domingo, 26 de fevereiro de 2012

Discutindo o Mangá: Naruto #572, #573, #574 e #575.



Well… Hoje estão atualizando bastante, e depois de um hiato de mais um mês eu voltei. Façam festa *Silêncio mortal*. Certo, certo. Que seja, aí está, aproveitem (?). Cliquem no continue.




Capítulo #572: 9 Nomes.
Capítulo disponibilizado: m4allscans.com

Bijuu damas.

Pois é… E aqui estamos nós de volta. E Naruto ainda continua horrível. Cuidado loirinho em terras nipônicas, o destino de Bleach está à espreita. Confesso, estava com uma pequena esperança de que algo tivesse melhorado. Mas ao que tudo indica, meu desejo não foi realizado, não em absoluto, ao menos. E logo a primeira discussão cai nesse capítulo vergonhoso, onde a força da nove caudas é elevada a um patamar semi-divino. Certo, sabemos que a Kurama tem uma força invejável, no entanto o que nos foi mostrado foi uma hipérbole dessa força. Vamos aos fatos (pega lupa de Sherlock Holmes): Uma Bijuu dama vinda da raposinha ganhou da fusão de cinco Bijuu damas. CINCO! Pô, aí o Kishimoto está zoando. Qualquer comparação com o poder da Kurama é irreal. Vergonhosa. O Bijuu mais forte, e com um poder desse conseguiu ser lacrada pelo Minato? Já faz tempo que os parâmetros de força de Naruto se perderam, Kishimoto está tropeçando nos próprios pés, se continuar com essa força distorcida, vou acreditar que o Konohamaru é o mais forte ninja de todos os tempos.


Outra coisa que não me sai da cabeça, é a mente infantil desse mangaká. Ou como ele quer que pareça infantil, não sei ao certo. Essa separação extremamente vulgar e grosseira das personalidades das personagens, sejam elas principais ou secundárias. Durante todo o mangá, vemos que os conflitos se mantêm em uma base extremamente simples, e de todo clichê. O bem e o mal. A luz e as trevas. Quase tudo se baseia na diferença desses dois pólos. Ou é um, ou é outro. O Naruto, sempre mostrado com a luz que guia a todos, a salvação. E o Sasuke como as trevas, cujo qual abraçou a insanidade para a obtenção de uma força. Apesar de que o Sasuke é uma exceção, ele faz o que faz por achar ser o mais correto, assim como o Tobi. A diferença é que o Sasuke é tachado como manipulado. E o Tobi, por não ter nenhum laço forte com ninguém, só como um pretensioso e arrogante ditador — Não que ele não seja —, mas convenhamos, é irônico essa separação conveniente que o Kishimoto dá. O Itachi e o Nagato eram as mesmas coisas, até migrarem pro lado do Naruto. O caso é, Kishimoto é um pretensioso, mais ainda que o Tobi, ao dar quase todos os lados da história, mas mesmo assim, mantendo uma moralidade hipócrita e surreal no mangá, sem contar que extremamente parcial.



Naruto good boy


A última parte desse show de horrores de capítulo, fica por conta daquela reunião que me sinto sem palavras para descrever a sua estúpida subjetividade. Os Bijuus estão tendo um papel medonho, por incrível que pareça, Kishimoto os está generalizando como vítimas. É importante enfatizar que eles não são só vítimas, eles desenvolveram um lado perverso quando entraram em choque com os humanos, e isso não vem apenas do ataque manipulado à Konoha. Mas sim bem antes disso. Podem ter sido vítima, mas aposto que muitas vezes foram vilões. Por favor, não existe alguém santo, e querer elevar demônios a esse ponto é de uma inversão de valores comparada a Kuroshitsuji. Os Bijuus se prenderam a uma promessa de um longínquo passado. Uma promessa mostrada para nós, em forma de um flashback (que inovador) com direito aos Bijuus chibis e fofos, e com choro da Kurama. Só eu senti o Kishimoto forçando? Essa reunião, me pareceu extremamente postiça. É como eu falei no parágrafo anterior, esse mangaká não consegue lidar com os personagens. Ele sempre, sim, sempre coloca um drama e pronto. As pessoas ficam tocadas, e ele dá a promessa de um futuro melhor. Quer ver como é verdade? Depois desse papo sentimental, e do Naruto fazendo as pazes com os Bijuus, eles dão poder pro loirinho lutar, mais do que ele já tem, imaginando que ele será seu salvador... Sério, eu não entendo como o Naruto pode lutar com tanto poder emprestado, e eu pensando que ele tinha um pouco de orgulho. Ah, Einstein! Alguém dá uma aula de roteiro pro titio Masashi?



Bijuus baby



Capítulo #573: O Caminho em Direção ao Esplendor!
Capítulo disponibilizado: m4allscans.com

A volta de Sasuke

Finalmente, o Sasuke está aí. Está entrando no campo de batalha. Tô louco para saber as merdas que a trama do Kishimoto vai fazer com ele. No entanto, pelo menos temos o que esperar, né? Diálogos, Diálogos, e Diálogos. E com um pouco de sorte, uma luta boa entre o Naruto e o Sasuke. A menos que no final o Sasuke se revolte contra o Tobi, e lute ao lado do Loiro. O que estou torcendo e fazendo de tudo para que não aconteça (Vestido todo de branco, e colocando oferenda no mar), Xucê fio, vai para Iemanjá, vai *fuma cachimbo. Certo, certo, eu forcei agora. Mas fala sério, se isso não acontecer, eu aposto que só vai morrer gente desconhecida. E QUE GUERRA É ESSA QUE NÃO MORRE GENTE?! Os amiguinhos do Naruto estão na boa, só com uns raladinhos. Mesmo sendo uma guerra que não anda, afinal eles estão há quanto tempo em batalha? Menos de três dias. Mesmo assim, tem que morrer gente. 2º Guerra mundial desaprova essa briguinha entre ninjas.



