quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ōkami


E chega de só criticas pejorativas, hoje eu trago boas noticias, também não quero ficar mal falado aqui no P.O. né? Daqui a pouco pessoa vê minha coluna publicada e fala: 
“Nossa lá vem o mal humorado criticar nossos games favoritos”.
Calma gente, é que as vezes meu PROZAC acaba e eu fico assim mesmo, hehehehe....
Enfim hoje eu prometo só trazer criticas boas, até porque o game de hoje não peca em nada, sim senhores, o game em questão é Okami.


 Clique em continue e aprecie uma obra de arte....

O game Okami foi quase que “apagado” por ter vindo numa enxurrada de lançamentos em 2006. Okami teve um percentual de vendas baixas, pra mim ainda um mistério pela qualidade do game, mas talvez a culpa pode ser da falta de marketing da Capcom responsável pela publicação do game e da Clover Studio produtora do game que já estava a beira de seu fechamento.

Você que é gamer como eu já sacou que o game não é da atual geração, sim apesar de terem lançado o game Okamiden, sucessor de Okami, para o Nintendo DS em 2010, e uma versão de Okami pra Wii mais tarde ,Okami vem da geração passada, uma verdadeira pérola para Playstation 2.


Aí você gamer mais hard fala:

“Nossa!? Review de game de PS2? Wes ta andando pra trás!”

Mas gamer hard enfurecido, review de games épicos são sempre bem vindos, épicos nunca morrem.
E talvez essa minha busca ao passado, seja espelho da falta de épicos para a atual geração.

 Vamos a Review:
Como de costume pra não ficar cansativo demais contarei a história bem resumida, mas pra quem quiser saber detalhes, nosso Deus Google sempre responde nossas preces.

Okami se passa no Antigo Japão, onde uma serpente de oito cabeças chamada Orochi ameaça o vilarejo de Kamiki, no passado essa serpente havia sido presa em uma caverna, mas agora depois de 100 anos ela está livre novamente, daí quando Sakuya um espírito das árvores, a guardiã do vilarejo Kamiki percebe que a coisa vem ficando preta, ela resolve invocar Amaterasu a deusa do Sol para acabar com a raça de Orochi novamente, sendo que Amaterasu é reencarnação do guerreiro que aprisionou a serpente por 100 anos na caverna no passado. O resto da história é spoiler.......

Okami Amaterasu é a deusa do Sol na forma de um Lobo Branco, o personagem que o jogador assume no game, não me lembro de outros games onde você controla um animal(na “forma bruta” de animal mesmo, nada de seres híbridos, monstros, e coisinhas fofinhas), bom a não ser em jogos infantis, talvez seja ser por isso o fracasso nas vendas do game, *pessoa pensa: vou controlar um lobinho?*, e logo desiste do game(suposições tá).

Daí surge a dúvida:
“Vou atacar os inimigos com mordidas?”

Não meu amigo gamer apressado e redundante, Amaterasu usa várias armas, dentre elas rosários que funcionam como um tipo de chicote, e até mesmo super espadas, os movimentos do lobo nos combates são um show a parte, as armas também podem ser evoluídas assim ficando mais fortes, adicionando uma pitada de RPG ao game juntamente com suas tantas quests secundárias.


Você também pode combinar as armas e usar tipos diferentes de técnicas de luta, mas o mais impressionante e singular de todos os games que eu conheço está no Celestial Brush, um pincel mágico que transforma seus desenhos em realidade.
Deixa eu explicar do meu jeito:
O Celestial Brush te faz tornar um verdadeiro Deus, parece que o mundo se torna uma tela de pintura onde você é o pintor, resumindo o mundo está a sua mercê.
Mas calma você só poderá usar as técnicas de pintura concedidas pelos espíritos, cada espírito animal corresponde a uma técnica diferente, é você espertinho não poderá desenhar coisas pervertidas no game não viu.



Mas existe partes bem legais onde você pode desenhar coisas fora das técnicas, um exemplo é a corda de um varal para uma tiazinha que você cria com uma linha reta. Existem inúmeras coisas que você deverá usar o Celestial Brush.
Sim o fato de você desenhar no jogo é a principal diversão, você pode cortar coisas e inimigos com linhas retas, pode fazer ventar desenhando um looping, pode criar bombas desenhando bombas(hehehe), florescer árvores, e até mesmo controlar o dia e a noite desenhando o 'sol' ou a' lua' no céu.
 

Isso me faz lembrar muito 'Zelda Ocarina', mas isso não são meras coincidências, o diretor do game Hideki Kamiya, é fã proclamado de Zelda, então você fã nostálgico de Zelda pode saber que toda a mistura ação, plataforma, puzzle, RPG está em Okami. Pode ir pondo a cabecinha pra funcionar se quiser ter sucesso no game.

Ah eu poderia falar horas e horas de Okami aqui, perceberam que eu nem zuei demais nesse post,hehehe, é que quando o game é épico eu não me permito tanta “brincadeirinha”. É que tem tanta coisa linda e singular no game que....... é lindo ver quando a natureza é restaurada nas áreas amaldiçoadas e tudo mais(olha eu perdendo o foco).

Mas ainda vale ressaltar que você irá encontrar de tudo no game, coisas fofinhas, personagens hilários, e uma trama sobre profecia muito bem feita.
Também esqueci de citar que Okami é todo em cel-shading e isso dá a impressão que você joga em uma tela de pintura com efeitos de pinceladas feitas a mão.


O jogo influenciou até o artwork do game Street Fighter IV, quem já jogou reparou o efeito pincelada?


Finalizando, Okami é um épico injustiçado, poucos o conhecem, mas é super recomendado, esse sim eu coloco a minha mão e a reputação do P.O. no fogo por ele (Sawada não me mate).

"Okami é épico, lindo, maravilhoso, genial, divino e inesquecível."

Aqui é Wes Shinigami mais problemático que nunca, lembrando que o Playstation 2 também teve seus épicos.

OBS.:
Resolvi não dar notas aos games por alguns motivos, um deles é que não me acho tão phoda a ponto de classificar trabalho dos outros, outra coisa foi o que a Pss me disse, que notas só ferram você, e é verdade, mas quem quiser dar uma nota no game nos comentários que fique a vontade, prometo fazer uma média das notas depois e postar.

Abaixo umas imagens 'in game' de Okami pra deixar você com vontade de correr até a feira e comprar o jogo:

Agradeça ao Deus Google pelas imagens!