terça-feira, 21 de junho de 2011

PhilosoReview [#42]


Gente, eu ia fazer um outro Review, mas mudei de idéia quando terminei de assistir esse ontem (quem me segue no Twitter já sabe).

Cliquem em Continue!





A história de Mahou Shoujo Madoka Magica é sobre uma garota da oitava série - Madoka - que salva um bichinho fofo de sua recém transferida colega de classe. Com a ajuda de sua amiga Sayaka, ela foge e abriga o bichinho, que logo se recupera e as oferece um desejo, em troca de se tornarem garotas mágicas (o Mahou Shoujo do título) e lutarem contra as bruxas que trazem o sofrimento e dor para o mundo.

Em seguida elas conhecem Mami, uma veterana da escola que já é garota mágica, e percebem que apesar de nobre, ser garota mágica é um trabalho muito perigoso. E agora elas tem que decidir se vale a pena trocar um desejo por toda sua vida, e que desejo seria esse. E você, o que escolheria?

A arte é diferente do normal e cansativo, mas as características MOE são um fator que me fez repudiar a série logo de cara. Mas ao acompanhar, percebi que (afora a abertura) não havia fanservice e a finalidade do traço era outra - e muito bem utilizada por sinal. Além da coloração ser muito bonita, o jogo de colagem (também visto em Sayonará Zetsubou Sensei, Maria Holic e Bakemonogatari - do mesmo estúdio, pelo que eu entendi) dá o tom certo para as cenas de luta.

abertura, Você quis dizer: enganação é realmente uma pegadinha. A não ser que você preste atenção na letra da música felizinha, Connect, cairá direitinho.

encerramento tem uma animação condizente com o clima que a série vai desenvolvendo, além de uma maravilhosa música (que toca também nas lutas) do grupo Kalafina (o mesmo de Lacrimosa, de Kuroshitsuji) - Magia.

Sobre os personagens (CUIDADO COM OS SPOILERS):

- Madoka Kaname: Garota feliz, com uma família maravilhosa a qual é bem ligada, amigas, enfim, uma vida absolutamente normal. Eu gostei da Madoka porque ela tem medo, vacila quando qualquer ser humano normal vacilaria, por mais que tente ajudar - e sabendo de suas limitações, que são muitas. É claro que ela teve aquele final super esperado de protagonista, mas até o último momento é absolutamente humana e isso é agradável num mundo se protagonistas idiotamente corajosos.



- Akemi Homura: Garota que foi transferida para a classe de Madoka e faz de tudo para que ela não se torne garota mágica. É cansativo a flutuação de seu estado de espírito, e suas atitudes mal-calculadas. A justificativa de sua história também é bem vaga e improvável, mas uma vez seu desejo concedido, sua luta é comovente.



- Mami Tomoe: Garota mais experiente, que acolhe as meninas. Seu desejo foi desesperado, e ela é bem clara sobre como as meninas tem de aproveitar a chance que ela não teve. Mas era demasiadamente arrogante, e isso lhe foi fatal.



- Sayaka Miki: Amiga espontânea e agitada de Madoka, que a ajuda a salvar Kyubey. Seu desejo é digno, mas seu arrependimento e sua insistência em jogar a culpa nos outros (como o próprio Kyubey menciona) é absolutamente irritante. Entra em colapso com o desenrolar dos acontecimentos. Boas intenções. O inferno está cheio.



- Kyoko Sakura: Outra garota mágica veterana. Típica inimiga que vira amiga depois de uma pequena lição de moral. A personagem que eu mais gostei, apesar disso. Seus valores se inverteram depois que seu desejo se voltou contra ela, mas com ajuda de Sayaka ela os recupera como deveriam ser. Se sacrifica por ter acreditado em algo que não era possível.



- Kyubey: Coisa mais fofa desse mundo, mas cheio de segundas intenções e de uma insistência irritante. Mas é importante mencionar que ele não é mal, só não pode valorizar o mesmo que nós, humanos, valorizamos. Às vezes me parece uma metáfora sobre a sociedade japonesa.



Minha nota pessoal é 10, porque esse animê é um soco no estômago de qualquer um, um Mahou Shoujo com crítica, bem executado, comparável até com Shoujo Kakumei Utena (só que em 12 capítulos). Quem espera coisas fofinhas e sem sentido Você quis dizer: K-On pode esquecer. Realmente vale a pena, e eu poderia ficar o dia todo falando o porquê. Assistam e entendam.



Té semana que vem.