sábado, 7 de janeiro de 2012

Dead Island, fica na "Estante ou Gaveta?"


A moda já foi lobisomens, acabamos de sair de uma onda avassaladora de vampiros, mas o que realmente foi moda nos games foram nosso amigos podres, sujos, e sedentos por cérebro humano, sim, os Zumbis!
Ao contrário da moda que levou lobisomens e vampiros ao sucesso na tela da tv, os zumbis não só estrelaram na nossas tvs, mas também sempre foram muito bem vindos nos nossos games.
Então, hoje vamos falar de muita treta que rolou em um game de zumbi, que fez muito sucesso em 2011!
Foram bugs escrotos, polémica sobre partes intímas da heroína, expressões faciais dignas de pastelão mexicano, mas apesar de todos os problemas, Dead Island foi sem dúvidas o game de zumbi mais falado e aguardado de 2011.
Então, se você quer saber se Dead Island fica na “Estante, ou na Gaveta”, confira a post completo depois do continue...


Enredo:
(Pode ler sem sustos, o texto não contém spoilers)



Eu sei, e todos nós sabemos que o trailer de Dead Island parecia ser bem melhor do que o jogo lançado! O cenário paradisíaco e ensolarado de um resort sem dúvidas foi o que mais chamou atenção para Dead Island, pois até então, jogo de zumbi era muito associado a ambientes escuros, sombrios e cheios de névoa!

O enredo de Dead Island poderia ser uma coisa de cinema, mas não foi bem isso que decidiram fazer. Resolveram trazer uma estória bem direta e prática, que focava apenas na fuga de algumas pessoas de um resort gigantesco e paradisíaco localizado em uma ilha, que foi completamente destruída por uma epidemia zumbi. Realmente achei que a estória poderia ter sido mais bem trabalhada pra deixar mais aquela pressão e ansiedade de chegar no final do game, e ver um desfecho dramático. Eu não achei aquele desfecho dramático, muito pelo contrário, o final do game não me passou emoção nenhuma, mas lógico isso é minha opinião.

O game te coloca na pele de quatro personagens a sua escolha, são eles:




Xian Mei:


Uma funcionaria no Royal Palm Resort, hotel do resort de Dead Island, foi nascida e criada na China, e decide se mudar para explorar novos ares.
Xian Mei é uma personagem ágil e equilibrada, e por isso pode se dar melhor em uma fuga desesperada de uma possível onda zumbi.

Logan:
Logan, é um ex atleta que carrega consigo o fardo de não poder mais competir devido a uma desastrosa corrida de rua, onde ele fratura o joelho e mata por acidente uma pessoa.
Mesmo assim, Logan tem seu ego nas nuvens, é mimado, convencido a galã, mas também é um poço de águas profundas que esconde a amargura que a vida lhe causou.
Sua especialidade é de arremessar qualquer tipo de objeto, causando danos consideráveis.

Sam B:


Como muitos falam, “o negão do game” é o personagem perfeito para se estar enfrentando uma epidemia zumbis sedentos por carne humana.
Sam B é o estereotipo perfeito do rapper americano, truculento, fala o que quer, e já teve envolvimentos em tudo que rola no sub mundo da sociedade!
Mas como sempre, esses tipos de personagens tem um carisma lá em cima!
“O negão”, é no meu ponto de vista, o personagem feito para se jogar Dead Island, é forte, e especialista em usar marretas e tacos de beisebol, tipos de armas que são o foco do game.

Purna:
Essa é do tipo de mulher que você não iria querer fazer piadinhas sobre o sexo frágil.
Purna, é uma ex policial que agora trabalha com guarda costa de pessoas consideradas VIPs. Tem caráter forte, e por isso deixou a carreira de policial, onde presenciou muita corrupção, onde o dinheiro falava mais alto.
A habilidade de Purna é a menos aproveitada em Dead Island, a moça é especialista em armas de fogo, mas esse tipo de arma, como disse antes, não é o foco da matança de zumbis nesse game.


Passando meio que por cima do enredo para não spoilar muito, é esse o enredo de Dead Island, na verdade o que influência mesmo no jogo, são somente as habilidades diferenciadas que cada personagem tem, a história de vida e “estereótipo” de cada um deles não muda em nada os rumos do jogo.
Então uma “rejogada” para experimentar novas coisas depois do término do jogo com outro personagem, só é interessante pelo fato de experimentar essas tais habilidades diferenciadas.


Gráficos:

Hoje em dia em que os gráficos dos games estão em um nível que nem Deus poderia imaginar que pudessem estar, você ouve muito fã boy dizer que tal gráfico de tal jogo está ruim porque está serrilhado e muitos outros defeitos que na verdade não agridem os olhos de gamers menos “frescos”.

