segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PhilosoReview [#18]







Oi pessoal. Pedido desculpas por ter atrasado o post novamente, dessa vez eu tive Unesp. Talvez seja melhor mudar meus posts pra segunda nesse meu período de vestibular... Mas assim que eu conseguir falar com o Sawada, o farei.

Essa semana, falarei de um animê que, em determinado momento da história, se aborda as dificuldades de se manter uma vida normal no período de vestibular...

Primeira dica sobre esse shoujo: Nunca, nunca mesmo, vida tanta enrolação amorosa quanto nessa história.

Segunda dica: Típico de enredos americanizados, tudo começa com uma aposta de quem vai arranjar um namorado/a primeiro....

Terceira dica: A primeira coisa que o casal principal percebe ter em comum é o gosto por um (seria aquilo um rapper?)... Cantor.

Quem quiser saber mais, Clique em Continue!!!


Lovely Complex narra os desencontros amorosos de Risa Koizumi e Atsushi Otani, dois amigos que vivem se provocando, mas que na realidade tem muita coisa em comum. Qualquer clichê encontrado nessa última frase não é coincidência.

A história é boa, os personagens secundários são muito carismáticos, mas a enrolação que isso se torna cansa. Sem contar que 24 capitulos para retratar os três anos de colegial deixou tudo meio corrido e superficial. Uma coisa bem adolescente, mesmo.

O relacionamento deles e de seus amigos, em compensação, é bem engraçado, dá pra rir muito com as caretas, provocações e desentendimentos.

Ainda assim, trabalha aquela questão típica: Por que as meninas devem ser doces e comportadas, e os garotos, fortes e durões?

A arte é bem kawaii, realmente dá vontade de apertar os personagens. Ainda assim, não gosto muito do traço da Riza, algo nos penteados dela me incomoda (...). As roupas dos personagens em geral também são bem esquisitinhas....



A primeira abertura é legalzinha, uma animação que reveza entre cenas do animê e subjetividades do que ainda está por vir, e uma música, Kimi + Boku = Love?, cuja letra é tosca, mas escutável. A segunda me viciou.A música, Hey! Say!, é alucinadamente rápida, assim como a animação, e a letra não faz sentido nenhum...



O primeiro encerramento é um porre. Eles andando e andando e andando, enquanto toca uma música melosa, Kiss~Kaerimichi no Love Song. O segundo encerramento é melhor, mas ainda não gosto da música, Bon Bon.

Sobre os personagens:

- Risa Koizumi: Protagonista do animê, é uma menina normal, brincalhona e sonhadora... Com 1,70 de altura *gota*. Convenhamos que isso não é normal nem por aqui, quanto mais no Japão, onde a altura média de uma menina é 1,58... Isso não facilita em nada seus relacionamentos. Mas ela dá muita furada, também, raramente toma uma atitude, e, quando toma e algo sai errado, ao invés de concertar, fica choramingando. Grande parte de seu sucesso na vida se deve a seus amigos, principalmente a Nobuko, que a ajuda a tomar decisões.



- Atsushi Otani: Garoto jogador de basquete, delicado e muito fofo às vezes... De 1,56 de altura. Junto com Risa, a quem vive provocando, forma o All Hanshin Kyojin, uma dupla de comediantes japoneses em que um é muito alto e o outro, muito baixo. Já dá para imaginar o relacionamento deles, não é? Ele gosta de meninas delicadinhas, e é o cara mais leso da história dos animês. Demora para entender as declarações da Risa (só faltou ela desenhar!), depois acredita que eles devessem ser só amigos, depois fica tão ocupado com o vestibular que não tem tempo para ela... E assim vão seguindo nesse draminha escolar boboca, até se ajustarem.




- Nobuko Ishihara: Nobu-chan é a melhor amiga de Risa e talvez a única que ponha algum juízo naquela cabecinha. Muito empolgada e contagiante, apesar de se extressar facilmente, é super-carismática.




- Heikichi Nakao: Namorado na Nobu-chan e companheiro de Otani no basquete... É a coisa mais graciosa do mundo!!!!!!!!!!!!!!!! Além de parecer com o Jun Kudoh, ele sempre ajuda a namorada a tentar desempacar o casal principal, se preocupa muito com os amigos e tenta aceitar tudo, para que não atrapalhe os outros, mesmo que para isso tenha que se omitir ou passar por cima da própria vontade. Enfim, adoro.




- Chiharu Tanaka: Menina quieta e delicada, o oposto das outras duas, mas que se dá muito bem com Risa e Nobuko. Ela sempre teve medo de garotos, mas não de Otani... Porque ele parece uma garota *gota*. Acaba se apaixonando por Suzuki e sendo correspondida, deixando Otani a ver navios.




- Ryoji Suzuki: Pretendente da Risa, mas o tiro sai pela culatra e ele acaba ficando com a Chiharu. Risa fica feliz pela amiga, mas de fossa por perder outro pretendente. Silencioso e calmo, faz o tipo cool, apesar de sua timidez.




- Haruka Fukagawa: Amigo de infância de Risa, apaixonado por ela e pretendente a concorrente (sim, você leu direito *gota*) de Otani. Risa o salvou de uma pequena gangue quando eram crianças e desde então ele nutre uma paixão platônica por sua heroína. Mas ele não inspira muita confiança como homem, então Risa o dispensa... A verdade é que ele é insistente, então ela passa o resto do animê o dispensando *gota de novo*.




- Seiko Kotobuki: Garota linda que se apaixona por Otani a primeira vista. Mas ela leva consigo um segredo que serve de impedimento para que a relação se concretize. Foi bem non sense, mas inesperado, eu curti.




- Mayu Kanzaki: Ex do Otani. Ele é complexado por acreditar que ela o trocou por conta de sua altura (o novo namorado dela tem 2 metros...). É a fotocópia da Chiharu.




- Kuniumi Maitake: Mais conhecido como Maity-sensei, é o galã da escola. Professor de inglês idêntico a um personagem de um jogo no qual Risa está viciada, serve para fazer Otani perceber que, apesar de serem "só amigos", ele sente ciúmes da Risa. Ele é noivo e possui um fã clube na escola, mas ainda assim tem tempo para ajudar a alavancar o relacionamento do casal principal com sua "mágica". Foi o único realmente eficiente em juntar os dois.




- Mimi Yoshioka: Vizinha do Otani, apaixonada por ele e metida a concorrente da Risa. Modelo e igualmente alta, tenta passar por cima do relacionamento dos dois por meio de ameaças, enquanto o entope de leite (alguém avisa esses japoneses que se leite fizesse crescer eu teria mais do que 1,64!!!).




- Kohori Kazuki: Garoto que trabalha com a Risa e se apaixona por ela. Dois centímetros mais alto que Otani, causa muitos conflitos no relacionamento dos dois, mas não de propósito.



Minha nota pessoal para esse animê é 7, pois ele faz o que propôs e é divertido, apesar de ser tudo um graande clichê. Mas recomendo aos fãs do gênero.



Até semana que vem, com mais um Review!