terça-feira, 24 de maio de 2011

PhilosoReview [#38] - Especial Um Ano de Philosophy Otaku



Oiiiiii! Olha o especial um ano de P.O. aqui, gente! Nem parece que faz tanto tempo... O aniversário foi dia 22 (DUVIDO que alguém aqui me acompanhe desde o primeiro post menos você, é claro, Sawada-kun) mas meu post teoricamente é de terça, então lá vai.


Falarei hoje do meu animê favorito de todos os tempos! Alguém aí é meu fã incondicional já sabe qual é?


Cliquem em Continue!



A história de Suzumiya Haruhi no Yuutsu é sobre um garoto (sim, o nome do animê é de uma garota, mas o protagonista mesmo é um garoto) normal, que estuda numa escola normal. Ele é sensato e tenta viver a vida como todo mundo, mas por um estranho evento do destino acaba se sentido impelido a falar com a única coisa desencaixada em sua realidade. Uma menina excêntrica e prepotente chamada Haruhi Suzumiya.


Tá, no que isso mudou a vidinha dele? Mais um Slice of Life, Pandora? Pensei que você os odiasse.


Né? Seria isso que eu pensaria... Se SHNY não tivesse seus 24 episódios todos confusos e fora de ordem (genial!) e começasse pelo antepenúltimo... Cuja narração me convenceu imediatamente a assistir essa loucura em forma de animê.


É louco, acreditem.


A arte é comum, mas a coloração é absurdamente maravilhosa, eu quase posso sentir a vida dos personagens pelo brilho de seus olhos. Mas alguns trechos de CG foram desnecessários... E a mudança a la K-On da segunda temporada... Foi desnecessariamente ridículo.


As aberturas, Bouken Desho Desho e Super Driver são bem diferentes, tanto em ritmo quanto letra, quanto animação. Eu prefiro a primeira, por ser um clássico, e ter uma letra melhor. Mas a segunda também é muito boa.


Os encerramentos são Hare Hare Yukai (AF, espere por nós!), com uma letra divertida e uma coreografia difícil pra carai constrangedora e hilária e Tomare, com uma proposta totalmente diferente, mas no mesmo ritmo alucinante que rege a maior parte da história.


Sobre os personagens:


- Kyon ou John Smith: Cara cético, sarcástico, e com mais juízo que a maioria das pessoas que o cercam, que acaba se envolvendo em muitas coisas e tendo o futuro do mundo colocado em suas mãos. Mas a culpa é dele mesmo. The King of Facepalm (ADORO!). Até hoje não sei o nome dele *chora*... Queria ler os livros para saber mais, além dele ter uma irmã mais nova e um gato que falava.


- Haruhi Suzumiya: Garota prepotente e mandona, que faz o que bem entende quando bem entende. Acaba passando por cima das pessoas e da realidade no processo. Desenvolve um quase inacreditável interesse por Kyon, talvez porque ele é o único que tenta freiar suas ações impensadas sem sair do lado dela.


- Yuki Nagato: Garota que entra para o clube fundado pela Haruhi porque o clube em que estava acabou. Na verdade, ela só continua na sala de seu antigo clube, uma vez que passa mais tempo lendo do que fazendo qualquer outra coisa. Mas quando resolve falar, também... Não para mais.


- Mikuru Asahina: Garota fanservice. Mais velha que os outros, atrapalhada, submissa e peituda, acaba caindo de para-quedas na Brigada SOS (nome do clube da Haruhi), por não se encaixar em outros clubes. Irrita. Muito. Principalmente com aquela voz fininha...


- Koizumi Itsuki: *se controlando para não dar vexame* Um dos personagens mais carismáticos e lindos já criados... Apesar de ser apenas um figurante na Brigada, sendo o garoto sorriso e concordando com tudo o que a Haruhi diz, é importante. Principalmente porque é o único que se dá ao trabalho de tentar explicar alguma coisa para o  Kyon, mesmo que ele não entenda nada mesmo assim.




- Asakura Ryoko: Representante de classe que quer a todo custo integrar Haruhi a turma... Usa toda a sua simpatia e paciência, mas FAIL...




- Tsuruya: Amiga feliz (beirando o retardo) e despreocupada da Mikuru, que só aparece de vez em quando para atormentar ainda mais a menina.



- Taniguchi e Kunikida: Amigos de Kyon, adolescentes absolutamente normais, que adoram encher o saco de Kyon por conta das estranhas atividades de seu clube. Taniguchi estudou no fundamental com a Haruhi e tem certeza de que ela nunca foi normal...
Tão importantes que não tem uma imagem descente na internet


Curiosidade: Foi procurando um lugar para baixar SHNY que eu conheci o Philosophy Otaku (através do site do nosso parceiro, Brigada SOS).


Minha nota pessoal é 9, porque esse animê é quase perfeito... A segunda temporada acrescentou muitos elementos interessantes que precisam de uma terceira temporada para elaborar, o filme é ótimo, apesar dos quilos de fanservice, enfim... Mas nem mesmo meu animê favorito merece um dez. Pelo menos até a terceira temporada, já que os livros que dão origem à série continuam sendo publicados. Apesar de haver animês melhores que esse, ele é o único que eu recomendo para todas as idades e todos os gostos. Eu sou suspeita pra falar, eu sei, eu sei...


Ti fofo (comentário gay do dia)

P.s: Agradecimento especial ao Rodrigo, que postou para mim (se não atrasava)... E um aviso. Infelizmente a partir de hoje não estou aceitando mais encomendas de Reviews. Quem já pediu, aguarde, verá o seu em breve.