quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Curso de desenho (mangá) ~ Quarta Parte


Nyappy! We are An Caf... Digo, aloha pessoal! :D Estamos aqui com a quarta e incrível parte do curso de mangá, no qual eu me recuso a falar que é de mangá. E daí, né? O que interessa é o conteúdo.


O que eu vou dizer agora não vai mudar a vida de vocês, mas eu sinto que é necessário que eu o faça: Estou muito gripada, mas mesmo assim fiz os deseninhos e o tuto pra vocês, então vocês me devem um rin caso eu precise de um algum dia ou um coração. Sei lá, até um olho (eu ando assistindo muito Hidarime Tantei EYE...).

Semana passada nós falamos sobre como desenhar uma cabeça, mas essa semana ainda estaremos centardos na cabeça. Como assim? Centre-se na cabeça, pequeno garfanhoto. Vamos correr rumo ao topo junto com o Yamada:


GO YAMADA, GO!

Então, vamos começar? Ah... Acham que eu esqueci do momento de descontração? Estão enganos, meus amiguinhos.Aqui uma coisa linda para vocês ouvirem:


J-pagode. Pode existir algo melhor? Não, isso seria impossível.

Agora sim, vamos lá!~ (não consigo fazer coisas como o Sawada faz, tudo editado e bonitinho)
Quarta parte~
Olhos
Comassim olhos?! D:
Olhos, ora. Caso você ainda não lembre, animes e mangás são conhecidos pelos não otakus (vulgo "pessoa normal") como "desenho japonês de olho grande". Veja que coisa maravilhosa essa frase é. Então eles veem (estou me adequando a nova gramática. Meu vestibular está em jogo) o nosso mundinho como "desenhos de olhos grandes", por isso os olhos são fundamentais.

Não, não é por causa das pessoas normais, mas sim porque os olhos são muito importantes mesmo. Os japoneses desenham os mangás assim porque para eles, os personagens mostram os seus sentimentos pelo olhar. Logo que por isso você não vai desenhar dois riscos no lugar de olhos.

Não vou ensiná-los a desenhar os olhos , porque isso você mesmo adquire com o tempo. Vou ensiná-los a mostrar os tais sentimentos com o olhar (ou apenas o olhar mesmo).

Vamos ver um olho de anime na posição mais "normal":

Aqui eu usei o traço mais clichê possível, porque não quero ninguém copiando o meu traço (eu sei que você irão tentar desenhar os olhos que eu mostrar aqui, não tentem me enganar). Ah, esse também é o único desenho colorido e já com arte final do post, porque eu estou gripada e a preguiça reina quando nós estamos assim. Volta ao assunto: Vamos avaliar várias coisas do desenho.

Percebemos e ele tem pupila como olhos normais (alguns olhos de anime/mangá não tem, isso é meio normal, mesmo porque eu não costumo desenhar pupila) e essa "bola branca". Essa coisa branca aí é nada mais nada menos que o brilho dos olhos, e na maioria das vezes é ele quem indica para que direção o personagens está olhando. Veja que maravilha! Nunca ignore a bola, ela é a sua salvação.

Veja como ela indica: Se você quiser que o personagem saia como se estivesse "olhando para você", o brilho fica no canto superior direito, esquerdo ou apenas na parte superior mesmo (só que no meio), um desses três. Também depende muito da "bola do olho" (vamos falar de um jeito pobre), por exemplo, se você desenhá-la pendendo mais para o lado direito, o personagem vai sair olhando mais pra lá do que pra você (dependendo da posição frontal dele, claro.). Se o personagem estiver como em uma foto 3x4, a bola fica no centro, como no desenho que coloquei a cima.

Outra coisa é que a bola do olho normalmente encosta na linha inferior e superior do olho. Muitas vezes podemos encontrar desenhos onde a bola só encosta na parte superir e mesmo assim o olhar do personagem não é para baixo. Mas o truque fica na próxima dica:


 

Nesse desenho aqui (que é só um rascunho, por sinal), mostra o olhar voltado para baixo. Perceba que o brilho está na parte superior do olho. Você deve estar pensando "Ué, mas você não disse que isso é olhar 'para mim'?", né? Então, mas um conjunto de características apontam uma coisa: A bola do olho e a pupila estão viradas para baixo. Perceba como a bola só está encostando na linha inferior do olho, não na superior.


 
 É quase a mesma regra do olhar para baixo. O que muda é que agora o olhar é para cima, então o brilho do olho é que vem para baixo.

