segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reflexões Otakus #8


Como vão, gente linda? Estamos aqui reunidos novamente para obter mais um fracasso em minhas tentativas de livrar vossas almas do mal purificando-as com meus belos posts [???] purificadores de alma. Enfim, vamos ao que interessa, com mais um post que mudará completamente sua vida e te tornará imortal até que o destino prove o contrário. Ou o fim do mundo, sei lá.

Vamos falar hoje sobre a controvérsia  “popularização” ou algo do gênero dos animes e afins. Eu, particularmente, não acredito muito que animes podem se tornar modinhas e coisa assim, na verdade, um anime ou outro, ok, até pode ser. Mas ser otaku eu acredito fielmente que nunca chegará a ser tendência. Por que? Primeiramente, porque nós, no geral claro, somos vistos como fracassados por parte da sociedade. Acho  que isso já é um ótimo motivo, mas vamos continuar. Também tem o fato que isso exige no mínimo… gosto por isso e um pouco de alguma espécie de dedicação não… é obvio que não estou dizendo que você tem que tratar seu hobby como sua profissão, mas que você não pode ser um otaku sem ter visto um anime, correto? Isso sem contar que coisas que são consideradas mega-super-ultra-hyper interessante por “nós”  são simplesmente banais pras outras pessoas, é simplesmente uma questão se interesse.

"Não é interessante para todos."


Animes no mainstream: Sonho ou pesadelo?

Tudo bem, é claro que você não entenderam direito o que eu quis dizem com esse subtítulo, mas basicamente, vamos pensar se seria ou não interessante que uma parte maior da massa se interessasse pelo “mundo otaku” senhor, já perdi a conta de quantos termos ridículos eu já usei, mas é inevitável, perdão na verdade, em minha concepção, isso pode ser considerado uma faca de dois gumes.

Admitam, seria muito legal ter mais acesso a isso, mas pessoas com quer discutir sobre, pessoas mais informadas, em um lugar onde ser um otaku não é mais fora do padrão do que… gostar de Restart. Seria sim interessante e estimulante se o acesso a isso fosse mais simples, que fosse mais divulgado.

 Porém, é óbvio que o número de posers semelhantes ao pior tipo dos aqui já citados narutards, existiriam em números muito maiores. Mas muito maiores mesmo, afinal, seria tendência. Decidir se isso compensaria ou não, se esse mainstream seria bom ou não, fica por sua conta, embora eu ache que além de no mínimo impossível, isso não seria muito bom.
O preconceito.

"Sou tão descriminado.."
Batendo mais uma vez na tecla “somos por muitos ignorantes considerados fracassados” há um preconceito visível dos dois lados, o que torna essa hipótese extremamente improvável. Tanto os otakus teriam preconceito como o resto da sociedade.

Sempre há um certo preconceito dentro de qualquer “tribo” que seja. Simplesmente nos achamos superior, o que há de mal nisso? Nada, porém descriminar pessoas que aderem a isso depois dessa expansão, aí há mal. Até mesmo animes mais populares costumam ser um pouco mais descriminados. Não me olhem assim… Naruto mereceu Enfim, isso não seria aprovado pelos próprios otakus.

"Somos MUITO superiores."

Além de tudo, nossa sociedade não seria tão facilmente convertida. Grande parte (não uma unanimidade) dos otakus são adolescentes. Mas geralmente adolescentes não tem traços de um estereótipo otaku, são predominantemente, o contrário.

Concluindo, ser otaku com certeza não virará moda. Se acontecer, não vai nem ser tão bom, nem tão ruim, nem fará muita diferença afinal.

Beijos e até semana que vem ~