998 no Japão e em 2000 nos Estados Unidos e por conseqüência disso lógico que no Brasil demorou bem mais tempo pra chegar, se bem que eu não conheço ninguém que tenha jogado esse game realmente por aqui, falo no console.

O game marcou historia por ser o primeiro game no mundo a ser jogado através de reconhecimento de voz, o jogador tinha um parceiro Pikachu no game e tinha que lhe dar ordens por um microfone que acompanhava o cartucho do game em um pacote todo especial que brilhava os olhos de qualquer gamer fanático e fã de Pokémon.


O marketing em cima do game foi forte, e quando eu digo forte , foi forte mesmo, até o Jornal Nacional da vossa querida TV Globo citou o game, que título hoje em dia consegue isso? Globo morra!
Mas enfim nem só de marketing vivem os games, e quando a crítica colocou suas mãos no título foi um verdadeiro massacre Pokémon!



A crítica alega até hoje que o game é simplório demais, e o Pikachu só reconhece 200 palavras. Mas também existem pessoas que dizem o contrário e que a beleza do game está justamente na simplicidade e diversão.

Crítica do Wes:

Olha sei não viu, dizem que o Pikachu era meio surdo e você tinha que repetir trocentas vezes a mesma palavra pra ele entender, e dizem também que o jogo era um fiasco pois era curto demais e você tinha que soltar o Pikachu que era selvagem, na natureza no fim do jogo. Sem contar que o custo – beneficio do título era bem salgado por acompanhar um microfone que só servia pra um determinado jogo. 

Pokémon Puzzle League
2000 nos EUA


O primeiro e único título da franquia Pokémon que é bem fiel ao anime, e também o único game da série a não ser lançado no Japão! Pode?



Não a muito o que se falar do game a não ser que ele se trata de um PokeTetris!




Crítica do Wes:

Tetris eu jogo naqueles brinquedinhos do R$1,99!


Pokémon Snap
1999 no Japão e nos EUA



Esse título é um dos primeiros spin-offs dos games de Pokémon, nele o jogador controla um fotógrafo que tem como objetivo capturar o melhor ângulo nas fotos de cada Pokémon que ele avista no caminho.
A “engine” do jogo é parecida com a dos jogos de tiro em 3ª pessoa, mas o jogador é fixo em um trilho onde o “carrinho” percorre um caminho pré-determinado.

 
Conforme os ângulos pontos diferentes são atribuídos ao jogador, ainda são concedidos pontos extras a Pokémons raros fotografados. Fotos bem enquadradas e fotos de grupos de Pokémons também são bem pontuadas.



Crítica do Wes:

Esse eu joguei e apesar de parecer bem simples a diversão é garantida! É meio que um safári Pokémon, você vai avistá-los em seu habitat natural e vê-los bem de pertinho, na minha opinião esse é o primeiro jogo que te põe realmente dentro do mundo Pokémon, apesar de você não capturar e não batalhar com nenhum monstrinho. Enfim eu me sentia dentro dos cenários.


O jogo tem umas pegadas bem legais como atirar maçãs para atrair Pokémons para bons ângulos nas fotos, tocar uma flauta pra fazer Pokémons reagirem, e bombas de gás para enfurecer os Pokémons mais raivosos. 


Ah ! E tem algumas sacadas para se ver alguns Pokémons raros! É entrar de cabeça no mundo Pokémon, muito bom mesmo! 

Pokémon Stadium 1
1999 no Japão e 2000 nos EUA


Esse título nada mais é que: Batalhando contra Pokémons! Mas sem sombra de dúvidas foi e ainda é o sistema de jogo Pokémon que ainda faz sucesso nos consoles não-portáteis da Nintendo.

 
Pokémon Stadium foi o primeiro game do Nintendo 64 que realmente testava seu conhecimento do universo Pokémon, nele você tem que saber que tipo é mais forte ou mais fraco que o outro, e também manjar de movimentos estratégicos que dão vantagem durante as batalhas.

O que era realmente inovador, foi a possibilidade de transferir seus Pokémons do Game Boy com o Transfer Pak do Nintendo 64, assim possibilitando batalhas entre os jogadores de Game Boy dentro do Stadium!

 
O game contava com várias opções de linhas de batalha, e tinha varias áreas como a torre dos ginásios e um “Lab do Professor Carvalho”.

 
Um destaque também vai pra área de minigames muito divertidos e competitivos.

Crítica do Wes:

Pokémon Stadium era e ainda é minha segunda paixão no N64 depois de Zelda, e olha que eu nem tinha o Transfer Pak e nem o Game boy.
Muitos pontos do game sofrem de críticas severas, como você não poder evoluir Pokémons dentro do jogo, isso seria muito legal dentro das batalhas. Outra coisa é você não conseguir aumentar o nível de seus Pokémons e não atribuir novos movimentos sem ter um Game Boy e um Transfer Pak.

 
Na verdade Pokémon Stadium foi um jogo feito para andar de mãos dadas ao Game Boy, mas que não perde a diversão em ser jogado sem o amigo portátil.
Os minigames realmente são bem divertidos e é uma ótima fonte de competição multiplayer.


A um tempo atrás quando descobri o emulador do N64, finalmente consegui transferir meus pokes do  emulador do GB para dentro do “Stadium”, foi tipo ......surreal, depois de tanto tempo......


Mas umas coisas também me aborreciam no “Stadium”, tipo tinha um Raichu que tinha o movimento “Surf”, então era muito difícil derrotar ele, pois pokes de terra que eram fortes contra ele, morriam de primeira ao receberem um “Surf”. Minha saída foi usar um poke do tipo planta, e depois de muitas partidas demoradas consegui vencer, pois a “engine “ do sistema de tipos Pokémon também é bem falha, um choque do Raichu detona um poke do tipo planta pequeno como um Bellsprout por exemplo, vai entender!

Pokémon Stadium 2
2000 no Japão e 2001 nos EUA

Idêntico ao “Stadium 1”, a diferença foi a inserção de novos Pokémons, e algumas novas áreas dentro do game, mas nada que surpreendesse.


Crítica do Wes:

Eu sei que apesar de idêntico ao 1º e com mais Pokémons, eu ainda gosto mais do 1º, vai entender!


Bom aqui chega ao fim nossa viagem ao mundo Pokémon dentro do Nintendo 64, espero que tenham gostado e lembro que não se precisa mais do console, então quem quiser se divertir com um desses títulos é só baixar o Emulador Project 64 e as Roms do N64.

Aqui é Wes Shinigami mais problemático e saudosista que nunca, desejando um ótimo “pokedia” para os leitores da Game Over!