Os gráficos de Dead Island são lindos, tem uma ótima texturização, e te colocam realmente dentro de um resort paradisíaco ao estilo caribe mesmo.
Praias lindas, um mar de tirar o fôlego e um sol que realmente fazem você ficar com vontade de tirar férias num lugar desses, logicamente sem epidemia zumbi.
Eu mesmo no início do game, onde não tem muito zumbi, ficava andando e observando por simples prazer, as ruas, o sol, a praia, o mar, o vento soprando de leve nas folhas das árvores, a sombra dos objetos que se movimentavam e tudo mais.

Logicamente que os gráficos lindos não querem dizer que tudo tem que funcionar como deveria funcionar, por exemplo, tem umas bolas dessas de praia, que parecem ser feitas de concreto, você pode dar facadas e tiros nelas, que elas vão continuar intactas, mas acho que isso é outra coisa que não vai te ofender a ponto de estragar a beleza dos gráficos do game.


Funcionalidade(“Jogabilidade”):

Prefiro usar o termo funcionalidade, pois é mais abrangente do que a simples jogabilidade. Isso fala se o game funciona como game ou não!

Quem imaginaria que os games de FPS(primeira pessoa) ficariam tão famosos, a ponto de ter um game de zumbis em FPS focado em armas brancas(facas, machados, martelos...) feito em primeira pessoa?
Geralmente os games de FPS que fazem sucesso são os “Modern Warfares” da vida, que são só destruição por armas de fogo de todo tamanho, formato e poder.

E foi aí que Dead Island inovou, o game nos trouxe um FPS que descarta o uso de armas de fogo, e que te impõe o uso de armas brancas durante quase todo o jogo.
O uso das armas brancas é muito bom, elas são muito efetivas, o personagem consegue interagir muito bem com todas as armas, e isso nos mostra que SIM, FPS não precisa ter só tiroteio descontrolado.
Um ponto legal ainda de tais armas, é que elas podem ser combinadas e criadas, assim criando armas mais poderosas, como uma taco de beisebol com pregos fincados na ponta, e foices com baterias de computador que além de cortar, dão choque nos zumbis.

É um número grande de possibilidades na criação de armas.

Falando em zumbis agora, eles estão muito bem definidos no game, então você irá encontrar  desde zumbis maratonistas como em Left 4 Dead, que correm(correm pra caralho) pra cima de você soltando gritos de desespero, até zumbis que só querem matar a fome comendo um cadáver no meio da rua.


Em Dead Island também é possível dirigir carros, assim você pode matar zumbis por atropelamento, mas os carros são mais para se locomover de um lugar para outro mais distantes, porque atropelar zumbis tira um pouco da tensão que é estar cara a cara com um.


Pra finalizar, Dead Island entra na moda dos elementos de RPG, o game tem o famigerado sistema de Skills, você pode atribuir habilidades aos seus personagens de acordo com seu gosto, então seu personagem pode ser um bom sobrevivente ou um puta lutador enfurecido!
Falando em fúria, o game tem um modo Fury, que te salva em momentos bem tensos, achei o Fury do Logan o mais bem vindo!


E lembrando ainda que o game é feito de quests principais e de secundárias, então fica ao seu critério seguir uma linha reta até o final do jogo, ou se divertir um pouquinho mais e gastar mais tempo. Mas as quests secundárias não influenciam em nada na melhoria de certas coisas, no máximo elas podem te dar mais experiência e as vezes dinheiro e alguma arma.

Bugs:


Dead Island está cheio deles, tem carro que voa em certos lugares, tem personagem que também voa com uma certa posição da câmera em pontos específicos, tem o meu bug que postei aqui! (Bug Filho da puta!)
E ainda muitos outros, como o não considerado bug, que mostra que nossa Xian Mei foi muita bem feita na hora da modelagem e que por isso prefere não usar calcinha.+18 Xian Mei
Mas ainda não ouvi falar de nenhum bug que acabasse com a diversão do game por definitivo, muito pelo contrário, o pessoal estava se divertindo voando em carros!
Na boa, hoje em dia é quase que impossível achar games que não tem bug. Bug virou quase que um elemento essencial nos games, nosso querido GOTY 2011 que o diga!

Estante ou Gaveta?




Chegou então a hora da pergunta título da coluna!

Já fiz replay de Dead Island duas vezes, só não joguei com a Purna ainda, mas pretendo jogar com ela ainda num multiplayer uma hora dessas!
Falando em multiplayer, eu não faço análise do modo multiplayer dos jogos, porque eu eu gosto de jogar sozinho mesmo, e outra que é meio difícil achar gente pra jogar comigo por causa dos horários, e por outros vários motivos!
Modo multiplayer offline já não é meu forte, imagina então online!

Enfim, Dead Island por seu estilo “inovador” usando FPS e elementos de RPG, por seus gráficos bem ambientados, por colocar os zumbis em uma atmosfera não convencional e lógico pelos zumbis que nós amamos matar, fica na minha Estante!



Dead Island está disponível para Xbox 360, Playstation 3 e PC!

Aqui é Wes Shinigami, ainda problemático, lembrando: Mate Zumbis sem moderação!