sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

[Dicas para Escrever Fanfic] - Aula 9


Hooy Tucanos ~

A pedido, novamente do Hiozetsu, a única pessoinha que não tem medo de mim:

Aula 9 - Iniciar a fic e  Sinopses




Começar a fic pode ser difícil, dependendo da inspiração e do tipo de história.
O que muitas pessoas optam por fazer, é utilizar um prologo.
Para que serve?
Para contar o passado ou algo que vai induzir a acção de toda a história. Tanto pode ser uma pagina, como cinco ou até mesmo uma estrofe com 5 versos ou um pequeno comentário sobre toda a história. É quase um "teaser".

Como é dificil explicar como começar bem uma fic, decidi fazer uma mini-lista de como não começar. (Segundo a minha opinião. E mais uma vez, desculpem a minha hipocrisia.)

1) Descrever o estado meteorológico.
Ex: " Estava um dia limpo, com um sol agradável e Ranma decidiu ir lá para fora tentar dormir no jardim, uma vez que o seu pai insistia em atirar-lhe água fria caso o encontrasse a dormir no meio da casa."

2) Descrição.
Ex: " Ranma Saotome, tinha 16 anos. Era bastante forte para alguém da sua idade e tinha uma vida cheia de azares. O seu pai, um panda gigante que adorava tomar chá, insistia em massacra-lo com assuntos triviais. O jovem suspirou e foi lá para fora tentar dormir um pouco, já que dentro de casa era impossível."

3) Spoilers.
Ex: "Naquele dia quente de Verão, Ranma decidiu ir lá para fora, não porque queria dormir, mas sim porque queria ficar afastado de Akane, que passava a vida a agredi-lo. Além do mais o Sr.Saotome tinha tirado o dia para o chatear, entornando água de propósito na sua cabeça. E aquele velho tarado? Esse andava a persegui-lo para ele vestir roupa interior feminina."

4) Diálogo.
Ex: "RANMA! O QUE FIZESTE AO P-CHAN? O POBRE COITADO ESTÁ A TREMER DE FRIO!"
Outra vez aquela idiota a gritar. Ranma suspirou e levantou-se, preparando-se para o que estava para vir.

Para mim, a melhor forma de começar a fic é com uma analepse bem disfarçada ou então logo com uma pequena acção passando para uma descrição básica. Mais uma vez, isto depende do estilo pessoal de escrita de cada um.


Sinopses

Este tema em especial causa-me muitos arrepios na nuca. Algumas pessoas não tem simplesmente o cuidado de fazer uma sinopse da história decente e a minha vontade era de sair e mandar tiros a toda a gente.
Dando o exemplo do Nyah, que tem aquela barrinha lateral com os updates recentes, normalmente passo o rato só para ler algumas sinopses para saber se tem alguma história que me possa intressar.
Já cheguei a encontrar sinopses que me deixaram curiosas, mas metade delas são desta forma: "Fanfic escrita por mim. Se não quiser ler, não leia. A perda é sua."
SÉRIO?
De que fala a história? Quais as personagens? E porque se queixa que não tem leitores?

Digo imensas vezes que não se deve julgar um livro pela capa/sinopse, mas verdade seja dita, eu só vou ler algo depois de ter uma noção sobre o que fala.
As sinopses pecam pela ausência de informação e pelo excesso. Uma sinopse com spoilers... uuugh
(Para não falar naquelas que são tipo: "E se Ranma não tivesse caído nas poças? E se Akane fosse na verdade irmã dele e não soubesse? E se... Leia para descobrir." )

Dicas simples para fazer uma sinopse:

1) Apresentar o meio envolvente, dar uma indicação de qual o objectivo da fic.
2)Quais as personagens principais da acção, ou no caso de ser um casal, evidenciar qual.
3) Ao escolher os temas básicos da história, ter o minimo de consciência que uma comédia não pode ser um drama. Nem uma história angst pode ser paródia.
4) SEM SPOILERS
5) O uso de reticencias. Sempre incentivam o leitor a querer saber mais ...
6)Não pechinchar reviews e muito menos dar opinião pessoal.
7) RESUMIR. RE-SU-MIR!

Ex:
"Akane andava nervosa ultimamente, Ranma parecia torturar P-chan mais que o habitual.
Depois de mais uma discussão e alguma violência física, Ranma decide que está na altura de mostrar quem "P-chan" realmente é.
Ele tem um plano quase infalível... Basta ter um pouco de sorte e... conseguir raptar o porco sem que Akane descubra..."

*Sim, eu sei que mesmo nos dramas existem algumas piadas para relevo cômico, no entanto tem de ser um poucas doses, caso contrário deixa de ser um drama e passa a ser comédia.

Foi tudo por hoje. Mais uma vez, desculpem a falta de qualidade e de tamanho. Mas não dá para pensar com este frio, ainda para mais depois de um teste de matemática desastroso...