quarta-feira, 2 de junho de 2010

Curso de desenho (mangá) # 11

  

OH CABI CABI IN HOTNESS HOTNESS, OH CABI CABI IN CRAZY CRAZY~ 
Olá! Bem, aqui estou eu... Sabe naqueles dias onde você está com uma música na cabeça e nada neste mundo pode tirá-la de lá? Então, amigos... EIS QUE ESTOU ASSIM. Viciadíssiama em Cabi Song, do SNSD e 2PM. Estou tão viciada, mas TÃO viciada nessa música, que quase escrevo o título deste post como "OH CABI CABI IN HOTNESS HOTNESS, OH CABI CABI IN CRAZY CRAZY~". Estou torcendo para que os j-rockers lancem logo alguma coisa nova pra tirar essa música coreana maldita da cabeça, preciso AGORA.

Poisé, na quarta passada não tivemos o curso por um motivo que me dá até vergonha de dizer: Faltou luz BEM NA HORA QUE EU TAVA ESCREVENDO O POST. Imagina, eu lá escrevendo e derrepente... Plof, escuridão. FIQUEI MUITO PUAT COM ISSO (#putafaltadesacanagem rs). Mas vamos esquecer, ódio faz mal, dá espinhas -q

Ah, viciem-se também em Cabi Song:
Não sei porque, mas só dá pra ver o vídeo se clicar em "Continue". Gay isso, né?
Vamos ao curso, macaquitos~
 Sombreamento

Já fiz algum post falando sobre sombreamento? Que eu me lembre não, também procurei e não achei.

Sombreamento é uma coisa indispensável para que é estremamente detalhista com desenhos. Pense: Seu desenho está lindo, mas na hora da arte final você não colocou nenhum sombra. FAIL. Pelo menos assim que eu penso, mas tem casos que nem é tão necessário.

Vamos começar, primeiramente imagine:


Ignore o desenho RIDÍCULO e apenas imagine a cena. O sol está do lado direito, ou seja... A SOMBRA SERÁ DO LADO ESQUERDO! Na verdade, acho que vocês não são tão tapados assim a ponto de não saberem para que lado a sombra deve ficar, né? Isso eu aprendi em ciências na 1ª série, quando tinha uns 6 ou 7 anos.

Então, vamos nos basear nessa cena aí e fingir que o sol estádo lado direito, ok?

Veja este desenho:

Bonitinho, né? (finalmente um desenho que preste e com arte final neste curso, aleluia irmãos, vamos orar.) Minha mãe teve a brilhante idéia de falar aqui para vocês imprimirem uma cópia dele e pintar. Sim, minha mãe sabe que eu trabalho (?) aqui, não é lindo? Bjs, momis.

Mas esse desenho falta sombras. Você deve saber que as sombras vão ficar para o lado esquerdo, então só falta saber onde colocá-las. Eu fiz assim:

Agora vamos brincar de jogo dos 7 erros (tem sete aí?) e descobrir quais são as diferenção diferentes (?) do desenho agora. As sombras, claro. O desenho fica tão mais vivo com elas... Ai ai.

Então, eu coloquei nos cabelos (nas franja e naquele "rabo", pra ser mais exata), no braço, na perna, no pescoço e só. Afinal, OLHEM PARA O DESENHO. Ele é bem simples, é uma caboquinha em pé, só isso. 

Quando você for colocar sombrar no desenho, coloque em locais óbvios... Imagina você colocar no meio da cara... FAIL. Por exemplo, você sabe o que faz sombra, certo? Então, você é um vencedor, ponha isso em prática. Não precisa ser detalhadamente, um pouquinho já dá. No caso desse desenho, por exemplo. E também porque eue não o colori. Quando você for colorir a história é diferente, você já faz a paradinha do degradê e talz... Aí você pode fazer a sombra com lápis de cor mesmo, usando um tom mais forte a cor da "coisa" que está fazendo a sombra. Exemplo: Estou fazendo um desenho onde quero adicionar sombra no cabelo da personagem é azul claro. A sombra pode ser azul escuro... Mas você pode usar o bom e velho lápis de cor preto.

PRETO I AMO YOU (L)~

Bem, acabamos por aqui, até mais, mortais.

Bye Nyappy o/~