domingo, 28 de novembro de 2010

Seiyuus - Ouvindo vozes?

Estava eu no outro dia na escola a falar com uma colega, que nao sabe nada sobre anime, e disse lhe que tinha ia escrever sobre seiyuus no P.O. Ela ficou muito chocada a olhar para mim,porque eu acho que ela percebeu que eu disse que ia falar sobre seios no P.O.


Ultrapassada(ou não) a grande polemica sobre anime legendado ou dobrado, vamo-nos concentrar nas dobragens (dublagens aí) japonesas/originais ,o que quiserem.

 
Seiyu é o nome que damos ao dobrador. Pode ser de anime, jogo etc. Se é japones, é seiyu.


E o mais giro é que mesmo vendo muitos animes, tem alguns personagens em animes diferentes que têm o mesmo seiyu e nem se nota! O que comprova a minha teoria de que eles levam muito a sério aquilo que fazem.









Se me perguntarem quem dobrou os animes portugueses, eu não sei. Posso ainda conhecer as vozes mas nem o nome sei.
Para mim, o melhor dobrador portugues é aquele que faz uma voz extremamente gay como por exemplo a voz de Timon (Rei Leão) e do Dragão da Mulan (Disney).


Mas no Japão os seyus sao considerados verdadeiros idolos, quase como cantores (alguns até o são, como a tao conhecida Hirano Aya, que dobrou a Haruhi (Haruhi Suzumiya), Misa (Death Note) e Konata (Lucky Star) )


E eu no outro dia andava por curiosidade a ver quem eram os seiyuus de um dos meus animes preferidos de infancia (Kamikaze Kaitou Jeanne) quando descobri que a personagem principal (Maron) tem a mesma seiyu da Medusa (Soul Eater). O choque, o panico, o desespero.
Os dois animes tem quase 10 anos de diferença.


E isto faz lembrar Urusei Yatsura, e tudo quanto é da Rumiko-senpai.
Ou seja, passado uns 10 anos, fizeram uns OVA de Inuyasha, Urusei Yatsura e Ranma. Não me perguntem como, mas o dublador do Ranma/Inuyasha ( que é o Yamaguchi Kappei, o mesmo do L (Death Note), Shin'ichi (Detective Connan) , Noin (Kamikaze Kaitou Jeanne) e Cheshire Cat (Pandora Hearts) e tambem o M&M vermelho num comercial no Japão) passado uns 20 anos, consegue manter a mesma voz. Isto adicionando ao facto de ele ter uns 45 anos.
Ele e todos os outros desses animes da Rumiko.


Achei piada a algumas coisas que descobri, porque não fazia ideia, por exemplo Shana (Shakugan no Shana) ,Aisaka Taiga (Toradora) , Alphonse (FMA) (assim como Happy de Fairy Tail - que ainda nem vi- ) tinham a mesma seiyu (Rie Kugimiya). E eu vi os três animes seguidos.


E depois encontrei coincidencias engraçadas, alguns dos meus personagens preferidos tinham a mesma "voz" e eu nunca tinha reparado.



As personalidade até que são parecidas...

Bem, para o post nao ficar muito grande, eu vou fazer uma listinha com algumas das "vozes" e personagens mais conhecidos (preparem-se para eventuais choques):


Rukia(Bleach), Marion(Kaleido Star),Shirley (Code Geass) -Orikasa Fumiku


Excalibur (*cof* Soul Eater), Kido (Yu Yu Hakusho) -Koyasu Takehito BAKA! EU SOU UNICO!


Naruto(duh?), Gon(HunterxHunter) , e Maka (Soul Eater)-Takauchi Junko


Akane(Ranma), Kikyo(Inuyasha),Rurouni Kenshin (duh de novo? Ou Samurai X se preferirem. Adoro este) - Hidaka Noriko


Soubi (Loveless), Lloyd(Tales of Syphonia) *insane nosebleed* - Kanishi Katsuyuki


Jessie(Pokemon),Lina Inverse(Slayers great classic), Ranma Feminino, Anna (Shaman King) - Kauyashibara Hegumi


Ishida (Bleach), Sasuke (duh?) - Sugiyama Noriaki


Ion (Tales of the Abbys - e peço desculpa é que nao me lembro se é do anime ou do jogo), Pikachu (duuuuh!) - Ootan Ikue


Edward (FMA), Nana Osaki(Nana) e Temari (Naruto) - Paku Romi


Hibari Seducione , Fong (ambos KHR) e o irmão do Sai (Naruto) - Teikashi Kondo


Fuu(Samurai Champloo), Alice(Pandora Hearts) - Ayako Kawasumi


Ritsuka(Loveless), Oz (Pandora Hearts) [isto dava um crossover intressante],

Cornelia Li Britannia (Code Geass) - Junko Minagaive


Chrono (Chrono Crusades), Satoshi (D.N.Angel), Gaara (duh?), Xerxes Break (Pandora Hearts) e Xellos (Slayers) - Akira Ishida


Sharon(Pandora Hearts) e Kanade (Angel Beats) - Kana Hanazawa


E por fim, Hisoka (HunterxHunter) , Japan (Hetalia , sim estão a ler bem), Katsuya [Joey] (Yu-GI-Oh!) e... Superbi SQUALAUM SEDUÇAUM - O unico e maginifico capaz de dizer "VOOI" com convicção (rimou) e de me fazer saltar da cadeira : Hiroki Takahashi




Espero que tenham gostado e que não me matem por ter nomes errados.
Em primeiro porque eu tinha escrito o nome deles num papel á uns meses atras, e segundo porque não entendo a minha propria caligrafia -morre-


Bye-bye