terça-feira, 16 de agosto de 2011

PhilosoReview [#50] - Especial de Despedida do PReview






Não posso mais fazer o PhilosoReview, sinto muito. Sem mais.



A história de Philosophy Otaku é sobre a jornada de um garoto misterioso chamado Sawada, que tenta conduzir seu grupo ao reconhecimento nacional na área informativa.

Essa série tem várias perspectivas diferentes, mas eu comecei a acompanhá-la pela perspectiva de Pss, uma típica “amigo do protagonista” – aquele noob que no começo só dá problema, mas é esforçado e acaba se tornando de grande ajuda (?) para o grupo.

A história é confusa, tem muitas idas e vindas, conflitos humanos, despedidas dramáticas e mudanças inesperadas , não é o tipo de coisa que eu gosto. Mas os personagens me envolveram e me apaixonaram, e eu acabei por ficar.

Sawada tem uma abordagem errada, seus objetivos são confusos, mas ele tenta, e na maior parte do tempo, consegue. Mesmo porque tem muita gente que confia nele e sempre está ao seu lado para o que ele precisar.

Além do mundo que os personagens percorrem, também temos o único ponto fixo de encontro do grupo e seus amigos – uma taverna chamada O Chat. É lá em que os maiores acontecimentos ocorrem, sejam conflitos ou boas-vindas a recém chegados. Além d’O Chat, há também uma dimensão alternativa conhecida como A Realidade, onde poucos conseguem chegar, mas em algumas datas do ano um portal se abre e eles conseguem se reunir. Como almas em um Samhain.

A arte é meio parada. Sei lá, acompanhei desde o laranja-enjoô até o atual azul-felicidade forçada. Mas combina com o clima da história. É um fator bem polêmico em Philosophy Otaku – sabe aquelas coisas quem tem gente que odeia, e tem gente que ama? Praticamente uma Haruhi Suzumiya.

OFF: Lembro do tempo em que a descrição dos filósofos era no sidebar e todos os Banners eram de KHR... Os Banners de coluna eram sempre em tons pastéis...

A trilha sonora já teve de tudo. Música “ao vivo” por parte de um dos integrantes, músicas parodiadas, uma vez a cada quinze dias o leitor/espectador escolhe as músicas-tema...

Sobre os personagens:


Os que ainda integram o grupo:

- Sawada Law: Um alien que veio a terra e agora tenta manter unido um grupo para conseguir chegar ao Wordpress. Atencioso, exigente e ambicioso, Sawada quer chegar longe, mas não acredita no próprio potencial. Seus estranhos poderes originaram a seita sawatanica, e pode se observar alguns traços de sua personalidade em seus subordinados (?!). Além de ter dificuldades em lidar com o grupo, o que faz ele ter umas crises emo fraquejar, não tem o retorno necessário. Um ponto frequente de conflito é a sua identidade. Misterioso, ninguém conhece seu rosto, idade ou nome real.



- Itachi: Primo de Sawada, o ajuda na administração do grupo. Também não se sabe muito sobre ele, além da sua conflituosa relação com os hamsters – apesar dele ser menos reservado que o primo. Não é muito participativo, mas é uma boa pessoa.


- Haiame: A filha do rei do Reino do Dragão Celeste Alado Azul do Norte com a mais bela Sacerdotisa da Floresta Escura do Sul. Morava no reino de Kyoukushou, quando este foi destruido ela foi obrigada a casar com o príncipe do reino inimigo, Timulus. Na fuga ela conheceu Sawada e eles criaram laços estreitos, afinal, tem os mesmos objetivos e táticas para o grupo. Sem papas na língua, tem muitos inimigos.



- Láu: Todo animê tem aquele personagem cuja origem é diferente da dos outros. Esta é Láu. Presente no grupo apenas como projeção holográfica, é uma peça chave para o bom funcionamento das relações internas.



- Sweet Heart: A menina graciosa que entrou no grupo para suprir um défict lucrativo (?) do grupo, com algo no mínimo inusitado. Roupas e acessórios. Ela é brilhante, nos dois sentido da palavra. Ficou sumida por um tempo, mas está de volta.


- Anjo Ninja: Sabe aquele personagem odiado, que briga com todo mundo, só atrapalha o grupo e todo mundo se pergunta o que ele está fazendo lá? Esse era o Anjo Ninja. Geralmente torcemos para que ele tenha uma morte bem dolorosa e pare de encher o saco. Mas o Tenshi não. Ele evoluiu. Absurdamente. A ponto de não ter como dizer que é a mesma pessoa. Virou o tipo de pessoa que você tem vontade de apertar e não deixar ir embora nunca. Gentil, engraçado e companheiro, é aquele amigo para todas as horas. ainda acho que é outra pessoa –q


- Rodrigo: Todo grupo tem um deslocado. Esse é o Rodrigo. O Guerreiro, como classificou o Sawada. Namorado da Pss, é a pessoa que menos se encaixa no grupo em termos de conhecimento e interesse, mas é uma pessoa bem disposta e paciente. O cara do esquilo. Carismático, fez amizade com todos rapidamente e hoje, mesmo com a falta de conhecimento, participa ativamente no grupo. Ensinou a todos o significado de procrastinar ¬¬’.

