domingo, 8 de janeiro de 2012

The Fantastic World of Rpgs [#1]

The Fantastic World of RPGS Banner Final

 

*este desembainhava sua espada e a levantava para cima em um rápido e brusco movimento com seu braço direito*

Ohayo! Bem-vindos a minha nova coluna aqui no blog. Como você ja deve ter percebido ela irá tratar sobre RPGs, então, se você é um fã de RPGs, se ja ouviu falar ou tem a curiosidade de saber o que é, eu recomendo que leia.

*Em um rápido movimento de braço, aponto a espada para o leitor*

Bem, eu gostaria de começar essa coluna diferenciando RPG e MMORPG, vamos diferenciar as coisas. Vamos questionar qual a maior diferença entre um RPG e um MMORPG. Sim, muitos pensam ser a mesma coisa mas estão fazendo uma grande confusão, veja só.

Um MMORPG é apenas uma subdivisão que existe entre os vários tipos de RPG existentes, isso é o que faz uma diferença muito grande, por que não se pode chamar um MMORPG de RPG, porém um RPG pode sim, ser chamado de MMORPG, compreendem?

image

Se eu chamasse por exemplo, um MMORPG de RPG, estaria sendo injusto, pois MMORPG tem próprias regras e algumas bem diferentes de RPGS, além que eu estaria generalizando, e isso não pode ocorrer no mundo rpg, observe um exemplo:

Cristopher: Ei, você joga algum rpg?

Andersonilsom da Silva: Sim, e você?

Cristopher: Também ^^

Andersonilsom da Silva: Nossa, que legal, qual tipo de rpg você joga?

Cristopher: Hum… apenas rpg.

Andersonilsom da Silva: Tá, que tipo?

Cristopher: Um RPG, JA FALEI!

Andersonilsom da Silva: Como é o seu rpg então?

Cristopher: Ele é… eu controlo um personagem.

Andersonilsom da Silva: Ta mais aonde você controla esse personagem?

Cristopher: Pela cidade, pela floresta e pela taverna.

Andersonilsom da Silva: Então é algum tipo de MMO?

Cristopher: Ja falei seu noob, é um ÊRRE PÊ GÊ.

REPORTAGEM ESPECIAL: UM CORPO FOI ENCONTRADO HOJE, NÃO SABEMOS SEU NOME, MAS PARECE TER SIDO CORTADO COM ALGUM TIPO DE ESPADA.

Então agora que entenderam essa diferença posso começar. Muito bem, vamos seguir a velha dica de nosso amigo Jack Estripador, vamos por partes…

Se eu perguntasse: ”-Ah você já jogou RPG?” muitos diriam sim e no momento em que eu perguntasse aonde, vocês iriam responder em algum video game, que geralmente são os estilos mais comuns de RPGs. Dentre os games de maior sucesso na categoria RPG, está o Final Fantasy. Sim, este game que é considerado um incrivel sucesso de sua fabricante, teve seus primordes rpgisticos no super nintendo… nunca irei me esquecer daquele joguinho de poucos pixels em que você tinha um amigo monstro.

Outro muito popular entre Otakus e até não Otakus é a série de jogos pokemon para game boy. Foi realmente um estouro quando foi lançado, embora eu tenha jogado apenas a alguns anos atrás, considero que essa seja a série RPG com maior sucesso entre os otakus.

 image  Lembram dessa parte? ^^

 

Certo, então somente jogos desse tipo são RPG? Não.

RPG não está ligado somente ao video-game. A sigla RPG na verdade significa Role-playing game, o que na verdade seria um jogo em que você assume o controle de um personagem e o guia tomando decisões e aprendendo poderes por eles, isso é o que torna um rpg tão fascinante. Geralmente existem RPGs interpretativos escritos, onde se faz exatamente o que eu fiz no inicio do post: “Se descreve as ações do seu personagem” e querendo ou não, eu considero este o melhor estilo de RPG porque nesse, você tem total controle sobre seu personagem e sobre suas decisões, pondendo fazer o que quiser com a vida dele. Seria como entrar em uma realidade alternativa tendo controle de um guerreiro, um sábio, ou até um bruxo da saga Harry Potter.

Porque acham que Skyrim faz tanto sucesso?

Não são somente os gráficos incriveis que levam esse game a ser o sucesso que ele é. O que influencia bastante é o modo com que o jogo se prolonga, ele se da de uma forma que você so tem uma coisa pré-determinada e depois, faça o que quiser. Os criadores, gênios na minha opinião, juntaram o modo interpretativo de um RPG, que geralmente se dá em fóruns, msn, no habbo(sim aquele joguinho na internet) e que não possui gráficos, apenas usam a imaginação para controlar o personagem juntando-o com gráficos incriveis e um sistema(em outro post explicarei os sistemas) medieval de dar inveja.

 image Não chore Anjo. 

 

Pois é, se você não gosta de Skyrim, acredite conheço alguns que não gostam, não perca as esperanças, você pode achar um rpg que combina exatemente com você, pense da seguinte maneira, os RPGs são flexiveis e se pode encontrar um rpg exatamente do jeito que você gosta, se você gosta medieval vai achar um medieval, se gosta do japão vai encontrar um do japão, se você gosta de amigos imaginários vai encontrar um de amigos imaginários, agora se você quiser um de algum tipo de orgia… não precisa procurar, provavelmente vão te chamar logo logo para um. –Eu nunca participei desse tipo de coisa, eu juro-

Neste momento, vamos mudar o exemplo, para uma coisa que até agora havia esquecido de falar, os bons e velhos rpgs de mesa, ai ai bons tempos em que você jogava aquele dadinho pro fdp do GM não fazer você morrer na ação mais bem pensada da sua vida, logo logo entenderão.

 

image  Maldito GM :@

 

Não vamos esquecer de mencionar o Live-Action rpg, porém este, não precisa de muita explicão, pois você realmente assume o personagem, só que possui uma desvantagem, nele você apanha de verdade, e algo sombrio acontece em algumas pessoas que realmente encarnam os personagens, e alguns, acabam se matando de verdade, e é verdade, por isso, sempre que estiver jogando um rpg, não importa se é Live-Action, ou qualquer outro tipo, sempre tem o limite entre realidade e imaginação, então, não se exalte por causa de um rpg, isso pode fazer você perder amigos, e em alguns casos como falei, até a vida.

image   Olhem os elfos batendo nos orc, elfos ownam.

É interessante que não importa que tipo de RPG você joga, as vezes eles são tão bem elaborados que você realmente se sente vivendo a vida do personagem e sentindo na pele suas emoções e reações.

Esperem, acham que acabou?

Ainda não, há muitos outros tipos de RPG pra falar, mas por hoje é só. .

E se quiserem que eu explique, comente, ou demonstre algum tipo de rpg em especial, fora games de console ou pc, que isso é com o Wes, peçam nos comentários que eu estarei feliz em atender os seus pedidos ^^.