quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Perfil [#11]

Olá criaturas portadoras de rins, como sentem-se hoje? Pra variar, as fotos seduzentes, de nossos queridos mangakás estão assustando-me cada vez mais. A exemplo de hoje, temos aqui o que seria uma mistura de Rumiko Takahashi com Masami Kurumada e um pouco de Tite Kubo feelings (?). Para fins de tortura, caro leitor, dê uma boa olhada na foto abaixo, desse mocinho simpático, que não é nenhum Akira Toriyama da vida, mas tem lá seu charme.

1Nome completo: Shotaro Ishinomori.

Idade: 72 anos (morreu aos 60, em 28 de janeiro de 1998).

Cidade Natal: Tome, Miyagi, Japão.

Aniversário: 25 de Janeiro .

Trabalhos: Cyborg 009, Genma Taisen, Kamen Rider.

Shotaro Ishinomori foi uma das mais importantes figuras no universo não só dos mangás, mas também do anime e do takusatsu, tendo iniciado sua carreira como ajudante de Osamu Tezuka, desde jovem tinha um enorme talento. Inicialmente almejava ser romancista, porém, a convivência com Tezuka o incentivou a seguir a profissão de mangaká, com a qual se tornou um dos autores de mais prestígio no Japão, ganhando até um museu em sua homenagem na cidade em que nasceu.

Após algum tempo trabalhando para Osamu Tezuka, Ishinomori resolveu seguir sua própria carreira. Além de Tezuka, ele teve como influência a Literatura, pincipalmente Ficção Científica e os Filmes, de acordo com relatos Shotaro assistia mais de 500 filmes por ano. Possuindo mais de 700 obras em seu currículo ele ganhou uma posição no Guiness Book como o cartunista com maior número de trabalhos já publicados.

4

Nos anos 50 realizou adaptações de diversas obras literárias e contos de ficção cientifica. Nos anos 60, seus trabalhos de maior destaque foram Cyborg 009 e Sabu to Ichi Torimono Hikae. Outro de seus trabalhos bem sucedidos foi Mutant Sabu, o primeiro que abordava o tema da parapsicologia. Existem muitas outras obras relevantes em seu currículo, como Genma Taisen, que foi criado em conjunto com Kazumasa Hirai, um famoso escrito de Ficção Científica. Os anos 70 foram considerados os melhores anos de Ishinomori no quesito criatividade, pois criou um mangá chamado Skull Man, que anos mais tarde, em uma tentativa de ser levado para a Tv acabaria criando Kamen Rider, um dos trabalhos mais conhecidos de Shotaro. Além de Skull Man, outro mangá de destaque foi criado por Ishinomori na década de 70, esse trabalho recebeu o título de Jinzo Ningen Kikaider e prestava tributo ao mangá Astro Boy, de Osamu Tezuka. Com o estouro dos Henshin Heroes (Expressão usada para referir-se a humanos que se transformam em heróis) na Televisão japonesa, iniciado por Kamen Rider, foram publicadas outras obras seguindo o mesmo estilo são elas: Inazuman, Henshin Ninja Arashi e Robot Keiji K, que foram publicadas ao mesmo tempo que suas séries de TV iam ao ar. No entanto, diferente dos tokusatsus, o mangás era recheado de dramas e temáticas mais adultas, com conflitos psicológicos e argumentos mais sólidos.

2

Ishinomori foi também o responsável pela criação do gênero dos Super Sentai (Uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público infanto-juvenil, onde estão presentes um grupo de heróis que ganham poderes especiais, e usam roupas de cores diferentes que os definem, bem Power Rangers Feelings mesmo, até porque, Power Rangers, como todos nós conhecemos, em todas as suas ‘temporadas’ são meras adaptações dos Super Sentais.) com suas séries Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengekitai.

Nos anos 90 foi contratado pela Nintendo para realizar a adaptação do jogo The Legend of Zelda: A Link to the Past para mangá. Por aqui, em terras brasileiras, seus trabalhos mais conhecidos foram Kamen Rider Black, Bicrossers, Machineman e Patrine, todas dirigidas ao público infantil e exibidas pela Rede Manchete.

3

Sendo dono de uma enorme quantidade de trabalhos, Ishinomori foi influência de outros mangakás, como exemplos pode se citar Katsuhiro Otomo, que criou Akira com base nas obras de Shotaro Ishinomori, em especial Genma Taisen. Shotaro Ishinomori é considerado um dos maiores nomes falando-se de mangakás, perdendo apenas para seu mentor, Osamu Tezuka.

Ishinomori morreu por complicações cardíacas no dia 28 de Janeiro de 1998. Seu último trabalho foi a série tokusatus para TV, Voicelugger. Ao morrer, deixou inacabados os mangás Cyborg 009, cujo final era prometido para 2000. O final da série Cyborg 009 foi baseado nos manuscritos finais deixados por Ishinomori como a conclusão de sua grande saga.