quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Perfil [#9]


Olá terráquios! Como estão? E os rins.. desempenhando sua função corretamente? Como sempre, já é tarde e eu ainda estou enrolando pra postar, então, antes que hoje seja amanhã (?) o que não será nada bom, fiquem com a emocionante e conturbada vida, cheia de guerras e paixões homossexuais (?) de Tite Kubo.

1 Nome completo: Noriaki Kubo.

Idade: 33 anos.

Cidade Natal: Hiroshima, Japão.

Aniversário: 26 de Junho .

Trabalhos: Bleach, Zombie Powder.



Filho de um membro do Conselho da cidade de Fuchu, Kubo formou-se na escola secundária local. Durante sua juventude fazia parte do Clube de Animes de sua escola, foi onde Kubo começou a desenhar mangás. No ensino médio criou Zombie Powder, seu primeiro mangá, que não alcançou grande sucesso. Após o fracasso de Zombie Powder, Tite Kubo cria um novo mangá chamado Bleach e o envia à Shonen Jump, porém seu trabalho é rejeitado, pois de acordo com a editora o mangá tinha similaridades com outra publicação, Yu Yu Hakusho. A rejeição do mangá fez Kubo perder as esperanças, porém, isso foi revertido quando Akira Toriyama, mangaká de Dragon Ball, lhe mandou uma carta o incentivando a continuar com Bleach.

3

Sua série seguinte, Bleach, sobre um estudante colegial que se torna um shinigami e lutas contra espíritos malignos, começou a ser publicado na Weekly Shonen Jump em 2001. Em 2004 Bleach ganhou sua versão animada. Em 2005 o mangá foi nomeado vencedor do Prêmio Shogakukan Manga para a sua categoria . Um filme Bleach foi lançado no Japão em 16 de dezembro de 2006, seguido por um segundo filme em 22 de dezembro de 2007. Existe ainda um terceiro filme lançado em 2008. Em junho de 2010, Bleach alcançou mais de 400 capítulos.

4

Sobre Bleach, Tite Kubo cita influências de músicas, línguas estrangeiras, arquitetura, cinema. Kubo diz que cenas de luta em Bleach foram inspiradas em filmes, porém sem citar títulos. Ainda tratando-se das batalhas de Bleach, o mangaká afirma que inspira-se também em músicas, Rock, mais precisamente. Ele diz que imagina as lutas com música e em seguida tenta encontrar a melhor maneira de fazer isso e então tenta fazer os ferimentos parecerem realistas, ao ponto de que os leitores sintam a dor do personagem. Ainda sobre Bleach, Kubo afirma que em momentos de tédio, durante a ilustração do mangá ele acrescenta algumas piadas para tornar o momento mais bem-humorado. Outra curiosidade sobre Bleach é a mistura de línguas, Quincys fazem referências ao Alemão, enquanto Hollows e Arrancars usam palavras do Espanhol, Kubo diz que ficou interessado em Espanhol, porque, para ele, a linguagem soava ‘sedutora’ e ‘madura’, por isso a usou em sua obra.

2

Se não fosse mangaká, Tite Kubo gostaria de seguir outras duas profissões, são elas: Design Industrial, arquitetura, ele diz nunca ter as estudado, porém afirma achar bastante interessante. Pessoas que convivem com Kubo, como Morita Masakaku (dublador de Ichigo), afirmam que ele é uma pessoa tímida. Quando especulado sobre planos para obras futura, Tite Kubo explica-se dizendo que, por hora, está concentrando-se apenas em Bleach, pois se começa a pensar em outros projetos perde a concentração e sua ideias sobre Bleach são prejudicadas.