quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curso de desenho (mangá) ~ Primeira parte



Oi cara de boi -q
Bem, aqui estou eu pra falar de algo que eu amo: Desenho.


Apartir de hoje, venho aqui toda a quarta-feira lhes trazer um pequeno "Curso de desenho", que tanto serve para o estilo mangá e para outros estilos. Bem, primeiramente devo avisar que eu não sou uma desenhista de primeira e nunca fiz um curso de desenho na vida, tudo o que aprendi foi sozinha e pesquisando no são google das causas impossíveis.


Você não vão sair daqui como um Davinci da vida, mas as dicas que eu tenho aqui podem ser muito úteis para a sua vida. Repito:
FOR YOUR LIFE.

Eu desenho desde que me entendo por gente, e já pensava no desenho como minha profissão. Por incrível que pareça, eu sempre desenhei em estilo mangá, porque eu cresci (ok, uma pessoa de 1, 58 de altura não cresceu muita coisa) vendo anime, mesmo não sabendo o que era otaku naquela época. Então, eu continuo fazendo isso até hoje.

Meu traço mudou muito, se compararmos meus desenhos do início desse ano com os de agora, veremos que o meu estilo de personagens mudou, muito. Como eu gosto de desenhar e ajudar os necessitados, vou fazer um pequeno tutorial com algumas dicas de desenhos, materias, técnicas e etc pra você melhorar e evoluir.(lembrando que eu nunca tive aulas de desenho, então eu me virei e até hoje me viro quando o assunto é técnicas).


Preparados? vamos começar /o/



Primeira Parte~
Nessa primeira parte, antes de começarmos a desenhar, vamos ver os materiais necessários. porque você não vai pegar qualquer coisa.

Lápis 2b, b e 3b - Você irá usar um desses lápis para fazer rascunhos. Acreditem esses são os lápis que você mais utilizará. Também são fáceis de se achar, você encontra em qualquer taberna na esquina da sua casa.

Lápis 4b e 6b - Usados para fazer desenhos em preto e branco. Caso você não esteja acostumado com esse tipo de lápis, é melhor treinar. Também se pode usar qualquer lápis que seja a cima de 4b pra fazer desenhar em preto e branco.


Caneta nanquim - Você vai usar pra fazer a arte final. Caso não tenha naquim, pode usar aquelas canetas pretas de ponta esferográfica e todo mundo tem em casa.


Borracha - Claro que você precisará de uma, mas até na hora de escolher borracha temos que ter cuidado. Procure uma macia e que não manche e desenho quando você apaga. Não adianta se você comprar um borracha branca, pois não depende da cor (eu já tive uma borracha preta que era uma maravilha), mas sim da qualidade. Eu uso aquelas borrachas da moranguinho da mercur que vem com um cheiro terrível de morango (elas tem um cheiro horrível, mas apagam que é uma beleza) e você encontra em qualquer papelaria. Uma foto dela:


Lápis de cor - Eu sei que vou estar fazendo uma propagando desgraçada, mas por favor, usem lápis da faber castell. Por que? Eles tem uma qualidade ótima, diferente dos outros lápis. Se você quiser uma qualidade boa na sua pintura, use lápis de qualidade boa ;D Sim, a qualidade do lápis reflete no acabamento do desenho.
Procure também não misturar as marcas e os tipos. Por exemplo, não misture aquareláveis com não aquareláveis (mesmo que eles sejam da mesma marca) e marca x com marca y na hora de pintar (tem vezes que nós misturamos cores pra chegar em um resultado bom). Já fiz muita cagada com isso e não seria legal ver pessoas cometendo o mesmo erro.


Corretivo - sim, eu uso corretivo no desenho, mas não com a função que era pra ele exercer. Eu uso pra fazer aquela adoráveis bolinhas brancas que as CLAMP fazem nos desenhos delas. Elas dão leveza ao desenho... Ah, não use corretivo do tipo "caneta" (é assim que se chama?), use daquele outro tipo. E de preferência, use um pincel fino, BEM FINO ao invés daquela coisa que fica na tampa.


Caneta gel branca - Também é fácil de ser encontrada, vá em uma papelaria e diga que quer uma, mas procure a menos enfeitada possível (canetas bonitinhas não prestam). Uso ela pra fazer o brilho nos olhos.


Esfuminho - Uso ele pra esfumaçar o desenho, quando não estou com ânimo pra fazer a técnica com o lápis de cor mesmo (ou lápis 6b). Não é necessário, mas eu tenho porque eu piro quando vou numa papelaria. Se não está acostumado a usar, compre um de número 4.


Canetinhas - Muita gente usa elas pra pintar, mas odeio. Se for usar, compre aquelas grossas, e procure uma marca que não seja tão forte. Não vou falar muito delas porque eu não uso canetinhas pra desenhar D:


Marcador permanente - Sabe aqueles desenhos de página de mangá em preto e branco com nanquim? Então, nós usamos marcador permanente pra pintar as partes grandes do desenho, como por exemplo, cabelo. Veja como eu fiz nesse desenho: http://paulakarolina.deviantart.com/art/First-Kiss-145886743 Sim, seus homofobicos, é gay e não to nem aí se vocês vomitaram.


Caneta marcadora de CD - Essa você encontra em qualquer sinal de trânsito que uma avenida movimentada. Ela tem a mesma função do marcador permanente, só que ela serve para partes pequenas do desenho (a ponta do marcador permanente é um quadrado, não dá pra usá-lo em partes pequenas com detalhes).

Bem, acaba aqui a primeira parte :D, nas próximas partes pretendo falar mais sobre partes do corpo, como mãos, pés, olhos... E colorir. Então, espero que tenham gostado. Se tiverem alguma dúvida, digam, ficarei feliz em ajudar.


Bye Nyappy o/~


P.S.: Não tenham vergonha de perguntar, se tiver dúvidas ponham para fora (Y)