 

Dependendo da situação em que o personagem se encontra, as características desse olhar podem mudar. Geralmente nós usamos o olho assim pra mostrar quando o personagem está assustado, vê algo que o chama atenção, se apaixona a primeira vista... Enfim, situações que fazem você arregalar os olhos. Aqui eu desenhei como se a personagem estivesse se apaixonando a primeira vista, por isso o uso de tanto brilho no olhar (quando você quiser apenas desenhar o personagem de olhos arregalados sem um motivo muito romântico, coloque apenas um brilho. Também depende se o seu personagem já tem muito brilho nos olhos).
Uma coisa que sempre será para desenhar olhos arregalados é o fato de que a bola do olho não encosta em nenhuma das linhas, nem na inferior e nem na superior. A pupila fica bem no centro do olho.



Olhos semicerrados, meus favoritos! Então, geralmente quem tem esses olhos são personagens mais sérios ou os que tem "cara de choro". O olho que desenhei aí está mais pra cara de choro mesmo, mas não se engane! O truque está nas sobrancelhas. Esperimente tentar tirar essa sobrancelha que eu coloquei no desenho e no lugar dela por uma assim: "ò_ó". Aí você vai ver a diferença que isso faz...

Então, nos olhos semicerrados, o globo ocular (desculpe, mas não aguento mais fazer em bola de olho nenhum) encosta na linha superior e inferior do olho, mas o que muda é que os olhos estão bem achatados, quase se fechando. Então o que aparece é apenas a "parte do meio" do globo ocular, levando até parte da pupila junto. A pálpebra, que nós chamamos de "dobrinha do olho" está maior aí e pode não aparecer direito aí no desenho, mas tem uma pequena linha ligando a pálpebra até o início das sobrancelhas.


 
Olhos fechados são os mais fáceis de se desenhar, mas temos dois tipos: Esse que está aí e um que vou explicar mais lá em baixo. 

O olho fica como um "arco de cabeça para baixo", perceba, e as sobrancelhas ficam mais longe do que quando os olhos estão abertos, porque quando você fecha os olhos é a parte superior que se mexe indo para baixo, não a inferior indo para cima. Logo, a sobrancelha fica no mesmo lugar de antes, certo? Os cílios também ficam virados para baixo.
Esse aí é mais usado quando o personagem está dormindo tranquilhamente, com uma expressão mais serena, como por exemplo uma garota/garoto prestes a beijar alguém, mas sem constrangimento. Desenhei a boca e o nariz para ilustrar melhor como é mais usado essa expressão do olho. 

Muitas vezes tem gente que desenha esses olhos para os personagens sorrindo, naquela famosa cara de "sorrindo de olhos fechados". Bem, eu usaria mais esses olhos para uma situação mas calma, como por exemplo, uma garota/garoto ouvindo música de olhos fechados dando um sorriso mínimo.

 

Bem, aqui esse exemplo mostra os olhos fechados como um "arco" normal. Essa expressão é mais usada como no desenho acima (esse sim é o olho mais usado para desenhar personagens sorrindo), sorrindo. Também pode ser com o personagem dormindo, mas a imagem não vai transmitir algo mais sereno, tranquilo. Vai ser como se o personagem estivesse tendo algum sonho ruim (dependendo do modo como as sobrancelhas são desenhadas). 

Em cenas como beijo entre personagens onde há constrangimento, esses olhos são os mais usados.


 
Ignore a garotinha kawaii e dê atenção apenas para os olhos dela. Bem, vemos aqui o último exemplo, olhos de lado. Sabe aquele primeiro exemplo que eu desenhei lá no início, colorido? Então, é esse mesmo, só que de lado e com a dona dele aparecendo.
É a mesma coisa, o que muda é o fato dele estar "achatado" e a pupila não está no centro, claro (ele está de lado, oras!).

Bem, aqui acabamos as dicas de hoje. Mesmo que esse post tenha ficado grande, não tem muito informação nele, só é mais enrrolação mesmo -q

Bye Nyappy o/~

PS.: Uma coisa para facilitar a vida de vocês: Perceberam que o brilho dos olhos sempre está do lado contrário a direção que você quer que o olhar esteja? Não? Então, é isso. Se você quiser que fazer um olho semicerrado olhando para cima, por exemplo, faça um, mas o brilho deve ficar na parte inferior do olho, simples! Isso é uma dica ;D