Acho eles parecidos sim, morram de desgosto.

- Otaking: Sabe aquele personagem super fodástico, mas com a saúde frágil por isso raramente aparece? Esse é o King. Ele é muito bom no que faz, mas geralmente não aparece no grupo. Mantém contato com o Sawada, mas o resto do grupo raramente fala com ele.

Forcei, eu sei.

- Akemi: Garota competente, mas que volta e meia some do grupo. Trouxe para o lado do Sawada vários colaboradores, mas principalmente, a Ryane.



- Ai: A responsável pela Reflexões, talvez a única que mereça o nome de Filósofa. Tem duendes escravos que geralmente fazem o seu trabalho, e quando eles não fazem, ela atrasa.



- Sanji: O cara extressadinho. Aquele tipo de pessoa que defende as crenças com unhas e dentes, tem gostos bem próximos aos do Sawada.



- Tachyoon: O cara não muito conhecido que diz Roger. Começou como auxiliar, sempre comentando o trabalho da Pss. Quando chegou a hora de recrutar novos membros, ele foi um dos poucos que já conheciam o grupo com coragem para se candidatar, e foi selecionado.


- Wes Shinigami: Cara crítico e muito bom no que faz, está envolvido com o grupo como poucos estão (alguém está?). Chegou agora e promete render um grande crescimento para o grupo.



- Yash: Garoto empolgado, admirador da Haiame, extremamente competente no que tem que fazer, também. Se integrou bem – e rapidamente – ao grupo, apesar de ter um pouco da mania de perseguição do Sawada.

Não sei porque, mas achei essa imagem a cara do Yash!


Os que se foram:

- Ayumu Kasuga: Uma das primeiras a auxiliar Sawada em sua jornada, saiu de outro grupo para integrar o P.O. Junto com o Sr.Fofão e seu exército de mafagafos, ajudou a construir os laços familiares entre os integrantes. O porque ela sumiu ainda me é um mistério.



- Rieru-kun: O garoto super fofo que motivava a equipe. Descobriu que não se encaixava no perfil do grupo e se foi.



- Fabz: Outro garoto fofo, substituiu Rieru por um tempo, sendo responsável também por entrevistar pessoas do grupo e eventualmente de outros lugares. Antigo arquiinimigo do Anjo e ex do Jön, casou com a Ai e fundou o peoteísmo, no qual os poderes de cada membro do grupo é representado. Atualmente mantém relações estreitas com os membros do grupo, além de sempre ser visto ao lado de Nike.



- Iz: A teletubbie russo especialista em chá de cogumelos. Em uma de suas viagens se perdeu do grupo, mas volta e meia pode ser encontrada n’O Chat.



- Lolly: Trabalhava junto com Akemi e saiu por motivos que eu desconheço. Foi uma das poucas que encontrou o grupo na dimensão conhecida como Realidade.



- Mari: A musicista do grupo, sempre fazia concertos elevando o astral do P.O. Um dia sumiu e eu nunca mais a vi O.õ


- Kill: A fujoshi indefinida que era irmã (?) do Sawada, sempre interada das novidades, era a informante do grupo. Um dia, por uma suposta discussão de Katekyo com o Sawada, saiu do P.O. e formou um novo grupo. Reza a lenda que hoje está numa ilha paradisíaca cercada de belos bishounens. Não sei se restabeleceu a relação com seus antigos companheiros, atualmente.



- Jön: O Yaoi-boy, o cara que falava que tudo era broxante, se auto-denominou político e queria (?) ter uma bazooca. Ou seja, não podia ser pior. Mas na verdade é um cara muito sensível (MESMO!) e um ótimo amigo.É um dos personagens que eu mais senti falta no grupo. Pelo seu estilo de vida, discordava muitas vezes do estilo frio com que Sawada e os outros administravam o grupo, e acabou se separando do grupo num acidente suspeito. Dizem que está na ilha da Kill, vivendo la vida loca.



- Sam: A garota irônica, mas bem humorada, com uma irmã com um coelho destruidor de dedos (?) esse povo do P.O. tem sérios problemas com roedores!. Por um problema que teve com a polícia (algo envolvendo roubo de rins) acabou deixando o grupo. Faz muita falta, apesar de ter sido substituida pelo Rodrigo (que é competente no que faz, mas não é a mesma coisa...).



- Rima: Essa aprendeu rapidinho o significado de procrastinar que o Rodrigo ensinou. Linda, era frequentemente assediada pelos homens do grupo, além da Sam e da Pss (?!). Será que é por isso que ela se foi?