Bom, eu falei sobre a única coisa que presta no capítulo. Agora vou dar um panorama total do resto, mesmo que nada preste, ter só um parágrafo na discussão é muito feio. O Otou-san do Shikamaru quer incentivar o exército a ajudar o Naruto. Então ele manda uma mensagem via telepatia para todos. E os amiguinhos do Naruto ficam todos sentimentais de como o Naruto é forte, e de como eles querem lutar ao seu lado. Bem… Se você conseguir um mangá de Naruto, nunca mais precisará comprar mel, deve escorrer das páginas em preto e branco. Esse mangá é mais meloso que qualquer shoujo… Tá, é mentira, se equipara aos shoujos em melosidade. 



Amiguinha.

Capítulo #574: Os Olhos que Olham Para as Trevas.
Capítulo disponibilizado: m4allscans.com


Karin. 

Após um descaso tremendo, o time Taka volta a aparecer. Claro, com suas unidades separadas, ao menos a maioria, mas pelo menos voltam a ter ênfase no mangá. A Karin obviamente deseja sair de Konoha, e ir mesclar-se na luta à favor (possivelmente) de Sasuke. Ainda que seja tremendamente forçado o modo como ela provavelmente fugirá. Seria possível Konoha ser tão estúpida a ponto de não conseguir controlar e fiscalizar um prisioneiro, ainda mais um como a Karin, que convenhamos, é extremamente fraca.



Destaque para a obtenção de uma informação valiosa, tão valiosa que vale o controle da guerra. E o Kabuto, fiel seguidor do Orochimaru não tinha. Tudo bem, até aí. Afinal sabemos como o Orochimaru era genial, a ponto de estar muitos passos à frente, levando em considerações os pontos mais estáveis. Entretanto, o modo como Juugo e Suigetsu descobriram a informação é estranho. Uma sala confidencial tão exposta assim? E uma informação crucial tão facilmente encontrável? Certamente tem coisa aí…O Sasuke está bem fortinho, mas sinceramente, como ele vai conseguir chegar aos pés do Naruto? Atualmente sua força não se equipara de modo algum com a de Naruto partilhando o poder da Kurama. E… Que capítulo chato.



Sasuketes, fiquem felizes.



Capítulo #575: Vontade de Pedra.
Capítulo Disponibilizado: m4allscans.com

Mundo das flores

E voltamos à luta de nível Hokage, ainda que eu ache que seja um exagero cinco Kages não conseguirem se equiparar à força do Madara. Mas é uma luta que nos resguarda segredos agradáveis. No meio dessa luta contra o Madara, e a luta civil que cada um faz consigo mesmo, eles redescobrem-se e vão tirando aos poucos o manto que dissimula os fatos que envolvem Madara. E foi graça à guerra civil do Tsuchikage que descobrimos mais um segredo do Madara. As reações do velho Onoki às palavras de Gaara se faz entendível, e aquela mescla do Shodaime ao Madara se faz mais entendível ainda. Obviamente, a hipótese do uso do Mokuton pelo Madara já carregava o fato, de que era um poder adquirido do Shodaime. E se confirma, que não fora na luta ou por meio do Sharingan essa junção de poder, e sim devido às experiências de Orochimaru. Arrisco imaginar, sem nada que fundamente isso, que os dados encontrados por Suigetsu fazem referência à essa experiência. É possível que faça referência apenas ao Edo Tensei, que de qualquer forma, afetaria ao corpo de Madara.



Já falando de Uchihas, o encontro dos dois parecia inacreditável. É uma reunião que promete bastante, Itachi ansia por livrar Sasuke de uma manipulação de Tobi, assim como Sasuke é motivado por um espírito de justiça por seu Irmão a se voltar contra Konoha. Eu simplesmente não queria o encontro dos dois, não acredito que Itachi conseguiria convencer Sasuke a desistir de sua vingança, no entanto pode fazê-lo duvidar mais de Tobi do que já duvida, após ele saber que Tobi não é Madara a confiança meio falha que depositava no mascarado iria morrer inteiramente; ou seja, ele provavelmente criaria uma terceira força, e junto aos dados do Suigetsu, que independentemente de fazerem referência ao Edo Tensei ou não, o colocaria no patamar mais alto da guerra. Sendo esse o panorama do final, é capaz de pensar em duas variáveis. Sasuke mantém Tobi e o Edo Tensei sob seu controle, podendo vencer a guerra contra a Aliança Shinobi, mesmo seu alvo senso apenas Konoha. Ou ele destrói qualquer possibilidade do Tobi ser vitorioso, e se volta contra a Aliança Shinobi sozinho. É mais provável a primeira, embora sejam apenas suposições e muita coisa possa acontecer alterando esse itinerário. Acredito que rente aos novos fatos, a chave para ver o futuro, estará nesse encontro do Itachi com Sasuke.



Sasuke e Itachi.


E aí termina, regozijem-se, a tortura acabou. Até a próxima.