terça-feira, 1 de março de 2011

PhilosoReview [30#]




Oi, gente... Muita chuva? Não? Por aqui está. Mas melhor do que aquele calor horrível. Assunto passado esse de clima, né? Vocês vem sempre aqui *sorri e seduz*?

Tá, parei.

Hoje vou falar de um animê cujo apelido me lembra muito suruba, e olha que eu nem sou maliciosa, tenho dificuldade de entender duplos sentidos... Mas esse é tenso. Cliquem em Continue!



A história de Fruits Basket é sobre Tohru Honda, uma menina que perdeu a mãe recentemente. Uma vez que seu pai já havia morrido, ela está totalmente orfã. Para não atrapalhar o avô, que está reformando a casa, resolve morar provisoriamente... Numa barraca. *gota*


Um garoto da sala dela, Yuki Souma, que vive com um primo mais velho em uma casa perto da barraca da menina, a convida para morar com eles, em troca de fazer os serviços domésticos, nos quais eles são uma negação.

Só que a família Souma carrega um grande segredo. Uma maldição que os impede de se beijar/abraçar/se aproximar demais de pessoas do sexo oposto. Se o fizerem, imediatamente se transformam em um animal do zodíaco chinês.


A arte é estranha, as meninas são praticamente olhos, e os meninos não chamam a atenção. Mas é um raro caso que a arte ficou melhor no animê.


A abertura, For Fruits Basket, é bem bonitinha. Uma musicalidade cansativa, mas bonitinha.


O encerramento, Chiisana Inori, não surpreende. Sem contar o típico "retrospectiva do episódio" *gota*.


Sobre os personagens:


- Tohru Honda: Personagem com complexo de "entendo todo mundo", nas palavras da minha irmã. As vezes isso irrita, principalmente quando ela tenta não atrapalhar ninguém e entra em crise. No mais, guria retardada.






- Yuki Souma: O Rato. Compete com Kyo desde sempre (vide história do horóscopo chinês para entender), e sempre ganha. Acho ele um sacana, uma vez que para o Kyo ser aceito na família, só precisa vencer o Yuki. Podia deixar a vida do primo um pouco mais fácil, mesmo não gostando dele, não? É meio complexado, por ter sido muito excluído e manipulado pelo possesivo Akito. Via de regra, gosta da Tohru.




- Kyo Souma: Emo com razão. Os que nascem gatos são considerados demônios na família (não, gatinho, não!), e eternamente enjaulados. Akito deu uma chance a ele, se vencer Yuki. É muito impulsivo, fala demais, mas ainda assim é popular (digo, tem facilidade em interagir com as pessoas). Me lembra um pouco a mim, ás vezes.



- Shigure Souma: Escritor desencanado que é responsável pelo foco de comédia do animê. Vive com o Yuki, mas recebe Kyo (só para zoá-lo mais), e é um cachorro. É um personagem adorável.



- Kagura Souma: Prima dos meninos (todo mundo é primo nessa história!) apaixonada pelo Kyo... Mas demonstra isso de uma forma... Violenta. Não é o que eu chamaria de Tsundere, mas tem uma variação de humor terrível. É o javali, mas bem menor. Lembra muito a minha irmã (aparência E personalidade).



- Ayame Souma: Irmão mais velho do Yuki, que o desprezou por muito tempo, por odiar o destino da família. Mas aceitou o fato de se transformar em cobra e agora busca se reconciliar com o irmão. Estilista, super chamativo e sem papas na língua, brinca de yaoi com o Shigure. Eu achava que a Hayame se chamava assim por causa do Ayame. #NOT






- Momiji Souma: Criança feliz que na verdade passa por dificuldades. Tohru macho. Ou não tão macho assim, já que ele se veste de um jeito meio... Incomum. É o coelho.


-
Hatsuharu Souma: *se controla, com dificuldade* O boi, sempre zoado por conta da história de como o rato lhe tirou proveito. Em geral, é uma pessoa calma e paciente, mas tem um lado negro, violento e... Apaixonado pelo Yuki (?!).




- Akito Souma: O Deus da história, e responsável pela família toda. No mangá, pelo que entendi, pode virar homem ou mulher (super sacada). De saúde muito frágil, é também muito possesivo com todos, impedindo relacionamentos, seja entre eles, ou com pessoas de fora.




- Arisa Uotani e Saki Hanajima: Amigas de Tohru, a primeira, uma loira integrante de ganges, que foi salva pela mãe de Tohru certa vez (muito obscura e confusa essa parte do animê), que vive brigando com o Kyo. A segunda, uma garota com poderes psicocinéticos, que sempre foi isolada na escola, por seu jeito mais introspectivo. São os anjos da guarda da menina.




A história:




Muito tempo atrás Deus chamou todos os animais e disse que no dia seguinte os que estivessem na porta do céu para tomar chá ganhariam um presente muito especial. O rato muito preocupado, saiu correndo para chegar em casa, dormir e acordar bem cedo para ser o primeiro na porta do céu.
Mas durante o caminho o rato encontrou o gato que perguntou o que estava acontecendo e o rato muito afobado foi logo falando depois de amanhã Deus vai dar um presente muito especial para os animais que forem tomar chá com ele.
O gato logo ficou contente e tratou de voltar para casa e se preparar para o grande dia
Enquanto corria o rato encontrou a vaca que perguntou o porque de tanta pressa do rato. O rato logo respondeu estou indo para casa me preparar para ser o primeiro a chegar na porta do céu e tomar chá com Deus e ganhar um presente muito especial.
A vaca olhou bem para o rato e disse para que ele pulasse em suas costas, pois ela também iria a cerimonia do chá que Deus estava preparando.
O rato tratou de pular nas costas da vaca e ambos sairam andando pela noite até chegarem a porta do céu.
Ao chegarem o rato pulou das costas da vaca e logo disse ao guarda da porta que ele tinha sido o primeiro a chegar.
A vaca um pouco atordoada pela rapidez do rato disse em seguida que era a segunda.
E uma fila logo se estendeu atrás do rato e da vaca: Tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro, javali. Em consideração a todos os animais que vieram , Deus serviu o chá e presenteou cada animal com um ano, a ordem foi determinada pela chegada dos animais na fila.
Deus então anunciou que aquele ano seria o primeiro dia do ano e como o rato foi o priemiro a chegar, ele ficou o primeiro ano.
No dia seguinte o gato levantou-se bem cedo, arrumou-se e foi para a porta do céu, chegando lá disse com orgulho que era o primerio, mas o guarda muito entristecido lhe dissera que a cerimonia do chá havia sido ontem e o rato foi o primeiro a chegar. O gato muito bravo começou a procurar o rato para falar muito sério sobre o que tinha acontecido... e por isso é que até hoje o gato corre atrás do rato e rato se esconde do gato.



Minha nota pessoal é 7, porque esse animê é um shoujo básico, divertidinho, um pouco apelativo no sentido "meninas, tenham pena e chorem...", mas é bom para passar o tempo. E faz o que se propõe.



Fonte: http://montessoribrasil.multiply.com/journal


P.s: Desculpem a demora colossal. Até semana que vem.