domingo, 7 de novembro de 2010

PhilosoReview [#17]





Oi pessoal. Talvez eu demore um pouco pra responder os comentários essa semana, pois estarei o fim de semana todo decidindo meu futuro, no ENEM. Torçam por mim.

A primeira dica sobre esse animê é que é uma comédia romântica escolar... Do movimento Superflat.


O protagonista é um jovem professor pessimista.


Possui 3 temporadas e três OVA’s, e, por mim, poderia ter muito mais!


Contém uma incrível quantidade de garotas e de fanservices.


Senhores amantes do MOE, Cliquem em Continue.





A história narra as desventuras de um professor pessimista, Nozumo Itoshiki. O detalhe é que seu nome, quando escrito em kanjis na horizontal, significa Desesperado. Será ele a melhor prova de que o nome influência na psique de seu possuidor? A questão é que além de pessimista, ele é paranóico e suicida. Mas seus suicídios, para seu desespero, sempre falham.

Em uma dessas tentativas uma garota super-otimista, cujo pseudônimo é Kafuka Fuura, tenta o salvar de seu enforcamento... O puxando para baixo.

Mais tarde, ele descobre que será professor de Kafuka e mais uma par de alunos tão problemáticos quanto ela. Para pior. Sayonará Zetsubou Sensei conta as tramas loucas que Nozumo impõe aos alunos e vice-versa.

A arte é perfeita! É tão linda, que eu babo até nas cenas do meu eternamente odiado (e tão parodiado nesse animê) fanservice. Mas a arte não é muito constante, sendo bastante experimental em alguns episódios, e usada como instrumento para paródia em outros... Seu único, e pequeno, defeito, são as orelhas dos personagens... São estranhas... Mas como a maioria dos belos cabelos disfarça isso...

As aberturas de Kenji Ootsuki e Zetsubou Shoujotachi (algumas das seyuus *dubladoras* das alunas) são muito boas e malucas. São muitas, fico dividida se a minha favorita é Gouin ni Mai Yeah ou Licure! Go! Go!...

Os encerramento são igualmente empolgantes, e eu amo ABSOLUTAMENTE TODOS! Não me peçam para escolher.




Sobre os personagens, como são muitos, decidi falar só dos meus favoritos e dos mais importantes:



- Nozumo Itoshiki: Professor bonitinho e nem tão loser quanto o de sua versão “original” (acho que o autor começa SZS como uma paródia de Negima!, mas toma proporções realmente gigantescas e deixa esse propósito bobinho para trás, passando a ser uma grande crítica a sociedade japonesa)... Até daria mesmo para todas suas alunas se apaixonarem por ele, na real. Se ele não fosse tão louco!!!! Mas ainda assim ele consegue as ajudar. Quando não piora sua situação...



- Kafuka Fuura: Anne é seu primeiro nome verdadeiro. Manina que tem uma visão irritantemente cor-de-rosa de tudo... Mas percebe-se que ele pode ser perigosa e extrema quanto a isso, não aceitando nenhum tipo de negatividade. Além de ser bem cruel com os colegas e com o professor quando lhe dá na veneta.



- Nami Hitou: Uma menina... Absolutamente normal, perto de seus colegas. Mas percebe-se que é uma menina complexada e carente de atenção, que se esforça em tudo para não ser “normal”. É a que mais leva patadas da Kafuka, por ser sua concorrente mais perigosa, se é que pode se chamar assim, uma vez que Nozumo não dá bola pra nenhuma delas.



- Chiri Kitsu: Maníaca por perfeição/exatidão. Até seu cabelo é dividido exatamente no meio! Para manter tudo na perfeita ordem (algo óbviamente impossível, ainda mais na classe em que se encontra), recorre muitas vezes (muitas vezes MESMO!) à violência.



- Abiru Kobushi: Garota que sempre aparece ferida de alguma forma. Suas faixas e gessos e band-aids geram muita pena nas garotas e delírios nos garotos (não é para menos, uma cena em que sua saia deixa aparecer um esparadrapo em sua coxa é realmente de cair o queixo...). Suspeitavam que ela sofresse agressões em casa, mas depois descobrem que na verdade ela...



- Matoi Tsunetsuki: Uma linda Stalker que infernizava seu ex-namorado... Nozumo foi tentar ajudar o rapaz.. E acabou se tornando alvo das perseguições da garota. Aonde quer ele esteja? Sim, sempre. Ela estará lá com ele? Sim, sempre.



- Meru Otonashi: Garota extremamente tímida, que não consegue se quer falar com qualquer outra pessoa. Ao descobrir que ela se comunica por e-mails, Nozumo tenta integrá-la ao resto da turma, fazendo todos trocarem e-mails... Para descobrir que ela é o tipo de pessoa que provoca cyberijime (o que seria o nosso cyberbullyng.




- Harumi Fujiyoshi: Seu nome já a identifica. Uma otome viciada em yaoi que passa as aulas desenhando doujinshis e lendo mangás de BL. A verdade é que ela é muito boa em esportes, mas esconde isso por trás de sua fachada nerd.



- Kiri Komori: Jovem aluna hikikomori, que não ia as aulas de jeito nenhum. Nozumo e Kafuka conseguem, literalmente, arrastá-la para a escola. Mas e agora para tirá-la de lá?!



- Usui Kagerou: Representante de classe. Além de ter seu posto roubado por Chiri, ainda é totalmente ignorado e invisível para o resto da classe por sua ausência de personalidade e pouca imposição... Só é lembrado quando zoam sua calvice.



- Jun Kudoh: *parando de babar e limpando o teclado antes de continuar* Garoto super-lindo que sempre está lendo em algum canto da classe, silenciosamente. Quando há algum conflito, ele sempre tem um conto com uma metáfora moral que resolve os problemas e emociona os colegas. Nozumo o teme por acreditar que ele possa “ler corações”.



- Kino Kuniya: Participante do comitê da biblioteca que tem uma rivalidade não correspondida com Jun, em um lance bem Shounen... Sua principal característica é o péssimo gosto para roupas, que sempre surpreende seus colegas (e a mim também, quando eu acho que pior não fica... Dói até de olhar...).



- Majiru Itoshiki: Sobrinho de Nozumo abandonado pelos pais, e que acaba ficando sob os cuidados do tio, depois de uma série de mal-entendidos... Muito arrogante e respondão, é mimado pelas garotas, principalmente por Kiri, depois que Nozumo passa a morar também na escola.



- Chie Arai: Professora/Coordenadora/Psicanalista/Orientadora de Alunos da escola de Nozumo. Linda e equilibrada (talvez a única equilibrada no animê!), passa mais tempo aconselhando o professor desesperado do que os próprios alunos...



Minha nota pessoal é 8, porque, apesar de o animê ser lindo e muito engraçado, é também referêncial em demasia, para quem não mora no Japão. É legal imaginar como seria se SZS falasse da sociedade brasileira... Outra coisa importante: Um bom fansub! Esse animê tem muitas falas e kanjis importantes para o enredo... O melhor fansub de SZS, de todos os que eu vi, foi o Mirai Fansubs. Baixem por ele e assistam, esse animê é ótimo!


Até semana que vem, com outro Review!