- Kitsune Ciel: A coisa kawaii do sexo masculino (a coisa kawaii do sexo feminino é a Sweet). Praticamente o Honey. Fã de shounen-ai (?), acho que andou demais com o Fabz, que por sua vez andou demais com o Jön...



- Meryh: Num dicionário ilustrado, a foto dessa garota estaria na página da polêmica. Sua saída do grupo (expulsão?) foi uma grande briga entre os outros membros e o Sawada, até a Pss por panos quentes na história. Não teve grandes contribuições além dessa, apesar de ser grande frequentadora d’O Chat.



- Vovó Lésbica: Aquela pessoa sem qualquer tipo de respeito – e por isso mesmo falava todas as verdades que doíam para os membros ouvir. Teve uma passagem rápida e meio inexplicável pelo grupo. Amigo do Rodrigo e da Pss.



- Mr.Celedônio: Começou como parceiro e frequentador do grupo, até entrar para ele. Tinha um trabalho muito bom, mas alguns problemas técnicos sempre o atrapalhavam. Um dia foi comprar cigarros na padaria da esquina e não voltou.



- Suzi Lima: Garota competente, mas tinha seu próprio grupo e outros interesses. Tinha uma pequena rixa (?) com a Pss. De vez em nunca entra em contato com o grupo.



Os que colaboraram com os filósofos, sem se arriscar a entrar em seu mundo:

- Kat: A publicitária do grupo, é quem devia fazer a divulgação. Mas a maior parte do tempo está n’O Chat D: É super simpática e empolgada, sempre acaba acompanhando o grupo.



- Kyori: Fiel seguidora do grupo, estava lá desde que eu comecei a acompanhar a história. Mas um dia simplesmente sumiu. Já foi vista em outros grupos, então pelo menos sabemos que ela está bem.



- Ryane: Amiga da Akane, também fiel seguidora do grupo. Tem suas limitações, mas sempre que pode, está lá, ao lado de todos.


- A.L.-san: Sempre trazendo nosvos e importantes dados para o grupo, A.L. repetiu a história da Kyori. Apesar de ser um importante contribuidor, um dia se foi e não mais voltou. Mas dele sequer se tem notícias.


- Flame: Eventual participante, volta e meia aparece no grupo ou n’O Chat. Importante mencionar que mesmo não frequente, ele manteve a fidelidade ao grupo.



- Andore: Fã de carteirinha da CLAMP, entrou em conflito com a Pss várias vezes, mas não deixou de frequentar o grupo. Atualmente não tem aparecido muito.



- Curumo: Entrou por uma interferência da Pss, e acabou comprando briga com ela e com o Sawada (que apareceu para defendê-la). Atualmente é amigo de todos (sabe o vilão que acaba pegando amizade? Então.) e frequenta o grupo de forma muito significativa.



- Caio-kun e Ingriid_u : Antigos frequentadores, apareceram praticamente juntos, assim como se foram. São um mistério para mim, mas foram importante para o crescimento de outros personagens.



- Tsuna: Outro que fez parte do Arco da Realidade, é um frequentador d’O Chat que volta e meia participa das atividades do grupo. Solícito, é uma pessoa bem bacana.


- Green: Amiga da Iz, frequentadora assídua d’O Chat. É tão citada nas pautas que quase já faz parte do grupo.



- Nike: Irmã mais nova da Pss, volta e meia colabora com o grupo, embora sempre os acompanhe. Não costuma frequentar O Chat por experiências anteriores traumatizantes. Mas costuma conversar bastante com a Ai, o Anjo e o Fabz (principalmente este último). Pss cogitou que ela a substituisse na missão que está abandonando agora, mas ela achou que não tinha competência para o fazer.



- Fox Thais: A mais recente seguidora ativa do grupo, amiga da Nike. Sempre animada, de vez em quando aparece n’O Chat.



Minha nota pessoal é... Não vou dar nota. Primeiro porque todo mundo pula pra parte da nota e perde a parte importante, a análise. E depois, porque essa história não terminou, está longe de terminar. É uma jornada, uma aventura, uma missão, ou qualquer um desses clichês feitos para mover o enredo. Mas os personagens são tão interessantes, humanos, envolventes... Que eu recomendo Philosophy Otaku, mesmo ainda tendo muito para crescer.

P.s: Não posso falar da Pss, não tenho distanciamento suficiente para falar dela. Se quiserem, comentem o que vocês acham e eu faço um apanhado e coloco aqui.

P.p.s: Desculpem se faltou alguém, eu não vi muitos episódios que se passavam n’O Chat e nem os primeiros capítulos, então os primeiros integrantes ficaram de fora...

P.p.p.s: Feliz dia dos filósofos (?!). Amo vocês.